© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

Fique ligado: 500 anos da Reforma Protestante, saúde, Corinthians/Guarulhos perde no vôlei, receitas e gastos da prefeitura e mais notícias

October 30, 2017

O GRU360 PUBLICA SÉRIE ESPECIAL SOBRE OS 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA

O dia 31 de outubro de 1517 é lembrado como a data em que nasceu a Reforma Protestante, com o monge católico Martinho Lutero, na região que hoje é a Alemanha.  Ela fez parte de um movimento de reformadores no século 16, que dividiu o cristianismo europeu, e depois repercutiu na história da religião cristã do mundo inteiro, criando inúmeras denominações religiosas, que de modo geral são chamadas de ‘evangélicas’. Influenciou também na cultura da sociedade, e até a economia (o sociólogo alemão Max Weber procurou mostrar esta influência no famoso livro “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, escrito nos inícios do século 20). Somando-se ao acompanhamento mundial deste evento de grande significado histórico até hoje, o gru360.com fez uma série de entrevistas com líderes religiosos de Guarulhos, a serem publicadas na seção Curta um Curta. Começa hoje ouvindo o pastor Maxwel Domingues da Silva, dirigente do seminário batista em Guarulhos.

 

FOI SUCESSO A CORRIDA E CAMINHADA CONTRA O CÂNCER DE MAMA EM GUARULHOS

Perto de três mil mulheres participaram da Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama neste domingo (29) em Guarulhos na região do Bosque Maia. O evento começou às 8 horas e se estendeu com diversas atividades até as 12 horas. A organização esteve a cargo principalmente da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretarias do Meio Ambiente, Trânsito, e subsecretarias de Esportes e de Cultura.  A mobilização das mulheres nos bairros foi feita nas UBSs pelos professores de educação física que lá atuam. Nestes casos eram dispensadas do pagamento de inscrição para a corrida. A empresa K10, de marketing esportivo, mobilizou mais de mil mulheres inscritas.   Da mesma forma, o Instituto Avon, através de suas revendedoras nos bairros, a ONG Maria Júlia, e o movimento Viva Mais, de educação física e dança, também estimularam a presença de grande número de participantes.

 

QUASE 4 MIL MAMOGRAFIAS FORAM FEITAS EM GUARULHOS NO OUTUBRO ROSA

O esforço de prevenção do câncer de mama no mês de outubro avançou além da média mensal de mamografias em Guarulhos. Foram quase quatro mil mamografias feitas neste mês. Cerca de 3 mil e quatrocentas foram realizadas na rede pública do SUS, nos hospitais JJM, Pimentas/Bonsucesso, Hospital Geral, Hospital Padre Bento. O esforço extra levou por exemplo o JJM a organizar um turno extra aos sábados. Cerca de 600 mamografias foram doação neste mês da Unimed e da Meditour, da rede privada. A Secretaria da Saúde orienta a todas as mulheres dos 40 aos 69 anos a procurar a Unidade Básica de Saúde no mês de aniversário para distribuir ao longo do ano e assim reduzir o tempo de espera. Nestes casos, a requisição do exame pode ser feita por enfermeira/o. Antes dos quarenta e após os sessenta e nove anos a requisição tem que vir de médico/a. Erramos: O gru360 errou no sábado quando noticiou 4 mil mamografias no ano ao invés do que foi: no mês.

 

NO PRÓXIMO ANO A DIVULGAÇÃO DO OUTUBRO ROSA PRECISARÁ SER MELHOR

Apesar da boa divulgação nas UBSs, do esforço de algumas lideranças femininas, e do apoio de algumas organizações privadas, ainda foi singelo o visual de propaganda durante o mês do Outubro Rosa em Guarulhos. Com exceção da Câmara Municipal, atendendo à Procuradoria da Mulher, embora de modo ainda tímido e com atraso, os prédios públicos, especialmente Prefeitura, SAAE, hospitais, UBSs, escolas, e prédios estaduais, não foram iluminados de rosa, como acontece em várias cidades brasileiras. Nem grandes empresas privadas entraram neste visual que chama atenção para a campanha. O custo é baixo e o efeito educativo e artístico é grande. Ajuda a alertar a população feminina e as famílias, embelezando a cidade.

 

SUPERLIGA DE VÔLEI: CORINTHIANS GUARULHOS PERDE PELA SEGUNDA VEZ

Embora tivesse  demonstrado chances reais de ganhar o disputadíssimo jogo no Rio de Janeiro neste domingo (29), o Corinthians/Guarulhos perdeu pela segunda vez nos três jogos que já disputou na Superliga nacional masculina de vôlei. Perdeu a primeira para o Cruzeiro. Ganhou a segunda do Minas Tênis Clube. E ontem foram 3 sets a 1 para o SESC/RJ. Mas, estes números não retratam o quanto foi acirrada a disputa em cada set. O SESC teve sempre vitórias apertadas. A próxima partida do consórcio Corinthians e Guarulhos será no dia 4 de novembro, sábado, às 11 horas, no Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos, contra o Montes Claros, com transmissão pela SporTV.

 

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUARULHOS SE REÚNE NESTA SEGUNDA (30)

Nesta segunda-feira (30), às 14 horas, o Conselho Municipal de Saúde se reúne na Secretaria Municipal de Guarulhos para avaliar o desempenho do sistema público nos meses de maio a agosto de 2017. A Secretaria vai prestar contas deste quadrimestre. O tema da falta de remédios e insumos nas unidades de saúde continua o mais quente. A Prefeitura não tem conseguido gastar nesta área nem os recursos vinculados que recebe dos governos federal  e estadual. Portanto, o tema da herança recebida do governo anterior, pelo menos na saúde, está sendo substituído pela crise de gestão do governo atual. A contratação de uma entidade privada, a Gerir, que assumiu o HMU e o Hospital da Criança, ampliou as despesas com terceirização dos serviços.

 

CURSOS TÉCNICOS: INSCRIÇÕES PARA FATEC E CTMO

Quem quiser isenção ou redução na taxa de inscrição para o vestibular da FATEC tem que fazer seu pedido de hoje (30) até a próxima segunda, 6/11, em www.vestibularfatec.com.br.  Conforme cada caso, a isenção será total ou de 50%. Orienta-se fazer os dois pedidos. A inscrição para o vestibular que selecionará alunos/as para o primeiro semestre de 2018 no ensino técnico superior gratuito será do dia 7 de novembro até 7 de dezembro. O exame será no dia 14 de janeiro. A Fatec, estadual, não utiliza o Enem como vestibular, diferente de grande número de universidades públicas federais, como a Unifesp. Para cursos rápidos, também gratuitos, ofertados pela Prefeitura de Guarulhos no Centro de Treinamento da Mão-de-Obra (CTMO), as inscrições vão de hoje (30) até quarta-feira (1º de novembro), na Rua Antonio Iervolino, 225, Vila Augusta.

 

PREFEITURA DE GUARULHOS EM 8 MESES ARRECADA MENOS QUE NO ANO PASSADO

A arrecadação da Prefeitura de Guarulhos até o final de agosto mostra as tendências deste ano. Nos oito primeiros meses deste ano foi menor em termos reais do que no mesmo período do ano passado, embora em valores nominais tenha levemente superado. E isso apesar de uma injeção extra de 125 milhões do Tesouro Nacional. O problema é que a inflação, embora baixa, aumentou preços e salários, enquanto a arrecadação em valores nominais ficou praticamente estável. Até o final de agosto entraram nos cofres da Prefeitura 2 bilhões e 500 milhões de reais. Arrecadou mais no IPTU (que tinha prometido congelar), no Imposto sobre Serviços (tem polêmico projeto do prefeito na Câmara aumentando os percentuais a serem cobrados), e conseguiu mais receita no FPM (transferência federal) e no IPVA (que divide com o Estado). O imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS), que responde por quase um terço da arrecadação, ficou levemente menor em termos reais  do que no ano anterior. O baque maior foi na redução das transferências do governo Temer para as áreas de saúde, educação, assistência social e convênios. E na cidade, a redução do arrecadado nas multas de trânsito.

 

PRINCIPAIS DESPESAS DA PREFEITURA DE GUARULHOS NOS 8 PRIMEIROS MESES DE 2017

Os pagamentos totais da Prefeitura no período de 8 meses deste ano foram de 2 bilhões e 330 milhões, frente aos 2 bilhões e 500 milhões que entraram nos cofres municipais. As principais despesas arredondando números foram:  1 bilhão para pessoal e encargos (em torno de 125 milhões/mês); 315 milhões para terceirizadas (coleta e deposição de lixo, terceirizadas de saúde e educação, etc); 150 milhões para dívidas de curto prazo (restos a pagar de 2016); 130 milhões para Câmara Municipal e Instituto de Previdência Municipal-IPREF); 90 milhões para pagamento de empréstimos e outras dívidas de longo prazo;  86 milhões de despesas de anos anteriores; 85 milhões para a Proguaru (conservação da cidade e outros serviços); 70 milhões para subvenções sociais (como JJM, Stella Maris, etc);  36 milhões para material de distribuição gratuita (uniformes escolares, leite em casa, etc); 33 milhões para material de consumo; 25 milhões para indenizações e restituições. Para investimentos novos foram apenas 50 milhões.

 

PESQUISA PRESIDENCIAL DO IBOPE MOSTRA LULA BEM NA FRENTE DE ADVERSÁRIOS

Pesquisa presidencial Ibope feita em todo o país divulgada ontem em O Globo dá para Lula 35% a 36% das intenções de voto estimuladas e 26% espontâneas. Em segundo lugar a extrema-direita com Bolsonaro entre 13% e 18% na estimulada e 9% na espontânea. Em terceiro lugar Marina entre 8% e 19% na estimulada, com apenas 2% na espontânea. As variações são pela colocação de cenários diferentes, por exemplo, com ou sem Lula.

 

NO BRASIL: MAIS DE 4 MIL MORTOS PELA POLÍCIA E MAIS DE 400 POLICIAIS MORTOS

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou ontem dados compilados no Brasil inteiro sobre mortes de civis por policiais e mortes de policiais por civis no ano de 2016. Foram 4.224 pessoas mortas pelas forças policiais (militar e civil) no ano passado, e 437 policiais mortos. Sete em cada dez policiais foram mortos fora de sua jornada de trabalho (fazendo segurança em bicos, ou vítimas de assaltos, ou reagindo numa situação em que outros eram vítimas).  Amapá e Rio de Janeiro são as polícias que mais matam. Policiais do Rio são os que mais morrem. Este quadro nacional mostra o crescimento da violência no país, acompanhando a crise econômica, social, e a crise dos governos.

 

MANIFESTAÇÕES NA ESPANHA: UNIONISTAS x INDEPENDENTISTAS

Depois de proclamada a independência da Catalunha, capital Barcelona, e depois de o governo espanhol depor o governo e o parlamento local (que se negam a acatar a medida) e decretar intervenção naquela região as manifestações populares se sucedem. Ontem, cerca de 300 mil pessoas foram às ruas de Barcelona defender a unidade do país e apoiar a intervenção do governo central espanhol. Os organizadores falam em mais de 1 milhão. Nestas grandes manifestações os números sempre são controversos no mundo inteiro. O dramático impasse espanhol continua e vai ter novos lances esta semana. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload