Programa Estadual Mulheres de Peito chega a Guarulhos

December 18, 2017

 

Guarulhos recebe nesta segunda-feira, (18), a carreta da mamografia estacionada na Alameda dos Lírios nº 145, no Parque Cecap. Mulheres de 35 a 49 anos, com pedido médico, RG e cartão do SUS e mulheres acima de 50 anos mesmo sem solicitação médica poderão fazer exames de mamografia gratuitamente. Serão realizados 50 exames diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e 25 aos sábados das 9h às 13h até 4 de janeiro de 2018, O resultado da mamografia será entregue 20 dias após a realização do exame na UBS Cecap.

 

Causas do câncer de mama

 

A Organização Mundial de Saúde  (OMS) estima que cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama ocorram no mundo. É o tipo de câncer mais popular na população feminina e a causa mais frequente de morte por câncer.

 

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial. A OMS percebeu que mulheres entre 50 e 70 anos são mais propensas a ter a doença mas que o câncer torna-se uma consequência de sintomas que começam a aparecer à partir dos 35 anos.

 

Os fatores que expõem mulheres ao câncer de mama são classificados entre os inevitáveis e os que podem ser evitados por meio da mudança ou incorporação de hábitos e comportamentos, possibilitando assim a intervenção direta dos programas de prevenção.

 

 

 

Na primeira classificação - INEVITÁVEIS - temos as seguintes características: sexo feminino, idade maior que 55 anos, predisposição genética, antecedência pessoal e familiar, alta densidade mamária,  menarca precoce ou menopausa tardia.

 

Já os fatores de risco que podem ser EVITADOS, minimizando em tese as chances de câncer, são: migração, exposição à radiação ionizante, primeira gestação depois dos 30 anos, uso de terapia de reposição hormonal, não amamentar, consumo de álcool, fumo, abuso de gordura animal e obesidade.

 

A presença de fatores de risco isolados ou combinados em uma pessoa não indica probabilidade de que ela vá desenvolver a doença, mas que existe uma predisposição maior.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now