Fique ligado: Um bilhão para a saúde em 2018 e outras notícias

November 10, 2017

 

MESMO COM UM BILHÃO, SAÚDE 2018 SERÁ MENOR QUE 2017

O orçamento da saúde pública de Guarulhos vai precisar de um pouco mais de 1 bilhão de reais para completar o ano de 2017, se quiser superar a crise de falta de insumos e remédios. O drama tende a prosseguir em 2018. A previsão da Prefeitura para o ano que vem, a ser apresentada hoje (10), em audiência pública, às 15:30 horas, na Câmara Municipal, é 6% menor do que o orçamento de 2017. Vai dar muita discussão. O governo municipal pretende cortar: 1-do pagamento de médicos/as, enfermeiros/as, e demais profissionais, tira 50 milhões; 2- de material de consumo e remédios tira 12 milhões . O que tem verba aumentada é a Gerir, empresa terceirizada cujo contrato acaba de ser desautorizado pela Justiça do Trabalho e que vai ter problemas na Justiça Cível. Para terceirizadas são previstos 66 milhões de reais a mais.

 

DESCONTENTAMENTO NAS ONGS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ontem(9), as entidades conveniadas que atuam na assistência de idosos, portadores de deficiência, moradores de rua, crianças, protestaram na Câmara de Guarulhos contra o anunciado corte de 30% nos repasses para o ano de 2018 em relação a 2017. A redução prevista no orçamento da Secretaria da Assistência Social é de 86 milhões em 2017 para 66 milhões de reais para 2018.  O recurso deste ano estava dividido entre a Secretaria e o Fundo Social de Solidariedade, que agora foi absorvido na Secretaria. O secretário interino não conseguiu explicar bem por que a Prefeitura pretende abrir dois novos albergues e ao mesmo tempo cortar 23% do orçamento de assistência social, corte que diminui em quase um terço os recursos da assistência que as entidades beneficentes de igrejas, de associações, de voluntários, já fazem. No final da audiência pública permaneceu o impasse. Vai ter que ser resolvido pelo prefeito.

 

CONFUSÃO COM ASSUNTOS DIFUSOS

No início deste ano a nova gestão de Guarulhos acabou com as coordenadorias da mulher, da igualdade racial, da juventude, dos portadores de deficiência, e englobou tudo em subsecretarias numa denominada Secretaria de Assuntos Difusos. Isso criou a maior confusão. Primeiro, porque rompeu com o simbolismo destes temas que cresceram na pauta das lutas por igualdade no mundo e no Brasil. Segundo, porque não trouxe nenhuma economia significativa, ao contrário, as despesas aumentaram porque foram criadas as subsecretarias do idoso/a, da diversidade, dos direitos dos animais. Terceiro, o nome da secretaria ficou mais para Confusos do que Difusos. Tanto que, na audiência pública de ontem (9), o secretário da área anunciou que ela vai ser renomeada, passando a ser chamada de Secretaria de Direitos Humanos. Ele não esclareceu para onde vai então a subsecretaria dos direitos dos animais. O que sobra de confusão falta de dinheiro. No orçamento previsto só tem recurso para pagar pessoal. Ficou a dúvida: sem grana para ações, esse pessoal vai fazer o quê?

 

HOJE (10) MANIFESTAÇÕES EM TODO BRASIL CONTRA A REFORMA TRABALHISTA

Amanhã (11) entra em vigor a maior mudança nas relações de trabalho no Brasil feita desde a legislação da Era Vargas, das décadas de 1930/1940. Ao longo de outras décadas, novos direitos trabalhistas foram sendo acrescidos. Por exemplo, a extensão da CLT aos trabalhadores rurais; o 13º salário; a multa por rescisão contratual (embora esta tenha sido fruto da retirada do direito à estabilidade); direitos plenos a quem exerce trabalho doméstico; ampliação da licença maternidade; direito de formar centrais sindicais, etc. As centrais sindicais organizaram para hoje (10) manifestações em todo o país. Na região metropolitana de São Paulo, além de manifestações específicas em empresas e cidades, está prevista uma passeata de manhã, indo da Praça da Sé até a Avenida Paulista, onde no início da tarde haverá ato de professores/as e servidores/as da educação estadual.

Em entrevista ao gru360.com, o diretor titular do Centro das Indústrias de Guarulhos (Ciesp), Antonio Roberto Marchiori, expõe a visão dos empresários sobre a reforma trabalhistas.

Assista: Diretor do CIESP Guarulhos fala sobre a reforma trabalhista

 

500 ANOS DA REFORMA LUTERANA: COMEMORAÇÃO DOMINGO EM GUARULHOS

A comunidade luterana de Guarulhos comemora os 500 anos da Reforma neste domingo (12), com culto às 9:30 horas na Igreja do Gólgota, que fica na rua Cidade de Lion, 129, Picanço, perto da caixa d’água da Avenida Timóteo Penteado. Estarão presentes convidados de outras denominações cristãs. Depois do culto haverá almoço comemorativo a 20 reais. Tradicionalmente os almoços lá são de alta qualidade. O gru360.com apresentou uma série de entrevistas, na seção Curta um Curta, com pastores de diversas denominações evangélicas e um padre católico a respeito do significado para o cristianismo e para o mundo da reforma iniciada por Lutero em 1517.

 

FUTEBOL: AD GUARULHOS NA SEMIFINAL PAULISTA DO SUB20

Neste sábado (11), às 16 horas, a equipe do AD Guarulhos enfrenta o Presidente Prudente na semifinal do campeonato paulista de futebol da categoria sub20, segunda divisão. A partida será no estádio Cícero Miranda, na Vila Galvão.

 

SINDICATO SINDENTREGAS FAZ IMPORTANTE ASSEMBLEIA NO DOMINGO (12)

O Sindentregas, de Guarulhos e região, vai decidir em assembleia de trabalhadores, no domingo (12), às 16 horas, se padroniza os carros da categoria de motoristas que fazem com seu próprio veículo entregas a domicílio de clientes de supermercados e similares. A direção do sindicato fala em torno de 400 vagas neste tipo de atividade, já aprovado em lei municipal, e que depende ainda de regulamentação. A assembleia será na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Rua Harry Simonsen, 202, Centro.

 

DOMINGO (12) MILHÕES DE ESTUDANTES TÊM ENEM DA ÁREA DE EXATAS

Milhões de estudantes de ensino médio de todo o Brasil fazem neste domingo (12) a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para as universidades públicas federais e para bolsas do Prouni nas faculdades privadas. Domingo passado foi o exame de redação, linguagens e ciências humanas. Neste domingo, às 13 horas se fecham os portões das escolas para a prova de ciências da natureza e matemáticas. O gru360.com vai apresentar no sábado entrevista com professor especialista dando dicas de como fazer a prova no domingo.

 

Saiba mais em GRU360.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now