© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

Fique ligado: 457 anos de Guarulhos,e outras notícias

December 8, 2017

 

 

 

GUARULHOS, DE UMA PEQUENA ALDEIA A QUASE 1 MILHÃO E 400 MIL HABITANTES

A cidade de Guarulhos, que completa 457 anos nesta sexta (8 de dezembro), fez parte de São Paulo até 1880. Virou então município naquele ano, no final do Império. Mais tarde, de Guarulhos se emancipou Mairiporã (1889), de quem saiu Franco da Rocha (1944), do qual saiu Caieiras (1959), e de quem saiu Francisco Morato (1964).  Até 1940, Guarulhos foi uma pequena cidade. Cresceu principalmente a partir daquela década, quando começou a se ampliar a atividade industrial, que atraiu a migração vinda das regiões rurais do Nordeste, do interior de São Paulo, do interior de Minas, e do Paraná. Entre 1940 e 1950 a população triplicou, chegando a 100 mil habitantes. Entre 1960 e 1970 somaram-se aos anteriores mais 135 mil habitantes. Em 1980 a população ultrapassou os 500 mil. Foi a 800 mil no início da década de 1990. E a 1 milhão e 70 mil no início deste século. Agora está beirando 1 milhão e 400 mil. O crescimento atual se dá principalmente pelos nascimentos locais, embora ainda ocorra uma migração para novos conjuntos verticalizados mais baratos do que nos bairros da Capital, e por razões de trabalho, principalmente no aeroporto.

 

GUARULHOS FOI SE FORMANDO SEM PLANEJAMENTO AO SABOR DO MERCADO IMOBILIÁRIO

A cidade foi se formando por loteamentos abertos conforme o interesse dos proprietários das glebas que eram ligadas pelas antigas estradas, atuais avenidas. E se formou com centros industriais que, nesta e em outras cidades da região metropolitana, cercavam São Paulo. Depois, as residências, por sua vez, cercaram os centros industriais. E a pobreza levou à formação de favelas e ocupações em áreas públicas ou particulares. Guarulhos, desde os anos 50, foi cortada por três grandes rodovias e dividida por um grande aeroporto. Reorganizar a circulação, a mobilidade numa cidade assim formada, com ruas normalmente estreitas, e alocar os serviços públicos em todas as suas diversificadas regiões, é o maior desafio que persiste quando a cidade completa 457 anos.

 

ALGUMAS ATIVIDADES NO FERIADÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

A tradicional missa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, será, como sempre, às 8 horas na Catedral de Guarulhos, celebrada pelo bispo Dom Edmilson Amador Caetano. Em frente à Catedral, na Praça Teresa Cristina, a Associação Amigos do Patrimônio Histórico iniciará uma caminhada cultural e educativa pelo Centro histórico da cidade. A concentração é chamada para as 9 horas. Durante o dia 8 haverá nos CEUs um conjunto de variadas atividades. No dia 9 (sábado), na Biblioteca Monteiro Lobato, rua João Gonçalves, a partir das 9 horas, haverá um seminário sobre o patrimônio histórico de Guarulhos. No domingo, às 7:20 horas inicia-se a Corrida Cidade de Guarulhos, em frente ao Bosque Maia. Ainda no domingo (10) de manhã, haverá um Bazar de Natal na Igreja da comunidade luterana de Guarulhos, rua Cidade de Lion, 129, Picanço.  

