© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: ORÇAMENTO DA PREFEITURA DE GUARULHOS PARA 2018, E OUTRAS NOTÍCIAS

December 27, 2017

PREFEITURA DE GUARULHOS ESPERA TER 3 BILHÕES E 600 MILHÕES DE REAIS EM 2018

Pelo orçamento previsto para 2018, publicado neste final de ano, a Prefeitura de Guarulhos espera dispor 3 bilhões e 600 milhões de reais para seus gastos em 2018. A quantia parece grande, mas para avaliar o que significa na prática, é bom lembrar: os números são levemente inferiores aos previstos para o ano que está terminando. Se depender de números, o cenário de 2018 tende a ser semelhante a 2017.

 

DISTINGUIR OS VALORES DA PREFEITURA, SAAE, CÂMARA, E PREVIDÊNCIA

Quando se fala que o orçamento do município de Guarulhos previsto para 2018 é de 4 bilhões e 385 milhões de reais, é preciso distinguir o que é mesmo da Prefeitura (3 bilhões e 600 milhões) e o que vai para outras áreas do sistema público municipal. O sistema de água e esgoto (SAAE), está incluído naquele valor total. São previstos 468 milhões de reais, com arrecadação própria pelas taxas de água e esgoto que cobra, e para os gastos próprios na operação do sistema e no pagamento de suas dívidas. Para a previdência de pouco mais de 2 mil servidores ativos e inativos que têm regime próprio, o IPREF, são destinados 195 milhões de reais (uma parte vem da contribuição previdenciária deles). Para a Câmara Municipal, são 116 milhões de reais. Para pagar o pessoal e despesas de uma agência reguladora de saneamento (AGRU), em extinção, são 6 milhões de reais.  

 

HOJE (27) ABRE UPA EM NOVA CUMBICA NO LUGAR DO PA FECHADO NO TABOÃO

Finalmente, depois de dois anos de espera e prédio pronto, abre a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Cumbica, construída pela gestão anterior com recursos do governo federal. Mas o preço de abri-la é pago pela região do Taboão, Recreio São Jorge, Cabuçu, que tiveram fechado o seu Pronto Atendimento para uma reforma com prazo previsto (não certo) de um ano. Os funcionários da Fundação ABC que atendiam no PA Paraíso, e os equipamentos, foram transferidos para o bairro distante do outro lado da Via Dutra. O que uns ganham, outros perdem.

 

PAPA FRANCISCO FALA CONTRA O MODELO ATUAL DE DESENVOLVIMENTO

O Papa Francisco, de 81 anos, tenta arejar o conservadorismo que havia sido marca de seus dois antecessores. Além de buscar mais compreensão do que repressão nas questões de costumes (divórcio, homossexualidade), o Papa católico insiste em defender os direitos dos pobres, dos imigrantes e dos refugiados. Na sua declaração do dia de Natal ele destacou que o atual modelo de desenvolvimento vigente no mundo provoca a degradação humana, social e ambiental. Se os líderes católicos em cada país e os cerca de um bilhão e 200 milhões de católicos no mundo seguissem à risca o pensamento de Francisco, o mundo tenderia a sofrer enormes transformações.

 

 

DADOS DO IBGE: NO BRASIL, VOLTOU A CRESCER A POBREZA QUE ANTES CAÍA

A análise dos dados divulgados pelo IBGE e outros órgãos de pesquisa no final deste ano mostra que inverteu-se a tendência que havia levado à redução da pobreza no Brasil entre 2004 e 2014. Naqueles dez anos, 40 milhões de brasileiros e brasileiras haviam deixado a pobreza, conforme os parâmetros da ONU. Agora milhões estão voltando a ser classificados como pobres. Os mais pobres, assim considerados em extrema pobreza, tinham baixado para 8 milhões de pessoas em 2014. Agora, os dados de 2016 mostram que os mais pobres subiram para 13 milhões. Nem todas as conquistas anteriores foram perdidas. Mas, a continuar o ritmo atual o Brasil vai regredir em pobreza ao século passado.

 

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SÃO AS MAIS PREJUDICADAS PELA POBREZA CRESCENTE

Segundo análise de dados do IBGE, em 2016, são 42 milhões de brasileiros e brasileiras com idade até 14 anos. O dado preocupante é que metade desta população é classificada como pobre no ano de 2016. As consequências negativas para o futuro do país são evidentes, quando 21 milhões de pessoas sofrerão repercussões futuras ao viver uma infância e adolescência na pobreza. Isto se agrava quando a moda dos governos é cortar os programas sociais. O Bolsa Família não foi reajustado em 2017. Boa parte dos estados e das prefeituras cortaram programas sociais. É o caso da Prefeitura de Guarulhos, que passou todo o ano de 2016 e 2017 sem os programas Bolsa Auxílio ao Desempregado e Oportunidade ao Jovem, que, desde 2001, pagavam uma quantia mensal em dinheiro a milhares de adultos e jovens desempregados, em troca de serviços comunitários e formação profissional.

 

REVELADO ACORDO SECRETO DO PRESIDENTE DO PERU PARA NÃO CAIR

A libertação do ex-presidente Alberto Fugimori, condenado a 25 anos de prisão por ordenar massacres de seus opositores, decretada no Natal pelo atual presidente do Peru, Pedro Kuczynski, revelou o acordo secreto que o atual presidente fez para se salvar da cassação pelo Congresso Nacional na semana passada. Corriam rumores de que ele havia feito tal acordo com o filho do ex-presidente que lhe garantiu 9 votos contra a cassação evitada por poucos votos. Ele negava. Mas seu ato revelou o engano que revoltou setores do parlamento peruano que votaram para sua manutenção no cargo esperando que ele cumprisse a promessa de não libertar o ex-presidente. A instabilidade da instituição presidencial vai continuar. Os descontentes esperam lhe dar o troco logo adiante.

 

Saiba mais em GRU360.com

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload