FIQUE LIGADO: EX-PRESIDENTE LULA VOLTA A GUARULHOS NESTA SEGUNDA

October 16, 2017

Lula volta a Guarulhos nesta segunda (16) às 18 horas. Desta vez, no Centro da cidade. Ele vai estar falando numa manifestação popular que ocorrerá na Rua 9 de Julho, entre a Rua Capitão Gabriel e a Rua Felício Marcondes, a cem metros da Praça Getúlio Vargas. O convite vinha sendo feito nas redes sociais há muitos dias para o Clube Guarulhão, bem próximo do local onde será o evento. Mas, a pedido do próprio Lula, será a céu aberto. Não houve nenhum veto da direção do clube, como alguns aventaram. Lula quer fazer aqui como fez no Nordeste e fará ainda neste mês em Minas. Falar à população nas praças, nas ruas. A previsão do tempo é sol à tarde e, no máximo, uma garoazinha à noite, que um boné ou um capuz resolve.

 

NO QUESITO ‘VISITAS DE PRESIDENTES A GUARULHOS’, LULA BATEU O RECORDE.

Quando foi presidente, Lula esteve duas vezes nos Pimentas, inaugurando o Hospital e, em outra ocasião, a Universidade Federal; uma vez em Nova Cumbica, inaugurando prédios do Minha Casa Minha Vida; duas vezes no Taboão e uma no Centro, na campanha de sua reeleição e da eleição de Dilma; uma vez na Cidade Satélite Industrial de Cumbica, na Petrobras, em reunião sobre energia limpa com o então presidente dos Estados Unidos, George Bush.  Nem Sarney, nem Collor, nem Itamar Franco, nem Fernando Henrique vieram à cidade quando na presidência. Antes de Lula, dos generais-presidentes da ditadura militar, só o último, João Batista Figueiredo, tinha vindo para inaugurar uma fábrica. Após Lula, Dilma veio duas vezes no exercício da presidência, uma no Pimentas, assinando os recursos federais para o Trevo de Bonsucesso; outra no Macedo, na campanha de reeleição.

 

PROFESSORAS E PROFESSORES COMEMORAM SEU DIA COM PROTESTO NA PAULISTA

Entre 8 a 10 mil pessoas, professoras, professores, jovens, grupos culturais, gente dos movimentos de moradia e dos partidos de esquerda, protestaram na Avenida Paulista neste domingo. Um dos alvos principais: as tentativas de leis chamadas de ‘Escola sem Partido’, que, resumem os oradores, visam a abafar nas escolas o espírito crítico e contestatório das desigualdades na sociedade e na educação. Outro alvo: a emenda constitucional, recentemente aprovada em Brasília, do Teto de Gastos, que segundo os líderes do professorado, vem comprometendo as metas do Plano Nacional da Educação, repercutindo nas escolas federais, estaduais, municipais, e na remuneração de professores. Depois dos protestos, vieram as músicas com Chico César (Mama África), Zélia Duncan, e o grupo afro Ilu Obá de Min.

 

HUMORISTA E JURISTA COMENTAM TRAPALHADAS DO SUPREMO

O voto de desempate pró-Aécio da presidenta do Supremo, Carmem Lúcia, é explicado da mesma forma por um famoso humorista, José Simão (Folha de S. Paulo), e por um famoso jurista, Pedro Serrano (PUC). Ambos comparam a decisão do Supremo à placa de um inferninho: “Proibido dançar agarrado, mas, se quiser pode”. Carmem Lúcia votou a favor dos ministros que defendiam não depender de aval do Senado o afastamento de Aécio, e votou a favor dos ministros que defendiam o contrário. Segundo o humorista a decisão foi: “Pode sair à noite, mas não volte muito tarde”.

 

NO SENADO, SER OU NÃO SER: VOTO SECRETO OU VOTO ABERTO

O Senado votará na terça-feira se Aécio continuará ou não suspenso de seu mandato de senador, conforme decidiu uma turma do Supremo Tribunal Federal, onde ele é acusado de ter recebido propina de 2 milhões de reais do dono da Friboi. A polêmica já instalada é se o voto dos senadores será secreto, como querem Aécio e os governistas, ou será aberto, como quer a oposição. Um juiz federal decidiu que cada senador deve declarar publica e abertamente seu voto. Mas cabe recurso. O Senado pode até adiar a votação na espera de reverter a decisão. Aécio precisa de 41 votos dos 81 senadores para ter seu mandato preservado. Está em risco se o voto for aberto.

 

SUPREMO E SENADO MUDAM DE ROUPA CONFORME A VISITA

O Supremo muda de decisão conforme o réu. Afastou o deputado Cunha e o senador Delcídio sem que desse à Câmara e ao Senado a palavra final. Agora concede este privilégio para Aécio. Por sua vez, o Senado, em processo gerado internamente, cassou no ano passado o mandato de Delcídio, em votação aberta. Ao contrário agora, os governistas querem o voto secreto no caso Aécio.

 

NA ESPANHA O IMPASSE DA INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA CONTINUA

Nesta segunda era o último prazo do governo central espanhol para o governo regional da Catalunha, informar oficialmente se declarou ou não a independência. Sem dizer sim ou não o presidente da região autônoma, que no Brasil é mais conhecida pela sua famosa capital Barcelona, propôs 2 meses de negociação. ‘Nosotros somos independientes, pero no mucho”. A reação popular e nacionalista pela unidade do país espanhol está sendo muito grande, inclusive na própria Catalunha onde no plebiscito ganhou a proposta de independência.

 

CORINTHIANS PERDEU TAMBÉM NO FUTEBOL

Não foi boa a semana para os corintianos. O time perdeu sábado no vôlei e domingo no futebol. Se o campeonato nacional de vôlei apenas está começando, o futebol já chegou na 28ª rodada. Tem ainda 10 rodadas. O Corinthians tem a vantagem de ser líder destacado, 9 pontos à frente do segundo, agora o Grêmio, mas que logo pode ser o Santos, o Palmeiras, o Cruzeiro. O São Paulo continua tentando sair do perigo do rebaixamento para a segunda divisão, onde a Ponte Preta se debate.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now