 

ORQUESTRA JOVEM DE GUARULHOS NESTA SEXTA (8) À TARDE, E TEATRO À NOITE

A Orquestra Jovem de Guarulhos apresenta nesta sexta (8), feriado do aniversário da cidade, às 16 horas, no Teatro Adamastor, Centro, a Sinfonia nº 3 de Saint-Saëns , com órgão, obra de 1886, e As Quatro Estações Portenhas, de Astor Piazzola, composta entre 1965 e 1970, inspirada numa das mais conhecidas obras da música clássica, As Quatro Estações de Vivaldi (1723).  A Orquestra Jovem completa 14 anos nesta data, sempre sob a direção do maestro Emiliano Patarra. A entrada é grátis. Na parte da noite, a peça de teatro Monólogos da Vagina cobra ingressos de 80 reais e 40 reais (meia). Escrita por uma autora norte-americana, está há 17 anos em cartaz no Brasil. Trata de uma maneira bem humorada a relação da mulher com sua própria sexualidade, de uma forma direta e livre de preconceitos. A mais famosa atriz guarulhense, Adriana Lessa é a artista do espetáculo, sob a direção de Miguel Falabella.

 

NOVO TÍTULO DE ELEITOR COM BIOMETRIA TAMBÉM NA SEXTA (8) E SÁBADO (9)

Os cartórios eleitorais funcionarão normalmente em Guarulhos nesta sexta (8) e neste sábado (9), das 9 às 18 horas, para a confecção dos novos títulos eleitorais com biometria e foto tirada gratuitamente na hora, no próprio cartório eleitoral. O prazo para fazer esta mudança obrigatória terminará em 23 de março de 2018. Quem não renovar seu título nos novos moldes terá o cancelamento de sua inscrição de eleitor/a. Para renovar o título, as pessoas precisam levar o RG e o título de eleitor originais e um comprovante de residência atual no nome da pessoa. Se o comprovante estiver em nome de outro/a no local em que a pessoa que vai renovar o título reside, esta deverá trazer uma declaração de que lá reside, com seu nome e RG, assinada pela pessoa em cujo nome está o comprovante de residência, também com nome e número do RG. Uma central de biometria, que está atendendo com maior rapidez a eleitores/as de qualquer zona eleitoral, situa-se na Cidade Jardim Cumbica, Rua João Veloso, 1181. Outros cartórios também funcionam nesta sexta (8) e sábado (9) e nos demais dias úteis: Rua Luís Faccini, 344, Centro (várias zonas eleitorais); Rua Caririaçu, 32, Jardim Cumbica ( zona 395); Avenida Monteiro Lobato, 1025, Macedo (zona 185).

 

 

 

PREFEITO MARCA REUNIÃO COM MORADORES AMEAÇADOS DE DESPEJO NO DOMINGO

A Prefeitura de Guarulhos está marcando no domingo (10) de manhã, no Paço Municipal, reunião do prefeito com os moradores ameaçados de despejo por ação do Ministério Público avalizada pelo Judiciário. Até então, a mobilização dos moradores contra os despejos era feita por movimentos de moradia e parlamentares do PT. Antes do domingo as lideranças dos movimentos de moradia que organizam a defesa dos moradores vão se reunir e deliberar novas ações. A Prefeitura está pressionada por dois lados: pelo Judiciário, para remover e alojar mais de 5 mil famílias, e urbanizar outras áreas com número correspondente de famílias. De outro lado, com a mobilização de moradores, lideranças sociais e parlamentares do PT, contra os despejos,e a favor da urbanização das áreas.

 

GOVERNISTAS MARCAM ÚLTIMA SEMANA ANTES DO NATAL PARA VOTAR REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A busca de um acordo entre a presidência e lideres governistas da Câmara com o governo do interino Temer levou-os a marcar a semana que começa em 18 de dezembro para votação na Câmara Federal da reforma da previdência. O governo e os líderes de sua base pretendem obter até lá os 308 votos para garantir a aprovação das mudanças constitucionais. Até agora eles consideram que têm 270 votos. Para conseguir o restante o governo está se propondo a devolver os cargos e as benesses dos deputados que os perderam ao votar pelo prosseguimento da ação criminal contra Temer que havia sido proposta pela Procuradoria Geral da República. O presidente da CUT, em recente ato na Avenida Paulista, declarou que, se for à votação a reforma, as centrais voltarão a convocar uma greve nacional.

 

Saiba mais em GRU360.com

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload