© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

Fique ligado: o que aconteceu no feriadão,o que fecha e abre na sexta e no sábado

October 13, 2017

EM APARECIDA, VÍDEO COM MENSAGEM DO PAPA APLAUDIDO E GOVERNADOR VAIADO

Entre 150 mil a 200 mil pessoas estiveram como peregrinos em Aparecida na comemoração dos 300 anos do achado da pequena imagem da Santa nas águas do rio Paraíba. O ponto alto foi a apresentação do Papa Francisco em vídeo gravado em Roma. Ele disse num português com sotaque castelhano: “O Brasil hoje necessita de homens e mulheres cheios de esperança que deem testemunho contra o egoísmo e a corrupção”. Ponto baixo foram as vaias no anúncio da presença do governador do estado e outros políticos. A Globo omitiu esta parte.

 

EM GUARULHOS MILHARES DE CATÓLICOS PARTICIPARAM DAS MISSAS DA APARECIDA

Nas quatro igrejas especialmente dedicadas a Nossa Senhora Aparecida em Guarulhos os fiéis vindos de várias partes da cidade lotaram as missas que começaram às 7:30 horas e foram até às 19 horas. Mas, na Catedral de Guarulhos, dedicada a Nossa Senhora da Conceição também houve missas celebrando os 300 anos do início da devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, uma vez que a imagem original escurecida nas águas do rio era de Nossa Senhora da Conceição.

 

SERVIÇOS PÚBLICOS: O QUE FECHA E O QUE FUNCIONA NESTA SEXTA E NO SÁBADO

A emenda do feriado de ontem tem consequências nesta sexta e no sábado em repartições públicas. Escolas, creches, bibliotecas, UBSs, CAPs, Fácil, PEVs fechados sexta e sábado, e evidentemente no domingo. Hospitais, policlínicas e UPAs só plantão. Abertos CEUs, parques e zoológico. Zona Azul funciona normalmente. Coleta de lixo também. E as feiras como sempre funcionam incansavelmente.

 

LEMBRANDO O DIA DAS CRIANÇAS: SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TEM 112 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Secretaria da Educação de Guarulhos em seu site divulga que o sistema municipal de educação, diretamente ou através de conveniadas, atende atualmente 112 mil crianças e adolescentes, mais 4 mil alunos e alunas do EJA (jovens e adultos). Um bom avanço em relação ao ano de 2000 quando o sistema atendia 24 mil no total. São 141 escolas e creches da Prefeitura. Em 2000 eram 63. A administração atual ainda não inaugurou novas escolas e creches. A informação oficial é que existem quase 14 mil crianças no sistema municipal direto e conveniado de creches, um progresso imenso em relação a 2000, quando apenas havia 365 crianças atendidas. A redução em cerca de 3 mil crianças da fila de espera de creches, anunciada pelo vice-prefeito Zeitune ao deixar a Secretaria, foi fruto do aproveitamento de vagas que já existiam e cujas crianças haviam deixado de comparecer e as mães não responderam ao chamamento.   

 

MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE FEZ REUNIÃO COM O PREFEITO DE GUARULHOS

Dando sequência à manifestação havida no dia 4 de outubro, no último dia 11 reuniu-se a representação do Movimento Popular de Saúde e o prefeito Guti mais o secretário da Saúde. Na manifestação do dia 4 na Prefeitura, que reuniu cerca de 120 pessoas, a maioria ligada a paróquias católicas, tanto que havia cinco padres presentes, as reivindicações mais imediatas foram remédios e insumos que faltam nas unidades de saúde. Segundo os que falaram na ocasião os principais prejudicados são crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas como diabéticos, hipertensos e asmáticos. O prefeito Guti na reunião disse que a Prefeitura aplica 28% de seu orçamento em saúde (índice já atingido na gestão anterior). Disse ainda que sua prioridade foi a urgência/emergência. Queixou-se da administração anterior e espera regularizar o fluxo de remédios e insumos. E busca o apoio da iniciativa privada.    

 

MORREM EM DESASTRE TRÊS DIRETORES DO SINDICATO ESTADUAL DE AGENTES PENITENCIÁRIOS

O presidente Daniel Grandolfo e mais os dirigentes do Sindicato dos Agentes Penitenciários, José Cícero de Souza e Edson Chagas morreram na quarta-feira vítimas de acidente rodoviário na altura do município paulista de José Bonifácio. Vinham de atividades em Brasília. O carro onde estavam chocou-se com um caminhão e ficou completamente destruído. Os dirigentes são de várias cidades do estado. O sindicato é estadual e tem os agentes penitenciários da região de Guarulhos em sua base, uma das maiores concentrações de presídios do estado.

 

SE O RÉU NÃO FOSSE AÉCIO OUTRA SERIA TALVEZ A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL

O Supremo Tribunal Federal se adapta conforme o alvo. Impediu Lula de ser ministro de Dilma, afastou Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Agora que o alvo é Aécio Neves, por 6 a 5 o Supremo decidiu que seu afastamento tem que ser avalizado pelo Senado Federal onde o governo do qual o PSDB faz parte tem maioria. O argumento da autonomia dos poderes vale para alguns e não vale para outros. Nos últimos tempos o Supremo evidenciou-se como um órgão político, como os outros, só que eleito por via indireta. Seus membros são indicados pelo presidente da República, aprovados pelo Senado, e depois passam a ter um mandato vitalício até aos 75 anos de idade. Tem ministro que fica no Supremo durante trinta anos, tempo a que nem a ditadura militar conseguiu chegar.

 

NA ITÁLIA, PREFEITO DE SÃO PAULO ANUNCIA RAÇÃO GRANULADA PARA OS POBRES

O prefeito de São Paulo é um inveterado viajante. Diz ele que o moderno é dirigir on line de qualquer lugar a Prefeitura.Agora, em Milão na Itália (quem resiste a um feriadão?) anunciou um novo programa para a Capital, chamado Alimento para Todos. A novidade é que é um composto de alimentos que não seriam vendidos (sobras que seriam jogadas no lixo), reprocessados, liofilizados, para serem distribuídos por entidades assistenciais aos pobres. A apresentação na Itália foi de um recipiente plástico cheio de bolinhas tipo ração.

 

SEXTA-FEIRA 13, CHAMADO DE DIA DO AZAR NO OCIDENTE, HÁ MAIS DE 700 ANOS

Só os meses de janeiro e outubro têm neste ano uma sexta-feira, 13, popularmente conhecida como o dia do azar. Esta pecha para esta convergência de dia do mês e da semana já é uma tradição de 700 anos no mundo ocidental. A história conta que, numa sexta-feira 13 na Idade Média, o rei da França em acordo com o Papa de então, um francês, mandou prender todos os integrantes da Ordem dos Templários, uma organização de cavaleiros que se formou para combater os muçulmanos em Jerusalém e que depois começou a ameaçar o poder real e o poder papal.

 

AS CIGARRAS COMEÇAM A CANTAR NESTES DIAS DE CALOR

O calor trouxe de volta as cigarras também em Guarulhos. É no tempo quente que elas saem debaixo da terra, onde vivem praticamente toda sua vida se alimentando nas raízes com a seiva das plantas. Elas saem da terra para se acasalar, trocam suas peles, e vivem então cantando o seu final. As fêmeas põem seus ovos embaixo da casca das árvores. Ao dar origem a novas cigarras elas caem no solo onde se esconderão. Os machos morrem de tanto cantar suas músicas estridentes chamando as fêmeas que também emitem sons, porém mais baixos, e que morrem após depositar os ovos, se não forem engolidas antes pelos pássaros.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload