© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: UNIFESP, febre amarela, empregos e muito mais

October 23, 2017

 

 

EX-DIRETORES DA UNIFESP GUARULHOS FALAM SOBRE COMO A UNIVERSIDADE SE CONSOLIDOU NA CIDADE APÓS ANOS MUITO DIFÍCEIS

Em artigo publicado hoje (23) na seção Opinião do gru360.com encontra-se a história recente de como uma universidade pública federal, a Unifesp, se consolidou em nossa cidade, e, no Pimentas. Na palavra de seu ex-diretor, Professor Daniel Vazquez, e da ex-vice diretora, Professora Marineide de Oliveira Gomes, não foram nada fáceis os anos de turbulência quando foi preciso transferir o campus para o Centro de Guarulhos enquanto se construía o grande prédio em que hoje funciona. Havia um movimento dentro da própria universidade para levá-la ao Centro da cidade ou até para São Paulo.

 

AVANÇA A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A CIDADE DE GUARULHOS

O ex-diretor e a ex-vice diretora mostram como é importante para a cultura e o desenvolvimento de Guarulhos ter uma universidade que produz conhecimento científico e que se relaciona com a cidade. Mostram como vai se desenvolvendo esta relação e as potencialidades do intercâmbio entre a universidade pública/gratuita e a cidade que a ajudou a existir. A Unifesp Guarulhos completou dez anos no início de 2017. Começou suas atividades em terreno e prédio doados pela Prefeitura. O prédio original hoje é um complemento apenas. Atualmente a Unifesp está com quase 4 mil alunos/as.

 

COMEÇA NESTA SEGUNDA (23) A PROVA BRASIL PARA MILHÕES DE ESTUDANTES

Do dia 23 de outubro a 3 de novembro realiza-se a Prova Brasil, avaliação de matemática e língua portuguesa para milhões de estudantes. Ela é aplicada em todas as escolas públicas do país, para estudantes do 5º ano (antiga 4ª série) e do 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental; e, para estudantes do 3º ano do ensino médio. Nas escolas particulares a aplicação da prova depende da adesão da escola. Calcula-se que participarão mais de 7 milhões de alunos/as. A Prova Brasil foi criada em 2005 e se realiza a cada dois anos, servindo como um dos elementos de verificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em 2015 a rede municipal de Guarulhos teve nota 6, acima da meta que era 5,8.  

 

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ADIADA DE NOVEMBRO/2017 PARA MARÇO/2018

O Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo adiou,na semana passada, a Conferência Estadual de Educação antes prevista para novembro deste ano. Ela será de 9 a 11 de março próximo. O motivo foi que boa parte dos municípios ainda não realizou sua conferência. Guarulhos já realizou, mas com baixa participação. Os retrocessos do governo Temer e de governos estaduais e municipais na área da educação parece que geraram dois efeitos: um clima de desconfiança, que está levando à montagem de uma conferência paralela; e um clima de desânimo, que inibe a participação em algo do qual não se esperam resultados. Após a etapa estadual haverá a Conferência Nacional (CONAE).

 

AMEAÇA DE FEBRE AMARELA FECHA O HORTO FLORESTAL NA ZONA NORTE DE SÃO PAULO

Tudo começou com um macaco encontrado morto na sexta (20) no Horto e com a constatação do vírus da febre amarela na autópsia. Por cautela, o Horto foi fechado e os funcionários que lá trabalham vacinados. E, no último sábado (21), começou a vacina da população do entorno, nas UBSs do Horto e do Jardim Peri e na associação dos moradores da Vila Amélia. A partir desta segunda (23), mais duas UBSs estarão com a vacina: Vila Dionisia e Mariquinha Sciascia, Tremembé.

 

OS TRANSMISSORES DA FEBRE AMARELA SÃO OS MOSQUITOS NÃO OS MACAQUINHOS

O parque do Horto Florestal e o entorno estão passando por nebulização, pois são os mosquitos, e não os macacos, os transmissores da febre. Desde 1942 não há casos de febre amarela surgidos em cidades brasileiras. Os casos que aconteceram (em 2017 foram 12 em São Paulo) vieram de regiões rurais e de matas. A vacinação normal por isso é realizada em áreas rurais e exigida para quem viaja ao exterior. São recorrentes casos de pessoas que perdem o vôo por não ter o comprovante da vacina, que vale por dez anos.

 

EMPREGO EM SETEMBRO: ADMISSÕES GANHAM DAS DEMISSÕES POR PLACAR APERTADO EM GUARULHOS

O Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho divulgou na última sexta(20) os dados nacionais do mês de setembro. Em Guarulhos, com mais de 1 milhão e 300 mil habitantes, comparando admissões e demissões, as admissões tiveram 704 trabalhadores a mais. No país, o saldo favorável às admissões foi de 34 mil, num universo de 91 milhões de trabalhadores. No ano de 2017 até setembro, o saldo a favor das admissões foi de 208 mil. O problema aparece quando se lembra que, nos anos de 2016 e 2015, o Brasil perdeu 2 milhões e 800 mil empregos de carteira assinada. A reposição dos empregos está muito distante.

 

CORINTHIANS/GUARULHOS VENCE NA SEGUNDA PARTIDA DA SUPERLIGA DE VÔLEI

O Corinthians/Guarulhos se recuperou da derrota contra o Cruzeiro e venceu de virada o Minas Tênis Clube na sua segunda participação na Superliga masculina de vôlei, campeonato nacional de 2017. O jogo foi na tarde deste domingo(22) no ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos. A partida foi disputadíssima. O Corinthians perdeu o primeiro set, venceu o segundo, perdeu o terceiro, venceu o quarto, e, no desempate levou apertado por 17 a 15. A próxima partida será dia 29, domingo, às 13 horas, no Rio de Janeiro, contra o Sesc, com transmissão pela RedeTV!

 

ORQUESTRA JOVEM DE GUARULHOS CUMPRIU MARATONA NESTE FIM DE SEMANA

Com apresentações para um grande público (teatro Adamastor de 800 lugares lotado na sexta e com pequenos vazios no sábado) a Orquestra Jovem de Guarulhos foi muito aplaudida. A atração na sexta era a participação do famoso pianista e maestro João Carlos Martins. No sábado o convidado especial era Rogério Wolf, que durante 20 anos foi o principal flautista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Outra novidade de sábado foi a presença do compositor Alexandre Guerra. Uma de suas obras para flauta, suave/quase religiosa/meditativa, abriu o concerto que depois teve a monumental obra de Tchaikovsky, a 4ª Sinfonia. A Orquestra foi dirigida pelo maestro Emiliano Patarra e contou com 60 músicos, sendo 17 mulheres.

 

SUPREMO DECIDE QUE PREFEITURAS PODEM COBRAR IPTU EM ÁREAS PÚBLICAS CONCEDIDAS A EMPRESAS PRIVADAS

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal sobre os portos de Santos e do Rio de Janeiro está servindo como base jurídica para que as cidades que têm aeroportos concedidos, como Guarulhos e Campinas em São Paulo, cobrem IPTU das empresas instaladas no sítio aeroportuário. A polêmica vem de longe, pois União, estados e municípios têm ‘imunidade recíproca’, não pagam impostos entre si. Como os aeroportos de Guarulhos e Campinas ficam em áreas da União, até aqui não pagavam o imposto. Porém, a decisão do Supremo vai render mais arrecadação para estas cidades. Quando, depende de acordo ou disputa judicial.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload