© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: MORRE O ARTISTA GUARULHENSE HAROLDO SANTOS, E OUTRAS NOTÍCIAS

November 25, 2017

 Pintura de Haroldo Santos

 

 

Morreu ontem (24), vítima de câncer, o artista guarulhense Haroldo Santos, aos 61 anos. Pintor de quadros e de murais, retratista, suas obras se contam às centenas. Viveu de sua arte, vendendo seus quadros, ou pintando murais, ou produzindo cenários para TV. Apenas na sua juventude trabalhou em outras atividades. De família muito pobre, começou morando na favela de São Rafael, e desde os 6 anos de idade gostava de pintar. Conseguiu, como resultado de sua produção artística, comprar depois sua casa e seu ateliê. Foi um autodidata, mas profundo conhecedor e estudioso da arte, especialmente da pintura clássica. Associava a pintura à música erudita. Trabalhava incansavelmente, varando as madrugadas. Nos últimos tempos, extremamente debilitado e sofrido com a doença, descoberta há sete meses, recolheu-se à sua casa, sob os cuidados de sua esposa Sandra, conscientemente evitando ser visto em público. Artista visual, queria deixar aos outros a imagem que dele tiveram de uma pessoa sadia. Nos últimos quinze dias visitou pela última vez seu ateliê. Deixou apenas esboçado seu último quadro, que representava Santa Marcelina, inspirado numa imagem dela que havia observado no hospital. Foi velado e enterrado no cemitério da Vila Rio.

 

ACONTECE NESTE SÁBADO (25), ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

São cinquenta e seis candidatos/as que concorrem, neste sábado (25), às vagas de 20 titulares e 20 suplentes das entidades populares de Guarulhos no Conselho Municipal de Saúde. São representantes de comitês de saúde, associações, conselhos gestores de unidades, entidades ligadas a igrejas, sindicatos. A eleição se dará das 9 às 16 horas, na Secretaria da Saúde, na rua Iris, próximo ao Hospital Padre Bento.

 

CONTINUA A MOBILIZAÇÃO DE MILHARES DE FAMÍLIAS AMEAÇADAS DE DESPEJO

Continuam se realizando nos bairros as reuniões de famílias ameaçadas de despejo por 54 ações do Ministério Público chanceladas pelo Judiciário, atingindo pelo menos 88 áreas em todas as regiões da cidade. As ações correm na 1ª e 2ª Varas da Fazenda Pública de Guarulhos. Os prazos para execução das sentenças vão de 4 a 6 meses. A defesa dos moradores na esfera judicial até aqui tem sido feita pela Prefeitura que é apontada como único réu nos processos, embora as futuras vítimas sejam os moradores/as. A Defensoria Pública, órgão do Estado para defesa de pessoas necessitadas, tem elaborado também extensa defesa das famílias. A 1ª Vara tem aceitado a interveniência da Defensoria no processo. Mas, a 2ª Vara, não tem tido a mesma decisão. O Tribunal de Justiça tem mantido em regra as decisões da primeira instância. O movimento popular está programando manifestações em defesa das moradias, construídas a duras penas ao longo de décadas, e para que, cada família possa entrar como parte do processo e defender seus direitos.

 

DIA 25 DE NOVEMBRO, DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

 

Continue lendo depois da propaganda

 

Em memória das mulheres mortas pela sua oposição à ditadura que governou com mão de ferro a República Dominicana, no Caribe, entre 1930 e 1961, foi criado o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Naquele dia foram assassinadas mulheres que formavam uma organização pela liberdade, chamada de “Las Mariposas”. Várias atividades são desenvolvidas entre esta data e o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em Guarulhos, haverá protestos contra a maioria da Câmara Municipal que resolveu suprimir do Plano Municipal de Educação a promoção da educação para os direitos humanos nas escolas.

 

MULHERES QUEREM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER NOS PIMENTAS

Ontem (24), mulheres ocuparam nos Pimentas o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Centenário, defendendo a construção de um Centro de Referência das Mulheres na região. Desde 25 de novembro de 2002, portanto hoje completando 15 anos, existe uma só casa de acolhimento das mulheres vítimas de violência em Guarulhos, a Casa das Rosas, Margaridas e Beths, no Centro da cidade. As ocupantes do CRAS reivindicam uma outra destas casas na região dos Pimentas.

 

SARAU DA CONSCIÊNCIA NEGRA NESTE SÁBADO (25) EM GUARULHOS

Com entrada gratuita haverá apresentação de músicas, teatro, poesia, dança de salão, hoje (25), a partir das 17 horas no auditório da Secretaria da Educação, espaço cultural Cemear, Rua Abílio Ramos, 122, Macedo. Depois, a partir das 21 horas haverá o Baile do Preto e Branco.

 

GINÁSTICA OLÍMPICA E VÔLEI HOJE (25)

Equipe de ginástica acrobática de Guarulhos se apresenta hoje (25) de manhã no campeonato estadual em São Bernardo. O time de vôlei do Corinthians/Guarulhos joga hoje contra o Sesi-SP no ginásio da Ponte Grande, às 21:30 horas, com transmissão pela SporTV.

 

Continue lendo depois da propaganda

 

 

CENTRAIS SINDICAIS CONVOCAM GREVE NACIONAL CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O governo do interino Temer voltou à tentativa de aprovar uma reforma na Previdência Social limitando a aposentadoria de homens aos 65 anos e de mulheres aos 62 anos, com benefício integral desde que durante 40 anos paguem sua contribuição para a Previdência. Em reação a esta nova tentativa, as centrais sindicais brasileiras, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, CGTB, Conlutas, Intersindical, Nova Central, reunidas na sexta-feira (24), decidiram convocar uma greve nacional no dia 5 de dezembro (uma terça-feira). As centrais consideram que, se houver uma forte mobilização nacional, o Congresso Nacional, em face da proximidade das eleições do ano que vem, não terá a maioria necessária para aprovar as intenções do governo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload