Fique ligado: Em outubro, mais empregos só para homens jovens, e outras notícias

November 21, 2017

Em outubro, em Guarulhos, foram admitidos 8.886 pessoas com carteira assinada e demitidas 8.196, segundo divulgado ontem (20), no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A rotatividade foi enorme, como costume acontecer, e tende a crescer com a aprovação recente da terceirização generalizada. Na cidade, existem cerca de 330 mil empregos formais. O saldo de empregos a maior do que o número de demitidos, foi de 690 no mês de outubro. Mas, chama a atenção que foram 623 empregos a mais para homens e apenas 67 para mulheres. Uma parte da explicação é que a maior conta negativa foi no setor de serviços, que emprega grande número de mulheres. Nesta área o número de demissões de mulheres superou em 246 o número de admissões. Outra explicação é estrutural: em tempos de crise, é a mulher que mais perde emprego, em face da perspectiva de maternidade.

 

EMPREGOS CRESCEM NO COMÉRCIO PRÓXIMO AO NATAL

O único setor que realmente admitiu mais em outubro foi o comércio, em face da proximidade do 13º salário e do Natal. Em todo o país, foi também o comércio o setor que sazonalmente criou mais empregos. Em Guarulhos, o saldo no comércio, comparando admissões e demissões, foi de 914 empregos a mais. E mesmo aí, setor que emprega muitas mulheres, elas perderam na competição. Foram 514 homens e 400 mulheres. Na indústria, que em setembro tinha admitido a mais, em outubro demissões e admissões ficaram praticamente empatadas. Neste caso, Guarulhos não acompanhou o que ocorreu no país, onde a indústria gerou 33 mil empregos a mais. Na construção civil também não houve variação significativa de empregos em Guarulhos, e no país as demissões superaram as admissões. Nos serviços, os empregos em Guarulhos caíram em setembro, embora tenham aumentado levemente no país.

 

JOVENS E COM MAIOR ESCOLARIDADE SÃO MAIS DEMANDADOS NOS EMPREGOS

Os dados de outubro continuam mostrando a preferência por jovens nos empregos de carteira assinada. O saldo positivo de geração de empregos atinge somente pessoas com até 29 anos, especialmente de 18 a 24 anos. De 30 anos para cima, há mais demitidos do que admitidos. É uma demonstração da tendência a salários mais baixos. Além de jovens, a preferência é por quem tem ensino médio completo ou ensino superior completo. O que demonstra: quem interrompe os estudos tende cada vez mais a ficar para trás. Veja-se o caso do concurso (ainda com inscrições abertas) de agente de portaria da Proguaru, que exige ensino médio completo.

 

 

 

O PAÍS ESTÁ LONGE DE RECONQUISTAR MILHÕES DE EMPREGOS PERDIDOS

Embora o saldo de janeiro a outubro deste ano no Brasil tenha sido de 302 mil empregos formais a mais do que as demissões realizadas, o país está longe de reconquistar os 2 milhões e 800 mil empregos perdidos nos anos de 2015 e 2016. Daí fica a memória positiva dos anos de 2004 a 2014 quando mais de 20 milhões de novos empregos de carteira assinada foram gerados no país.

 

BRILHA NO PAÍS A GINÁSTICA OLÍMPICA DE GUARULHOS

O esporte em que Guarulhos mais tem se destacado desde a década passada é a ginástica olímpica infantil. Nossas crianças brilharam mais uma vez. Agora no campeonato nacional ocorrido em Goiás (Anápolis), neste fim de semana. As equipes de Guarulhos ficaram com o ouro nas categorias femininas infantil e pré-infantil, e na categoria mista infantil. E, nos jogos paulistas do Interior, a equipe feminina de Guarulhos ficou com as medalhas de prata.

 

VÔLEI: CORINTHIANS/GUARULHOS JOGA NESTA TERÇA (21)

No Paraná, com transmissão pela SporTV, às 21:30 horas desta terça-feira (21), a equipe masculina de vôlei do Corinthians/Guarulhos joga contra o Ponta Grossa. O Corinthians vem melhorando sua performance nos últimos jogos, mas ainda ocupa o sexto lugar no campeonato nacional masculino de vôlei, a Superliga.

 

FUTEBOL: AD GUARULHOS PERDE A CHANCE DE IR PARA A FINAL

No fim de semana, o time da AD Guarulhos, perdeu por 2 a zero, em Presidente Prudente, para o time do mesmo nome, na semifinal do campeonato paulista, 2ª divisão, para atletas de 20 anos ou menos. Fez uma boa campanha, mas não conseguiu chegar à final.

 

NESTA TERÇA (21) POPS ORCHESTRA NO ADAMASTOR

Às 20 horas desta terça-feira (21) há música gratuita no Teatro Adamastor. Os alunos do Conservatório Municipal se apresentam com música clássica e música popular.

 

 Saiba mais em GRU360.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now