© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

VINDA DE LULA FOI INJEÇÃO DE ÂNIMO A PETISTAS DE GUARULHOS

October 17, 2017

Lula foi aclamado com muito entusiasmo ontem em manifestação em Guarulhos. Cerca de 1.500 pessoas estavam lá para ouvi-lo. Eram ativistas e simpatizantes do PT ou da esquerda política. Diferente do Nordeste, onde a regra é a presença do povo não organizado que reverencia Lula como o presidente que mais fez pela região, no Sudeste a presença é da chamada ‘militância’. Isto se acentuou por ter sido a atividade feita no Centro, à noite, quando comerciantes, prestadores de serviços, consumidores já voltaram para seus bairros. Lula reafirmou que será candidato a presidente nas eleições de 2018. Falou sobre o êxito de suas caravanas pelo país. Anunciou que, na semana que vem, percorrerá muitas cidades de Minas Gerais, como fez no mês passado por dezenas de cidades de vários estados do Nordeste.

 

NO PALANQUE, GRANDE NÚMERO DE PARLAMENTARES E EX-PREFEITOS DO PT

A atividade com Lula foi organizada e realizada pela direção e por vereadores e vereadoras do PT de Guarulhos (Genilda, presidente local do PT, Janete Pietá, Rômulo Ornelas, Edmilson Souza, Maurício Brinquinho, Zé Luiz, Marcelo Seminaldo) e pelos deputados petistas locais Alencar e Auriel (este não pôde comparecer por causa de acidente com pessoa próxima na Via Dutra). Estavam também presentes outros deputados federais e estaduais do PT, mais, ex-prefeitos como Haddad (São Paulo), Luiz Marinho (São Bernardo, atual presidente estadual do PT e pré-candidato a governador), Emídio (Osasco) e Elói Pietá,  o ex-presidenta nacional do PT, Rui Falcão, e dirigentes sindicais nacionais, estaduais, e de movimentos populares. O ex-prefeito Almeida não compareceu. Atualmente filiado ao PDT, foi lembrado “como um pai que abandona o filho quando este está em dificuldades”, na fala de Lula .

 

LULA LEMBROU SUAS REALIZAÇÕES EM GUARULHOS QUANDO PRESIDENTE

O ex-presidente da República (2003 a 2010) lembrou que veio inúmeras vezes a Guarulhos, desde quando era líder metalúrgico, e em todas as suas campanhas eleitorais, e muitas vezes no exercício da presidência. Lembrou das vitórias que teve aqui, o mais votado deputado constituinte em 1986, e na eleição presidencial de 2002. Reportou obras e ações de sua presidência na cidade em parceria com a Prefeitura: Universidade Federal, Hospital dos Pimentas, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Centros Odontológicos, Samu, Farmácia Popular, financiamento para o sistema de água e esgotos, e do enorme impulso à geração de empregos e valorização de salários durante seu governo.

 

A FALA DE LULA TAMBÉM TEVE CRÍTICAS A ADVERSÁRIOS E EX-ALIADOS

Lula lembrou que perdeu muitas eleições e sempre aceitou o resultado. Disse ele: “Em 1982, perdi para governador e fui para casa. Em 1989, mesmo com a Globo impulsionando Collor e com a campanha contra de dirigentes empresariais, perdeu e foi para casa. Em 1994 e 1998 perdeu para Fernando Henrique e foi para casa. Diferente fizeram os adversários. Aécio perdeu para Dilma e não descansaram, nem ele, nem seus aliados, nem Temer enquanto não derrubassem a presidenta. E agora Aécio está provando de seu próprio veneno e Temer é o mais impopular dos presidentes da República”.

 

JUIZ DE GUARULHOS SUSPENDE EM LIMINAR A LEI DAS PRIVATIZAÇÕES DE GUTI

O juiz estadual da 2ª Vara da Fazenda Pública, Rafael Maltez, suspendeu, em decisão provisória, os efeitos da tramitação legislativa do projeto de lei 4.865 do prefeito de Guarulhos, já aprovado por 24 vereadores, com 8 votos contrários  da oposição. O polêmico projeto de Guti permite a venda generalizada de imóveis da Prefeitura e concessões a empresas privadas de parques, terminais de ônibus, funerária, cemitérios, ginásios esportivos, e inúmeros outros serviços públicos. A liminar, em mandado de segurança impetrado pela vereadora Genilda Bernardes (PT), justifica que o projeto deveria ter aguardado durante 30 dias emendas de vereadores e seguido o rito legislativo necessário para projetos desta natureza. Cabe recurso do prefeito às instâncias superiores do Judiciário ou o reenvio do projeto para a Câmara Municipal. Neste caso, além de aguardar trinta dias, os vereadores da situação terão que aguentar mais dezesseis horas contínuas de sessão ouvindo calados a oposição, como aconteceu no dia 9 de outubro, ou mais horas, se resolverem se manifestar.  Enquanto isso, está suspensa a vigência da lei.  

 

DESCOBERTO GRAMPO NA SALA DA CÚPULA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Virou caso de polícia. Na sala do então secretário da Educação de Guarulhos, o vice-prefeito Zeitune, e da atual secretária Marli Nabas, que o substituiu após o litígio entre o prefeito e o vice, foi encontrado equipamento de escuta ambiental. O que se falava lá poderia estar sendo monitorado por alguém. A perícia do equipamento, e o esclarecimento de quem, quando e para que fins o colocou, está nas mãos da Polícia Civil. Na Prefeitura, opinião técnica mais abalizada pode ser dada por membros da Polícia Federal que fazem parte do governo Guti e que tem larga experiência em casos deste tipo.

 

VOTAÇÃO NO SENADO SOBRE MANDATO DE AÉCIO TERÁ QUE SER ABERTA

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atendeu o pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede) e concedeu liminar determinando à Mesa do Senado que deverá ser aberta e nominal da decisão sobre manter ou não Aécio Neves (PSDB) afastado de seu cargo de senador e recolhido à sua casa à noite. Assim decidiu uma turma do Supremo. O plenário daquela Corte, em polêmica atitude, resolveu que cabe ao Senado a palavra final, contrariando posição anterior que não dava esta prerrogativa a parlamentares. A votação está prevista para esta terça-feira (17), se alguma manobra não a adiar. Aécio, entre outras coisas, é acusado de pedir 2 milhões de reais para si ao dono da Friboi.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload