FIQUE LIGADO: HORÁRIO DE VERÃO, MÚSICA DE GRAÇA E MUITO MAIS

October 14, 2017

 

AVANCE SEU RELÓGIO UMA HORA NO FIM DA NOITE DE HOJE (14)

À meia-noite deste sábado ou zero hora de domingo você vai perder uma hora que lhe será devolvida em 18 de fevereiro. No Sudeste, Sul e Centro-Oeste os relógios serão adiantados uma hora. A maioria das pessoas pesquisadas pelo Datafolha no Sudeste é favorável à mudança (57% a favor, 38% contra, 5% não estão nem aí, são os indiferentes). Os mais velhos são os mais resistentes. Certamente porque seus hábitos biológicos são mais consolidados. Quem levanta às seis da manhã na verdade vai levantar às cinco. Quem levanta às cinco, terá que acordar às quatro. A finalidade do horário de verão é economizar energia elétrica. Não muito, porque o ar condicionado do verão é o maior responsável pelo gasto adicional de energia no calor do meio do dia e início da tarde.

 

MADRUGADORES E NOTÍVAGOS: A MAIORIA É NEM TANTO AO MAR, NEM TANTO À TERRA

Oito horas é o mais comum do sono das pessoas. Tem gente que dorme menos, tem gente que dorme mais. Acordar entre as 5 da manhã e as 9 da manhã: neste  intervalo está a maioria. A necessidade obriga. Quem começa a trabalhar às sete da manhã e mora longe tem que acostumar seu corpo e sua mente, seu relógio biológico, diferente do que desejaria. A mesma coisa faz quem tem que levar a criança na escola às sete da manhã. Diferente das galinhas e pássaros que se recolhem quando a luz do sol se vai, os notívagos imitam mais os cachorros e outros animais que gostam de ficar atentos noite a dentro. A luz elétrica, a TV, os computadores, o silêncio maior, estimula quem acostuma a dormir tarde. O prêmio Nobel de Medicina de 2017 foi para cientistas que estudaram como nossas células realizam suas funções num ciclo de 24 horas.

 

MÚSICA DE GRAÇA: ORQUESTRA JOVEM ESTADUAL SÁBADO NO ADAMASTOR

Neste sábado, às 20 horas, se apresenta no Teatro Adamastor a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. A regência é do maestro Cláudio Cruz, violinista e depois maestro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que começou sua vida musical na Congregação Cristã no Brasil, depois estudou e se apresentou na Europa, ganhando prêmios internacionais. O solista será o famoso trompetista venezuelano Pacho Flores, que recebeu o maior prêmio mundial de trompete e tem CDs gravados pela famosa gravadora Deutsche Grammophon. Pacho formou-se no famosíssimo Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, de onde saiu também um dos mais requisitados maestros mundiais da atualidade, Gustavo Dudamel.

 

VÔLEI: CORINTHIANS/GUARULHOS COMEÇA SÁBADO NA SUPERLIGA NACIONAL

O Corinthians/Guarulhos, vice-campeão paulista de vôlei deste ano, estréia neste sábado sua participação na Superliga de Vôlei, a principal competição nacional. Vai enfrentar o atual campeão, o Cruzeiro. O jogo não será em Guarulhos como acontecia no campeonato estadual. Será no ninho do Corinthians, no Parque São Jorge, em São Paulo, às 20 horas, com ingressos a 20 reais e transmissão ao vivo pela SporTV. O mais famoso jogador do Corinthians é o líbero Serginho, que se formou nas categorias de base de Guarulhos, e que chegou à conquista da medalha de ouro nas olimpíadas de Atenas.

 

NESTE DOMINGO, 15 DE OUTUBRO, DIA DAS PROFESSORAS E PROFESSORES

Neste domingo, Dia das Professoras e dos Professores, a Apeoesp, sindicato estadual de professoras e professores, realizará uma manifestação na Avenida Paulista, à tarde, chamada ‘Tributo à Educação, Educação e Democracia’. É um movimento pela educação pública e pela valorização dos educadores. Autoritariamente, o prefeito-viajante Dória, que está na Itália, havia proibido que os mestres se manifestassem na Paulista. O Judiciário repôs o direito de quem tanto faz pela formação da sociedade. Vai ter show também.

 

INDÚSTRIA DE GUARULHOS PERDEU 4.900 EMPREGOS EM 12 MESES

Os dados são da Federação das Indústrias do estado de São Paulo. Em 12 meses, quase cinco mil empregos sumiram no parque industrial de Guarulhos. Nos últimos anos, o emprego tem encolhido na indústria da cidade. De 113 mil em 2011 baixou para 89 mil em 2016. Em setembro último voltaram 600 empregos nas indústrias de alimentos e indústria química (que impulsionam no segundo semestre), e autopeças (em face da pequena recuperação das montadoras, que produziram neste ano 200 mil veículos além dos 2 milhões que já produziam). Mas vai longe, se for, a recuperação dos 24 mil empregos perdidos na indústria local nos últimos cinco anos.

 

EVENTUAL RETOMADA DA ECONOMIA NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA OS EMPREGOS VOLTAREM

É reveladora a experiência atual de dificuldade de retomada de empregos perdidos nos Estados Unidos. Mesmo com a economia crescendo anualmente cerca de 2% nos anos recentes, recuperando-se da crise iniciada lá em 2008, não consegue recuperar os empregos no mesmo ritmo. Ao contrário, muitos empregos engolidos na recessão não voltam mais. A lenta volta do crescimento vem acompanhada de mais automatização, de mais robôs substituindo os trabalhadores. E os que ficaram muito tempo afastados do mercado de trabalho terminam definitivamente fora, ou porque se desatualizaram, ou pior, adoeceram com depressão, caíram na pobreza, na bebida, nas drogas. Eis uma das faces da tragédia mundial da crise que vivemos. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now