© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: NESTE SÁBADO EM GUARULHOS A DECISÃO DO VÔLEI ESTADUAL

October 7, 2017

 

A decisão será neste sábado às 21 horas contra o Taubaté que ganhou a primeira partida da final. Não há mais ingressos disponíveis. Mas quem assina a SportTV pode assistir ao vivo. Para serem campeões, corintianos e guarulhenses dependem de duas vitórias consecutivas nesta noite: na partida normal e num set suplementar.

 

COMO SE DEU ESTA PARCERIA CORINTHIANS E GUARULHOS

A inspiração do acordo veio de um grande campeão da seleção brasileira de vôlei, Sérgio Dutra Santos, conhecido como Serginho ou Escadinha, vencedor em olimpíadas mundiais e tido como o melhor líbero da história do vôlei brasileiro. Sua relação com Guarulhos é antiga porque foi um atleta que cresceu nas categorias de base da secretaria de Esportes de Guarulhos, hoje reduzida a um anexo da Educação.

 

O TIMÃO ENDIVIDADO NÃO TINHA RECURSOS PARA MANTER O TIME

A Prefeitura de Guarulhos entra com infra-estrutura e pessoal, que tem seu custo. Os supermercados Nagumo, e mais um braço da Unimed, investem com outros recursos . O vínculo profissional dos jogadores é com o Corinthians. O Timão, devido à sua enorme dívida de cerca de 1 bilhão e 800 milhões, e à prioridade do futebol, sozinho não poderia manter o time. O contrato com Guarulhos vale para 2017. Mas com estes bons resultados tende a continuar ano que vem.

 

O VELHO DILEMA DO ESPORTE LOCAL: IMPORTAR JOGADORES OU CRIÁ-LOS AQUI

O esporte em Guarulhos sempre viveu nesta bipolaridade: ou investe na base com valores locais ou financia times com profissionais de fora. É a opção pela segunda hipótese este soluço atual, que faz aparecer a cidade no vôlei (nem tanto, pois a SportTV só denomina o time de Corinthians). A ginástica olímpica talvez tenha sido a modalidade que conseguiu o meio termo e promoveu intensamente valores locais. No atletismo tivemos João do Pulo. No futebol, cujos times guarulhenses vivem profunda crise, também chegamos a ter vários jogadores nativos em destaque.

 

NA CONFERÊNCIA REGIONAL DA IGUALDADE RACIAL: CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS

Hoje (7), na Secretaria da Educação de Guarulhos, na 3ª Conferência Regional da Igualdade Racial serão coletadas assinaturas e apresentada uma moção de repúdio contra a retirada de direitos trabalhistas pela chamada Reforma Trabalhista prevista para vigorar a partir de novembro. Direitos trabalhistas têm tudo a ver com a população negra, que passou pela escravidão como mercadoria humana, sem nenhum direito, nem à vida, muito menos ao salário, ao descanso remunerado, à previdência, à compensação pelos acidentes de trabalho e por doenças da profissão, a férias remuneradas, etc.

 

NO ADAMASTOR CENTRO A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO NESTE SÁBADO E DOMINGO

Respire fundo antes de ler o longo título da Conferência Municipal da Educação de Guarulhos: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE voltado para o monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Ufa!  Promete ser quente esta conferência em face da tradicional combatividade da categoria de educadores e da crise recente que culminou com a defenestração do vice-prefeito da titularidade daquela pasta.  Neste sábado e domingo, no Adamastor Centro.

 

PT DE GUARULHOS ANUNCIA VINDA DE LULA À CIDADE NO DIA 16

Foi acertada pessoalmente com o ex-presidente Lula pela presidenta local do partido, a vereadora Genilda, a data da visita de Lula a Guarulhos: será no dia 16 de outubro, uma segunda-feira à noite, no Guarulhão, no Centro, junto à Praça Getúlio Vargas.

 

CONTRA A MARÉ DE PRIVATIZAÇÕES QUE ATINGE O BRASIL

Na Carta Testamento deixada por Getúlio Vargas no dia de sua morte ele colocava: “Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculizada até o desespero. Não querem que o povo seja independente.” Nesta semana, com a presença do Sindicato dos Bancários de Guarulhos, houve um grande ato da CUT, Frente Brasil Popular, Frente Povo sem Medo, e outros movimentos sociais, no Rio de Janeiro em frente à Eletrobras e depois à Petrobras contra a privatização em andamento pelo governo Temer das empresas símbolo da independência energética do Brasil e dos bancos estatais.

 

EM SÃO PAULO E GUARULHOS ESTÁ CHEGANDO A MARÉ DO ‘TUDO À VENDA’

Uma manchete da Folha de S. Paulo esta semana era: “Vereadores dão ‘cheque em branco’ para plano de privatização de Dória”. É o Pacaembu, o Anhembi, o Sambódromo, o Mercado Municipal, o Parque do Ibirapuera, os terminais de ônibus, etc. Tudo vai virar um shopping privado. Da mesma forma quer fazer o prefeito de Guarulhos. Na próxima segunda-feira, dia 9, está pautado para votação na Câmara local o projeto de lei que permite vender, conceder tudo que é público à exploração privada. O Sindicato dos Trabalhadores Municipais (STAP), os sindicatos da CUT, e vários movimentos populares estão chamando suas bases para pressionar na segunda de manhã a Câmara a não aprovar este projeto.

 

PRESSÃO INTENSA DERRUBA CENSURA NAS REDES SOCIAIS TENTADA NA REFORMA POLÍTICA

Bem que a maioria dos deputados e senadores tentaram amordaçar nas redes sociais as críticas causticantes na internet. O vice Michel Temer, no exercício da presidência, por apelo de entidades mil vetou o artigo da reforma política que obrigava os sites a suspender, sem decisão judicial, qualquer publicação denunciada como “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido ou candidato”.

 

QUANDO A IDADE VALE OURO

Os três americanos que ganharam o prêmio Nobel de Física nesta semana têm respectivamente 87, 81 e 77 anos. Eles detectaram concretamente as ondas gravitacionais anunciadas pelo grande físico Einstein, que morreu em 1955. Como disse o caçula deles, Kip Thorne: “É como se até hoje só tivéssemos visto filmes mudos do Universo e agora passássemos a assisti-los com som. É como termos adquirido um novo sentido”. Isto que é terceira idade produtiva e inovadora.

 

PRÊMIO NOBEL DA PAZ CONTRA AS BOMBAS NUCLEARES

O prêmio Nobel da Paz de 2017 foi ontem anunciado. Quem o ganhou foi um movimento chamado ‘Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares’ (Ican). O problema é que os países que já detêm bombas atômicas e de hidrogênio não querem abrir mão das suas. Querem impedir que outros países como o Irã e a Coréia do Norte cheguem lá. A sabedoria do professor brasileiro Cristian Witmann que participa da Ican diz: “Fomos educados a aceitar que há alguns países bons o suficiente para ter armas nucleares, e outros não. Mas, não existem ‘mãos limpas’ para ter estas armas”.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload