REDESCOBRINDO A METRÓPOLE : DE ESTRADA GERAL A LADEIRA CAMPOS SALES


Ladeira Campos Sales-1925/Foto: Arquivo Histórico-PMG

Diariamente andar pela cidade de Guarulhos ,pode ser um reencontro com a história, e a cidade está cheia dela, construída no cotidiano e vivenciada por todos

Ladeira Campos Sales -2015 / Foto : Arquivo Gru360

A Estrada Geral , atual Ladeira Campos Sales no centro de Guarulhos era uma via que ligava praticamente todas as atividades do Brasil Colonial e Imperial. Os ramais para Guarulhos começavam no Bairro da Penha e de Santana (chamada também de Estrada da Conceição).

Na capital recebia o nome de Estrada Velha de São Paulo. Os locais da aldeia, o Córrego dos Cavalos, a ladeira da Matriz, a Praça Teresa Cristina, a atual Rua Dom Pedro II, a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso e as lavras de ouro guarulhenses se encontram ligadas à Estrada Geral.

Serviam também de saídas para Minas Gerais,Rio de Janeiro e o litoral norte paulista. Consta que o ramalde Guarulhos foi aberto em 1600, certamente utilizando-se de antigas trilhas indígenas.

Adaptado do Guia Educação Patrimonial Guarulhos: História, Cultura e Meio Ambiente/Secretária Municipal de Educação -Prefeitura de Guarulhos