Moradores de Guarulhos devem ficar atentos aos sintomas e cuidados com a febre amarela

December 13, 2017

No ultimo dia 28  de novembro, um macaco foi encontrado morto no pesqueiro na Estrada de Veigas, no bairro Marmelo. A causa da morte, segundo o Instituto Adolfo Lutz, foi febre amarela.

 

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida  pelo Haemagogus e Sabethe.

 

Fatores e riscos:

 

Pessoas que nunca entraram em contato com a febre amarela ou nunca se vacinaram contra ela correm o risco de contrair a doença ao viajarem para locais em que a doença é ativa, mesmo que não haja casos recentes reportados nestas regiões.

 

O risco é maior para as pessoas com mais de 60 anos de idade e qualquer pessoa com imunodeficiência grave devido a HIV/AIDS.

 

Sintomas de Febre amarela

 

Muitas pessoas que contraem a febre amarela não apresentam sintomas, e quando os apresentam, os mais comuns são:

Febre

Dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas

Dor de cabeça

Perda de apetite

Náuseas e vômito

Olhos, face ou língua avermelhada

Fotofobia (incapacidade contato visual com a luz)

Fadiga e fraqueza.

 

Os sintomas nesta fase aguda da doença costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.

 

No entanto, uma pequena porcentagem de pessoas pode desenvolver sintomas mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples. Nesta fase chamada de tóxica, o vírus pode atingir diversos órgãos e sistemas, mas principalmente o fígado e rins.

 

Os sintomas dessa fase são:

Retorno da febre alta

Icterícia, devido ao dano que o vírus causa no fígado

Urina escura

Dores abdominais

Sangramentos na boca, nariz, olhos ou estômago.

 

 

 

Em casos mais graves o paciente pode apresentar delírios, convulsões e até entrar em coma.

 

Pessoas que são diagnosticadas com febre amarela devem estar atentas ao aparecimento dos sintomas iniciais e observar se os sintomas mais graves se manifestarem, para busca de ajuda médica.

 

Os sintomas da febre amarela podem ser confundidos com malária, leptospirose, hepatite viral e dengue hemorrágica. Já os sintomas de dengue comum também se assemelham, apesar de serem um pouco mais leves.

 

Vacinação em Guarulhos:

 

Após a confirmação da morte do primeiro macaco por febre amarela, as UBS da região passaram a disponibilizar vacinas contra a febre amarela aos frequentadores do Pesqueiro e bairros próximos.

Confira os bairros:

Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia,  Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi.

 

Para saber os demais pontos de vacinação na cidade, clique aqui.

 

Saiba mais em GRU360.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus