FIQUE LIGADO: ENCONTRARAM UM DEMÔNIO NO PLANO DE EDUCAÇÃO, E OUTRAS NOTÍCIAS

November 15, 2017

 

Foto:Arquivo/gru360

 

VEREADORES FUNDAMENTALISTAS ENCONTRARAM UM DEMÔNIO NO PLANO DE EDUCAÇÃO

 

 Foto:Arquivo/gru360

 

Os setores conservadores e fundamentalistas, em alta no país surfando numa onda mundial que têm no atual presidente dos Estados Unidos seu líder máximo, contam com representantes também na Câmara Municipal de Guarulhos. Uma dezena de vereadores desfilou na tribuna terçando ideias que o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, Pedro Zanotti, definiu desta forma: “Estou assistindo a TV Câmara e parece que voltei ao século 18”. Naquele século, o espírito medieval procurava ainda resistir ao movimento racionalista na Europa, chamado de Iluminismo. A bancada da retranca, ao invés de discutir metas ambiciosas de universalização, qualidade e financiamento da educação, procurou com uma lupa entre as 172 chamadas ‘estratégias’ do Plano Municipal de Educação e achou, numa delas, seu alvo a atacar: o combate ao preconceito e à discriminação, onde apareciam as palavras demoníacas ‘diversidade de orientação sexual e de gênero’. Trouxeram de volta o espírito da Inquisição. Um dos vereadores, que surfou na onda conservadora, Tiago Surfista, chegou a declarar esta pérola: “Escola não tem função de educar. Quem educa é a família”.  

 

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: GESTADO NO GOVERNO ANTERIOR E APRESENTADO NESTE

 

O projeto de lei do Plano Municipal de Educação (PL 5629/2017), encaminhado na sexta-feira (10) pela Prefeitura para debate e votação na Câmara de Guarulhos, foi gestado longamente na administração anterior, tanto que agora, em novembro, ainda se refere ao período de 2017 a 2024. Na verdade, agora é um plano de 2018 para 2024. Ele consta de 16 metas, cada uma com objetivos chamados de ‘estratégias’. As metas vão desde zerar a demanda por creches, universalizar o ensino a partir dos 4 anos de idade, dois turnos na escola, garantir acesso às novas tecnologias,elevar a qualidade e as médias na aprendizagem, erradicar o analfabetismo total e funcional, ampliar a formação de profissionais da educação, transmitir a cultura de direitos humanos, democratizar a escola, até ampliar as vagas e o acesso ao ensino superior. A bancada conservadora não deu atenção a estes temas.

 

NESTA QUARTA (15) PRIMEIRA FASE DO VESTIBULAR DA UNESP

 

Embora Guarulhos não tenha unidade da Universidade Estadual Paulista, os candidatos e candidatas da cidade realizarão aqui a prova que selecionará entre 107 mil inscritos pouco mais de 7 mil vagas. A UNESP existe em 22 cidades do estado. Apesar de muitos esforços no passado, o governo estadual sempre se recusou a instalar unidade da USP ou da UNESP em Guarulhos. A única universidade pública local é federal, a UNIFESP, há dez anos na cidade, com quase 4 mil alunos, e que tem o Enem como vestibular. A prova desta quarta da UNESP, primeira fase, terá 90 questões de linguagens, ciências humanas e ciências da natureza. A segunda fase será em 17 e 18 de dezembro.

 

PA PARAÍSO SERÁ FECHADO, PARA REFORMA

 

     Foto :Arquivo/gru360

 

A Prefeitura anunciou, em cartaz, que, a partir de dezembro, o PA Paraíso, que atende a populosa região do Taboão, estará fechado para obras para transformá-lo em UPA. A Prefeitura avisa que os funcionários vão ser transferidos para abrir a UPA Nova Cumbica, com obras já concluídas na gestão anterior (a quilômetros da região, e do outro lado da via Dutra). A Prefeitura orienta os moradores a serem atendidos na Políclínica Paraventi (perto do Bom Clima), ou na UPA Paulista (perto do Parque Continental), também distantes do Taboão. No fundo, o rodízio de funcionários, é um artifício de economia. A boa medida seria alugar um local provisório na região. O cartaz pede a “compreensão” dos usuários.  E tenta transmitir o fechamento como algo positivo. Diz que é “Uma conquista para a população de Guarulhos”. Se a moda de  “conquistas” deste tipo pegar...

 

JÁ TEM REFORMA DA REFORMA TRABALHISTA

 

Através de medida provisória (MP), assinada ontem (14), Temer, o vice no exercício da presidência, alterou pontos importantes da reforma trabalhista. A medida já entra em vigor. Porém, terá que ser apreciada e aprovada posteriormente pelo Congresso Nacional. Para o patrão migrar o trabalhador do contrato normal atual para serviço intermitente (pago por hora trabalhada) terá que aguardar um ano e meio. Depois de 2020, o empregador poderá demitir e recontratar para trabalhos temporários sem necessidade de espera. O texto também permite que gestantes atuem em locais com insalubridade em grau médio ou mínimo desde que "voluntariamente" apresentarem atestado médico. A medida provisória também estabelece um novo parâmetro para o pagamento de dano moral. A lei colocava que quem ganhava menos recebia menos pelo mesmo dano moral que atingia quem ganhava mais. A medida provisória também prevê que a jornada de 12 horas de trabalho seguida por 36 horas de descanso deve ser negociada via convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Há uma exceção para as entidades do setor de saúde, que também podem fazer essa negociação por meio de acordo individual escrito.

 

NEGROS E NEGRAS COM ENSINO MÉDIO OU SUPERIOR GANHAM MENOS QUE OS BRANCOS

 

No mês da Consciência Negra, a Fundação Seade e o Dieese, apresentaram pesquisa feita na Região Metropolitana de São Paulo, mostrando a atualidade da discriminação racial. Os negros e os brancos com ensino médio incompleto (serviços mais pesados e de menor remuneração) recebiam salários iguais no ano passado. Mas, com ensino médio completo, negros e negras ganharam 85% do que ganharam os brancos e brancas. No nível superior, a disparidade foi maior: negros/as receberam apenas 65% do obtido por brancos/as em igual condição. E, evidentemente, negros/as são mais raros nestes empregos.

 

SÃO 152 MILHÕES DE CRIANÇAS QUE AINDA TRABALHAM NO MUNDO

 

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), organismo da ONU, revelados ontem: 152 milhões de crianças trabalham no mundo, a metade em serviços perigosos. A maior parte na agricultura, mas quase 30% nos serviços e na indústria. Incluídas as crianças que nas ruas vendem doces ou fazem acrobacias para receber esmolas. A OIT ainda destaca que, no mundo, 25 milhões de adultos são vítimas de trabalho forçado. E, aqui no Brasil, o governo do interino Temer, tenta dificultar o combate ao trabalho escravo.  

 

GINÁSTICA ACROBÁTICA DE GUARULHOS NO CAMPEONATO NACIONAL

 

Foto: facebook/Ginástica Acrobática de Guarulhos 

 

Uma das modalidades esportivas em que tradicionalmente Guarulhos tem se destacado é a ginástica olímpica. Existe até um ginásio municipal voltado a isso na região de Gopoúva. Uma numerosa equipe de 31 atletas, parceria Prefeitura e Sesi Guarulhos, participa na quinta (16) do campeonato brasileiro, em Goiânia.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus