© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

Conheça a história e as histórias da Festa de Bonsucesso

August 12, 2017

As comemorações da 276ª Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso prosseguem neste fim de semana, com carreata que levará a imagem de Nossa Senhora a Catedral Nossa Senhora Conceição. O evento tem início às 10h de domingo, no Santuário Nossa Senhora do Bonsucesso.

Mais antiga celebração da cidade começou oficialmente na manhã de segunda-feira (7), com a tradicional Festa da Carpição. As atividades se estendem até dia 27 de agosto.

Com 276 anos de comemoração ininterruptos, muitos dos fiéis que participam da festa acreditam que a terra do lugar onde fica a igreja de Bonsucesso é santa e costumam realizar rituais como levar porções dela para casa ou a espalharem pelo corpo.

Segundo o historiador Elton Soares de Oliveira, para os indígenas e os africanos escravizados que viviam na região, a terra era a fonte de tudo, a fonte da vida. “Então, a mística da terra já era uma coisa muito antiga entre os povos de religião politeísta”, explica. Com isso, a festa da carpição, que é da preparação da terra, ganhou tanta importância e é mantida na tradicional festividade.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload