© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

Fique ligado: Grandes problemas marcam aniversário de Guarulhos, o drama da falta de remédios, e outras notícias

December 7, 2017

 

FESTAS NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE CONTORNAM SEUS GRANDES PROBLEMAS

Nesta sexta (8), Guarulhos completa 457 anos. Há uma insatisfação generalizada na cidade, depois das esperanças de 84% dos eleitores que optaram por algo novo na sua direção. O primeiro ano se conclui com a persistência e até agravamento dos grandes problemas, especialmente na saúde, na mobilidade urbana, na segurança, no desemprego e nas dificuldades financeiras de pessoas e empreendimentos. A nova gestão optou pelo caminho da privatização e terceirização de serviços, que espera aplicar em grandes doses no próximo ano. Já foram concedidos a empresas privadas os hospitais. As vagas de creches vão aos poucos sendo transferidas a entidades privadas. A Prefeitura adquiriu o aterro do lixo e o entregou à operação privada. No próximo ano estão na mira das privatizações os cemitérios, os terminais de ônibus, os ginásios esportivos, e a venda de patrimônio público.

 

NENHUMA INAUGURAÇÃO IMPORTANTE NO MÊS DO ANIVERSÁRIO  

Nenhuma inauguração importante está na programação do aniversário da cidade e nenhum novo programa social entrou em funcionamento para enfrentar os efeitos perversos da crise que amplia o número de famílias pobres.  Nenhum dos CEUs inconclusos foi terminado. As obras do trevo de Bonsucesso não avançaram e nenhuma outra intervenção urbana importante foi iniciada, nem na conservação das vias públicas.  Os ginásios Thomeozão, João do Pulo, Fioravante não foram reformados. Nenhuma obra importante para a produção e abastecimento de água foi executada. Nenhum avanço no tratamento de esgotos. Nenhum programa social de apoio aos desempregados existiu em 2017, como o Bolsa Auxílio ao Desempregado e o Oportunidade ao Jovem, que existiam desde 2001.

 

FESTAS E ATIVIDADES LÚDICAS PROGRAMADAS PARA O FERIADÃO

Enquanto isso, a nova gestão tem se aplicado na promoção de eventos de todo tipo, em atividades lúdicas, publicidade, e feito um esforço de limpeza urbana sem muito êxito. A principal novidade no aniversário da cidade é a inauguração da fonte luminosa do SAAE no Bosque Maia, junto com a inauguração da árvore de Natal, doada pela famosa empresa local, a Bauducco, que completa 65 anos. O setor privado vai promover as hamburgadas nos CEUs (hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes, tudo o que não se devia propagar como bom hábito alimentar para as crianças). No domingo (10) haverá a tradicional Corrida de Guarulhos (10 quilômetros e 5 quilômetros), partindo do Bosque Maia, com início às 7:20 horas.

 

FALTA CRÔNICA DE INSUMOS E REMÉDIOS NAS UNIDADES DE SAÚDE

Faltam médicos e remédios nas unidades de saúde. O vereador Rômulo Ornelas  constatou estes problemas ao percorrer nesta quarta (6) várias UBSs da região dos Pimentas  (Vila Any, Alvorada, Marcos Freire, Jandaia, Jurema) e o pronto atendimento Dona Luiza. A comunidade de São Rafael na região da Vila Galvão, por exemplo, reclama que não consegue consulta médica, nem medicamentos, nem exames. Em estudo feito pela vereadora Janete Pietá, a partir de informações solicitadas à Secretaria da Saúde e obtidas na segunda metade de novembro, foi constatada a falta de estoque ou a total ausência de insumos e remédios, alguns há mais de três meses. Eram 383 itens que faltavam. Entre eles, 132 insumos médicos (como luvas cirúrgicas, fios para suturas, seringas, agulhas, drenos, ataduras, sonda gástrica, protetor para queimaduras, filme para raio-x, etc). Maior ainda é a falta de insumos odontológicos, 178 itens (como brocas, resinas, comento, dentes, espátulas, limas para limpeza de canal, bicarbonato , etc).  Foi identificada também não ter disponíveis 73 itens de medicamentos de uso interno e para distribuição (como antibióticos, anti-inflamatórios, antivírus, tranqüilizantes, medicamentos para pressão alta, diabetes, gastrite, úlcera, vitaminas para crianças, sulfato ferroso para gestantes, etc).

 

COMO A PREFEITURA EXPLICA A FALTA DE INSUMOS E MEDICAMENTOS

A Prefeitura, através de seu setor encarregado de compras, elenca várias razões para a falta de um grande número de insumos e medicamentos , um ano após o início da nova gestão. Entre as razões: demora nos trâmites burocráticos para compras; ausência de oferta de produtos em várias licitações; diferença de preços definidos pelo setor público com os preços ofertados pelos fornecedores; escassez de matéria prima na indústria; dívidas anteriores à atual gestão com fornecedores. A Prefeitura alega que, em alguns casos, faz compras emergenciais, mas que não pode colocar tal expediente como regra.  A diretoria administrativa financeira já foi trocada três vezes este ano e a situação precária continua. Uma demonstração de que o problema está mais em cima. O secretário da Saúde, Dr. Sérgio Iglesias, terá um encontro com representantes dos usuários da região dos Pimentas, nesta quinta (7), na parte da manhã, no PA Dona Luiza, como retorno de reunião anterior ocorrida na igreja de Santo Antônio dos Pimentas.

 

PROPOSTA DE NOVO PLANO DIRETOR DE GUARULHOS PUBLICADA ONTEM (6)

No Diário Oficial de ontem (6), está publicada a proposta da Prefeitura de novo Plano Diretor para a cidade de Guarulhos, prometido inicialmente para o mês de agosto. O Plano Diretor tem a função de orientar o crescimento da cidade, especialmente nas suas diversificadas zonas, e a superação ou mitigação de seus problemas, pelo menos nos próximos dez anos. Ele deve trazer também os instrumentos que permitam ao poder público ter os recursos para viabilizar seus grandes planos de mobilidade; de moradia; de atividades econômicas; de equipamentos de saúde, educação, cultura, esportes, lazer; e de outras necessidades da cidade. Guarulhos só teve dois planos diretores, um no período da ditadura militar quando a cidade estava sob intervenção, em 1971; outro, no período democrático, 2004, plano ainda atualmente em vigor.

 

A REVISÃO DO PLANO DIRETOR COMEÇOU EM 2011

A gestão anterior à atual começou os estudos para revisão decenal do Plano no final de 2011. Foi contratada empresa para assessoria técnica, levantamento de dados e elaboração de propostas preliminares, e para coordenar as oficinas participativas, realizadas em 2012. Depois, só em 2015 foi retomada a elaboração do Plano em plenárias regionais e de segmentos. Paralisou em 2016. A Prefeitura retomou estas atividades em 2017, com oficinas regionais, de segmentos, e debates entre técnicos e com o Conselho de Política Urbana. A proposta agora publicada, chamada de minuta, vai ser objeto de oficinas e reuniões (três territoriais e três com segmentos da sociedade) ao longo do mês de janeiro de 2018. Depois haverá duas grandes audiências, uma no Centro, outra nos Pimentas. Depois, o projeto será encaminhado para a Câmara Municipal que fará audiências públicas, debates, e votação da lei no primeiro semestre do próximo ano. O novo Plano Diretor então chegará com 4 anos de atraso.

 

Leia mais: Rompimento de cabos de fibra ótica deixa muitos guarulhenses sem internet o dia todo

 

 

 

NOITE MUSICAL NA UNIFESP, NO PIMENTAS, NESTA QUINTA  (7)

O teatro Adamastor Pimentas, na Unifesp, Nova Cidade, terá na noite desta quinta (7), às 19:30 horas, um evento musical organizado pela direção da escola municipal Ione Gonçalves Conti, do Jardim Tupinambá, Pimentas, e pelo maestro Vanderlei Banci. A escola de ensino fundamental tem cerca de 900 alunos. O coral Educanção, dirigido pelo maestro, apresentará músicas de Natal. Haverá a participação de outros grupos musicais da região, com violinos, percussão, canto, músicas de Tom Jobim, Milton Nascimento, Beto Guedes.

 

PROCURADORES MUNICIPAIS TENTAM MAIS PRIVILÉGIOS COM AVAL DO PREFEITO

Enquanto a cidade sofre seus vários grandes problemas, a Câmara de Guarulhos tem em sua pauta de votação desta quinta (7) mais um projeto do atual prefeito que beneficia a categoria mais bem paga do funcionalismo municipal: os procuradores (advogados) da Prefeitura. Pelo projeto de lei 5.599, de 2017, os procuradores passam do regime da CLT (que se tornou mais precário com a reforma trabalhista) para o regime estatutário sob legislação trabalhista própria da Prefeitura de Guarulhos. Passarão a ter direito a licença-prêmio, melhorias salariais por quinquênio e sexta-parte, aposentadoria integral, e muitos outros benefícios hoje de pouco mais de mil dos 24 mil servidores municipais. Os procuradores não querem esperar a resolução geral de regime único para todos os servidores. Espertamente, com o aval do prefeito, eles querem passar antes ao regime estatutário, para, lá adiante, se algum direito a menos ocorrer, eles possam propugnar no Judiciário por direitos adquiridos.

 

TIRIRICA RENUNCIA AO MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL

O ‘abestado’ como ele mesmo se chama, o artista popular Tiririca, que foi um dos campeões de voto nas eleições de 2010 e se reelegeu bem votado em 2014, renunciou ontem a seu mandato de deputado federal e, segundo diz, a qualquer cargo público futuro. Disse ele, em seu primeiro e último discurso na Câmara: “Estou saindo muito chateado com a nossa política, com o nosso parlamento. O que eu vi nos sete anos aqui, eu saio totalmente com vergonha. Não são todos, tem gente boa aqui dentro. Mas, seria hipócrita se eu saísse daqui e não falasse realmente que estou decepcionado, decepcionado com a política brasileira, decepcionado com muitos de vocês, muitos”.  Tiririca retoma assim o que a pesquisa Datafolha auferiu: apenas 5% dos pesquisados considera ótimo ou bom o Congresso Nacional brasileiro. E prosseguiu: “Nunca brinquei aqui dentro, votei de acordo com o povo”. Realmente, Tiririca votou contra os principais projetos do governo Temer, como: o corte de gastos na saúde, educação e programas sociais; a terceirização generalizada; a reforma trabalhista. E votou pela aceitação da denúncia da Procuradoria Geral de Justiça contra Temer e seus principais ministros.

 

Saiba mais em GRU360.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload