Fique ligado: neste domingo de feriadão tem ENEM e outras notícias

November 3, 2017

MILHÕES DE ESTUDANTES DE TODO BRASIL FAZEM EXAME NESTE DOMINGO

São 6 milhões e 700 mil estudantes inscritos no Brasil para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste e no próximo domingo. Ele é importante porque substituiu o vestibular das universidades federais e dá acesso ao Prouni (bolsas de estudo integrais ou com desconto de 50% nas faculdades privadas). Neste domingo (5), os/as estudantes terão que chegar ao local da prova entre 12 horas até 13 horas quando se fecham os portões das escolas. O conhecimento do local se dá pelo site http://enem.inep.gov.br/participante. Aconselha-se visitar o local em algum dia anterior para evitar atraso no dia e perder um ano. Na prova de domingo (5), o tempo limite é de 5 horas e 30 minutos e tempo mínimo de 2 horas. Tem uma redação e mais 90 questões de Geografia, História, e linguagens diversas (interpretação de texto, de obras de arte, de imagens, literatura, gramática, inglês ou espanhol). No domingo seguinte (12) a prova será de matemáticas, física, química, biologia.

 

ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPANTES DO ENEM

Participantes da prova do Enem só podem usar caneta preta esferográfica transparente (nada de lápis, borracha). Não podem usar bonés, óculos escuros, relógio, celular (neste caso tem que lacrar em envelope na presença do fiscal). Conhecimentos só lembrar os que estão guardados na mente (nada de livros, impressos, anotações). Ler com atenção as orientações no caderno da prova e não esquecer de escrever logo o nome na folha de respostas e de redação, e a frase solicitada a ser escrita. Levar documento de identidade original com foto. O cartão de confirmação da inscrição impresso é aconselhável. Água e lanchinhos leves são permitidos. Ir ao banheiro, sempre com autorização e acompanhamento até lá de fiscal.

 

APOSTAS QUANTO AO TEMA DA REDAÇÃO NO ENEM

Os sites que tratam do Enem buscam avaliar quais seriam os temas prováveis da redação de até 30 linhas. Como mudou a direção do Ministério da Educação, e do Inep, órgão do ministério que elabora a prova, e como há uma crise política e controvérsias de costumes, a incógnita é maior que em anos anteriores. Alguns especialistas ainda apostam que o tema da redação pode ser de polêmicas quanto à democracia brasileira, à crise política e ética, aos debates sobre homofobia e liberdade de costumes. Mas outros julgam que, para evitar críticas de setores fundamentalistas que têm muito peso no atual governo e no Congresso Nacional, o tema tenderia a ser mais neutro politicamente. Poderia versar então sobre algum tema como estes: família, hábitos saudáveis, economia doméstica, imigração,  internet, meio ambiente, crise hídrica, legado dos jogos olímpicos, mobilidade urbana, saneamento básico, gestão do lixo, bullying, depressão, evasão escolar, pessoas portadoras de deficiência, dengue e outras epidemias.

 

ESCOLA SEM PARTIDO’ E TRIBUNAL QUEREM PERMITIR ATAQUE AOS DIREITOS HUMANOS

O movimento ‘Escola sem Partido’, formado pelos setores mais conservadores e fundamentalistas em alta no Brasil e no mundo atual, conseguiu apoio no Tribunal Regional Federal de Brasília para permitir que participantes do Enem ataquem em suas redações os direitos humanos. O Inep, órgão do Ministério da Educação vai recorrer. No Enem passado, por exemplo, foram anuladas provas que pregavam o banimento das religiões que não seguem a Bíblia. E, em 2015, foram anuladas provas que pregavam o linchamento de quem pratica violência contra mulher. O regulamento do Enem leva à anulação de quem propõe soluções contra a liberdade de religião, ou contra outros avanços da civilização expressos na Declaração dos Direitos Humanos da ONU, ratificados pelo Brasil e expressos na Constituição Federal.

 

POSTOS DE VACINAÇÃO ABREM NESTA SEXTA (3) E SÁBADO (4) EM GUARULHOS

As seguintes unidades de saúde de Guarulhos permanecerão abertas, das 10 às 16 horas, nesta sexta (3) e neste sábado (4), para vacinação contra a febre amarela: Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul, Bambi. Embora nenhum caso de febre amarela tenha sido registrado na cidade, é medida preventiva em face de algum risco para quem vive perto de regiões de matas. A vantagem de quem vacina é que não precisará mais repetir esta imunização. Importante é a guarda do comprovante da vacina com seus dados completos para caso de viagem a regiões e países que exigem este documento. Além dos postos de vacinação, neste feriadão só mantém plantão os hospitais e UPAS, e na sexta e sábado só ficam abertos parques e CEUs.

 

PROCESSOS DE DESPEJO EM MASSA EM GUARULHOS TÊM UM VÍCIO ORIGINÁRIO

O Ministério Público pediu e o Judiciário determinou em liminar uma onda gigante de despejos de comunidades em Guarulhos, cerca de 10 mil moradias. Mas as peças processuais não são precisas. Falam ‘cerca de’, ‘aproximadamente’, quanto ao número de casas a serem desocupadas e demolidas. Por exemplo, no Jardim Monte Alto, Cabuçu, o processo se refere a ‘cerca de 650 construções, com aproximadamente 2.600 moradores, que ocupam setor de encosta, com alta declividade e grande amplitude, com alto risco de deslizamentos’. O Direito a ser aplicado nas demandas judiciais exige precisão, nomes, endereços, e provas. As pessoas não podem ser tratadas como números, e ainda pior, números imprecisos. Elas têm que ser individualizadas. As casas construídas, às centenas, têm diferenciação entre si quanto à solidez e eventuais riscos. Precisam, uma a uma, serem discriminadas. E cada caso deve se fundamentar em provas. Tais processos em série, copia e cola (control c / control v), sofrem de um vício originário.

 

MINISTRA DE TEMER ACHA QUE RECEBER 33 MIL POR MÊS É TRABALHO ESCRAVO

A ministra dos Direitos Humanos de Temer, Luislinda Valois, é desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia. Ela requereu receber a aposentadoria e o salário de ministra somados, o que daria 61 mil por mês. Isso é contrário à Constituição que estabelece um teto para o setor público. A ministra estava acostumada aos costumes da cúpula do Judiciário que normalmente desrespeita a lei pela qual deveriam os juízes zelar. Como houve grita de muitos lados, ela recuou. Mas protestou. Disse que assim, ao receber só 33 mil e 700 reais por mês, que é o teto, não conseguiria se trajar dignamente, conforme o seu cargo exige. E, pior, declarou que seu trabalho passava a se assemelhar ao trabalho escravo. Esta elite continua debochando do povo brasileiro como fez o ministro do Supremo Gilmar Mendes.  Luislinda, pelo que parece, está lá para defender Seus Direitos Sobre-Humanos. Seríamos um povo feliz, se todos fossem escravos como ela.

 

PRESOS OU FORAGIDOS VÁRIOS LÍDERES DA INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA

O Judiciário espanhol decretou, e em parte já conseguiu efetivar, a prisão de líderes do governo da Catalunha que declararam a independência desta região da Espanha. O presidente da Catalunha, Puigdemont, e mais alguns ministros estão na Bélgica. Se voltarem ao seu pretendido país, Catalunha, que está sob intervenção do governo espanhol, ou ao seu país originário, Espanha, serão presos. Suas penas podem chegar até a 30 anos.

 

 Saiba mais em www.gru360.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now