© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO : : NOTÍCIAS SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, E OUTRAS

November 20, 2017

 

 

MOVIMENTOS SOCIAIS E PREFEITURA CONCORREM NO 20 DE NOVEMBRO

 

A tradicional Marcha da Consciência Negra, em sua 12ª versão, este ano não teve o apoio da Prefeitura de Guarulhos. Mas, foi organizada por sindicatos e ativistas contra o racismo. Outros eventos organizados por militantes do movimento contra o racismo têm ocorrido nestes dias dedicados ao tema: exposição de arte negra no Adamastor Centro (ainda em andamento), música e dança ontem (19) no Bosque Maia e no Parque São Miguel no Pimentas. Por sua vez, a Prefeitura organizou um calendário voltado principalmente ao público interno (funcionários da Educação e da Saúde), com algumas atividades abertas no CEU Ponte Alta, e em visitas acompanhadas aos vestígios dos sítios de lavra de ouro do período colonial e à Casa da Candinha, remanescente de senzala e de casa grande, e um sarau de cultura negra que acontecerá no dia 25 (sábado) na secretaria da Educação, no Macedo.

 

RACISMO EXPLÍCITO NAS VÉSPERAS DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 

Um vídeo divulgado amplamente na mídia mostra como o racismo continua intenso no Brasil. Um negro de 24 anos estava se dirigindo ao terminal do Parque Dom Pedro no centro de São Paulo, quando foi assaltado por dois homens. Correu então para dentro do terminal, perseguido pelos assaltantes brancos. Pediu socorro, mas nenhum dos seguranças do terminal reagiu. Um deles até apoiou os agressores. Eles acreditaram nos assaltantes, que alegavam que o negro era o ladrão. Ele então foi agarrado, conduzido para fora do terminal, roubado, atingido por socos e pauladas, mordido por cachorros, e todo ferido e ensanguentado voltou ao terminal e pegou o ônibus. Os seguranças queriam tirá-lo de lá, alegando que iam socorrê-lo. Ele não aceitou, temendo mais aflições. A vítima, o ator de teatro, Diogo Cintra. O contexto: o racismo que todo dia faz vítimas no Brasil. É só ver como a polícia trata os negros nas periferias de nossas cidades, que é denunciado como genocídio da juventude negra.

 

VERSÕES DIFERENTES NAS COMUNIDADES SOBRE OS DESPEJOS EM MASSA

 

 

 

Prosseguiram neste fim de semana reuniões em várias áreas com ordens de despejo em massa obtidas pelo Ministério Público junto ao Judiciário. Antigamente eram chamadas de favelas ou ocupações, hoje denominadas comunidades, pois as casas em geral são de alvenaria e consolidadas. Há quem mobiliza os moradores: deputados, vereadores, movimentos de moradia. E há quem desestimula a mobilização: setores ligados à atual administração municipal. Estes dizem que os moradores aguardem, pois a Prefeitura irá resolver o problema. A realidade é que os processos estão correndo com rapidez . Vários dos 54 processos, que atingem quase uma centena de áreas, onde habitam mais de dez mil famílias, já têm acórdão do Tribunal de Justiça. Muitos destes processos já têm perito judicial nomeado para, em 20 dias, após 15 dias dados à Prefeitura para depositar os honorários do perito, ir às áreas e responder várias questões formuladas pelo Ministério Público, como: quais casas representam risco aos moradores, se houve dano à vegetação ou aos córregos com a construção de casas,etc.

 

DE 21 A 23 DE NOVEMBRO INSCRIÇÕES PARA CONSELHEIRO/A DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

 

Estarão abertas do dia 21 (terça) até o dia 23 (quinta) as inscrições para conselheiro/a do Orçamento Participativo de Guarulhos. Só poderá ser votado quem se inscrever pessoalmente nestes três dias na Secretaria de Governo da Prefeitura de Guarulhos, no Paço Municipal, Bom Clima, das 8:30 às 16:30 horas. Serão 30 conselheiros/as para toda a cidade, que foi dividida em três regiões. É preciso levar documento que comprove residência na região ou prova de que é ativista na região pretendida, se residir em outra. São vedadas inscrições para quem exerce cargo ou função pública. A eleição dos conselheiros/as será no dia 28 de novembro (terça-feira), das 14:00 às 22:00 horas no Centro Municipal de Educação Adamastor, na avenida Monteiro Lobato. Leia no gru360.com avaliação sobre o regulamento do Orçamento Participativo. 

 

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CORRIDA CIDADE DE GUARULHOS

 

A partir desta segunda (20) até o dia 3 de dezembro estão abertas ao público as inscrições para a tradicional Corrida Cidade de Guarulhos que será realizada no dia 10 de dezembro. Em sites.minhasinscrições.com.br/provapedestrecidadedeguarulhos encontram-se o regulamento e o formulário para inscrição. Há duas opções: 5 ou 10 quilômetros.

 

CENTRO-DIREITA E CENTRO-ESQUERDA NO 2º TURNO PRESIDENCIAL DO CHILE

 

Chile terá segundo turno presidencial acirrado entre Piñera e Guillher

 

No Chile, o 1º turno das eleições presidenciais deste domingo (19) levou a uma disputa no 2º turno entre os setores conservadores, representados pelo ex-presidente Sebastián Piñera, que obteve 36% dos votos, e os setores de centro-esquerda, com o senador Alejandro Guillier, com 22%. Mais seis candidatos/as concorreram. A surpresa foi a alta votação da candidata de esquerda, inspirada no Podemos da Espanha, Beatriz Sánchez, que ficou em terceiro lugar, com 20%, encostada em Guillier.  O peso da grande mídia na sociedade se manifestou nestas eleições. Piñera foi dono de rede de TV; Guillier foi um famoso apresentador de telejornais, inclusive na rede de Piñera; e Beatriz se destacou como jornalista. O debate no Chile se dá, como aqui no Brasil, em torno de reformas. Só que lá são reformas ampliando direitos sociais, aqui cortando. A presidenta Michele Bachelet, que apóia o candidato Guillier, tem feito reformas: na Educação para retomar o ensino superior gratuito; na previdência para ampliar o sistema público; nos costumes para o direito de união de pessoas do mesmo sexo; na questão do aborto para aproximar da legislação brasileira que o permite em casos-limite. O candidato Piñera, um antigo apoiador da ditadura sanguinária e privatizante do general Pinochet, se opõe a estas reformas.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload