© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO:PREFEITO DE GUARULHOS PRETENDE RETOMAR PROJETO DAS PRIVATIZAÇÕES SUSPENSO PELA JUSTIÇA

October 20, 2017

 

Diante da decisão liminar do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos suspendendo a lei de privatizações e concessões generalizadas, proposta pelo prefeito e aprovada pela maioria da Câmara, a Prefeitura tem dois caminhos: ou prolonga a polêmica judicial,sem prazo,ou reenvia o projeto à Câmara respeitando o tempo regimental de 30 dias para ser votado. O prefeito, segundo vereadores de sua base na Câmara, pretende adotar a segunda hipótese, por considerá-la mais segura. O mandado de segurança obtido pela vereadora Genilda(PT) tende a resultar num grande processo de debate sobre o tema na cidade, inclusive com audiências públicas. Concordará ou não a opinião pública com vender áreas municipais e privatizar cemitérios, funerária, parques, terminais de ônibus, ginásios de esportes, manutenção e limpeza de escolas e unidades de saúde?  

 

CONSELHO DE SAÚDE DE GUARULHOS COM MUITA POLÊMICA ONTEM

Foi tensa a reunião do Conselho Municipal de Saúde nesta quinta-feira. Queixas de usuários e representantes de funcionários: equipamentos odontológicos quebrados e que demoram a ser consertados; falta de materiais, medicamentos e insumos odontológicos; apagões da internet nas unidades de Pimentas e Cumbica comprometendo o atendimento; falta de ambulâncias no PA Dona Luiza (Jd. Centenário, Pimentas), e outras cobranças dos conselheiros e conselheiras. A Secretaria da Saúde informou que está tentando regularizar a situação. E acrescentou que ainda está paralisado o chamamento público de Organização Social para administrar o Hospital Pimentas/Bonsucesso porque uma das concorrentes entrou com disputa judicial ainda não resolvida.

 

CONTINUAM NA PRÓXIMA SEMANA AS ELEIÇÕES DOS CONSELHOS GESTORES DE SAÚDE

As unidades de saúde de Guarulhos têm ainda a semana final de outubro para realizar as eleições de seus conselhos gestores com representantes da população e dos técnicos do sistema municipal de saúde. Os gestores da saúde completam a terceira parte dos conselhos e são nomeados pela Prefeitura. A Secretaria da Saúde relata que está baixa a apresentação de candidatos/as da população. São pessoas que se dedicam gratuitamente à defesa dos interesses dos usuários. Nesta sexta (20) tem eleição do conselho gestor do Pronto Atendimento Dona Luiza, no Jardim Centenário, Pimentas.

 

ENFERMEIROS/AS PODEM VOLTAR A REQUISITAR EXAMES: DERRUBADA DECISÃO JUDICIAL CONTRÁRIA

Tudo se originou em Brasília em decisão de um juiz federal válida para todo país. A pedido do Conselho Federal de Medicina (dos médicos) o juiz havia proibido enfermeiros/as de realizar consultas preliminares e solicitar exames de pré-natal de baixo risco, ou em suspeitas de diabetes, a hipertensão, tuberculose, hanseníase, Aids. Só poderiam fazer o pedido preventivo se cada caso passasse antes por médico/a. Isso criava mais atraso nos atendimentos, em face da falta crônica de profissionais médicos. O Tribunal Regional Federal de Brasília derrubou a decisão do juiz.  

 

NESTA SEXTA (20), AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE GUARULHOS SOBRE O FECHAMENTO DE AGÊNCIAS DA CAIXA E DO BANCO DO BRASIL

A partir das 18 horas, na Câmara Municipal de Guarulhos, reúnem-se representantes do Sindicato dos Bancários, de outros sindicatos e de movimentos populares com representantes da Caixa, do BB e vereadores em audiência pública organizada pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. O debate originou-se de proposta do Sindicato dos Bancários devido ao fechamento da agência da Caixa na Cocaia e de ameaça de fechamento de outras agências. O sindicato participa de uma campanha nacional com o lema: “Em Defesa dos Bancos Públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil”.

 

COMEÇA HOJE A DIVULGAÇÃO DOS LOCAIS DA PROVA DO ENEM

Nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos, milhões de estudantes de ensino médio de todo o Brasil farão as provas do Enem que servem para entrada nas universidades públicas e para acessar ao Prouni e FIES nas universidades e faculdades privadas. Nesta sexta (20), o Inep, órgão do Ministério da Educação, divulga para cada aluno e aluna o local de sua prova, disponível em https://enem.inep.gov.br/participante/. O acesso de quem está inscrito será liberado mediante CPF e senha de inscrição. Quem esqueceu a senha tem que recuperá-la através do email que cadastrou ou por SMS do celular cadastrado. Se esqueceu tudo é um mau sinal. Tem que comer cabeça de peixe. Mas ainda tem saída cadastrando novos dados.

 

 

SEXTA E SÁBADO APRESENTAÇÕES DA ORQUESTRA JOVEM DE GUARULHOS NO ADAMASTOR

A Orquestra Jovem de Guarulhos fará dois concertos neste final de semana no Teatro Adamastor, sempre às 20 horas, com ingressos gratuitos no local. Nesta sexta contará no piano com o famoso pianista e maestro João Carlos Martins. O maestro será Emiliano Patarra, na direção da Orquestra Jovem de Guarulhos desde o início, que coincide com a inauguração do Adamastor em dezembro de 2003. A orquestra executará trechos da Carmen de Bizet, de Danças Húngaras de Brahms, e da 4ª Sinfonia de Tchaikovsky.  No sábado, volta a 4ª Sinfonia e mais um variado repertório, que inclui uma obra de Alexandre Guerra para flauta. Haverá transmissão ao vivo pela internet em www.rededigital.com.br/ojmg.

 

LEONARDO SAKAMOTO DEBATE DEMOCRATIZAÇÃO DA ECONOMIA NO SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE GUARULHOS

Leonardo Sakamoto, jornalista que cobriu guerras em vários países, diretor da ONG Repórter Brasil, professor da PUC e doutor da USP, estará debatendo o tema Democratização da Economia, às 19 horas, no STAP, Avenida Esperança, 840, Vila Progresso. O evento é organizado pela Frente Povo Sem Medo e aberto gratuitamente a todos os interessados.

 

HOJE O DIA PRINCIPAL DO OUTUBRO ROSA

Todo mês de outubro é destinado à conscientização da importância da prevenção do câncer de mama com a necessidade do diagnóstico precoce que pode levar à cura em 95% dos casos e de hábitos que tem possibilidade de evitar o câncer . A importância da campanha vem do fato de que esta doença é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo. No Brasil desde 2002, o mês de outubro é marcado pela divulgação da campanha e chamado de ‘Outubro Rosa’. Por isso o lacinho rosa nas vestes e a iluminação rosa de prédios públicos.

 

PREFEITO DE SÃO PAULO RESTRINGE ‘RAÇÃO HUMANA’ A MORADORES DE RUA

O prefeito-viajante de São Paulo anunciou ontem em Goiânia que ainda está estudando se enviará ou não para a merenda escolar os granulados e farinhas feitos com sobra de alimentos ou com alimentos que estão vencendo sua validade. Mas reafirmou a intenção de enviar para os moradores de rua nos albergues aquilo que os críticos chamaram de ‘ração humana’. Segundo o empresário/prefeito “gente humilde, pobre, miserável, não tem hábito alimentar. Se conseguir se alimentar tem que dizer graças a Deus”. E quanto à Prefeitura pagar ou não por estes produtos, afirma que espera tê-los de graça das indústrias de alimentação. Mas, a ONG Plataforma Sinergia, que patenteou os produtos, pretende ganhar com isso junto às indústrias. Portanto, nem tudo está resolvido.

 

MINISTRO DO SUPREMO TIRA SARRO DO MOVIMENTO CONTRA A TOLERÂNCIA DO TRABALHO ESCRAVO

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, aliado explícito de Temer e de Aécio Neves, na contramão da indignação geral, ironizou ontem a greve dos fiscais do trabalho contra a portaria do Ministro do Trabalho que na prática inviabiliza o combate ao trabalho escravo no Brasil. Ele disse que os fiscais, se deixados sem as restrições do Ministro, achariam trabalho escravo até na garagem do Supremo Tribunal Federal. E acrescentou que ele mesmo trabalha de modo estafante e nem por isso deve ser considerado escravo. Apesar destes representantes da Casa Grande, o movimento contra as novas senzalas cresce no Brasil, e o ministro terá que revogar sua portaria.


 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload