FIQUE LIGADO: DESPEJOS EM GUARULHOS VÃO A TRIBUNAL INTERNACIONAL, BALANÇO FINANCEIRO DA PREFEITURA DE GUARULHOS,E OUTRAS NOTÍCIAS

December 29, 2017

 

DESPEJOS EM MASSA EM GUARULHOS VIRAM CASO INTERNACIONAL

O caso dos despejos em massa em andamento em Guarulhos, ameaçando simultaneamente mais de 5 mil famílias em todas as regiões da cidade, vai ser analisado de 13 a 17 de março, em Salvador, Bahia, na 7ª sessão mundial do Tribunal Internacional de Despejos, no âmbito do Fórum Social Mundial. Este Tribunal é uma iniciativa de dezenas de entidades da sociedade em diversos países do mundo. Seu suporte principal vem de instituições da Espanha, França e Suíça. No Brasil, o Tribunal estará sendo auxiliado por uma dezena de entidades nacionais de defesa da moradia. A referência básica para os julgamentos do Tribunal é o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais, documento da Organização das Nações Unidas (ONU), que se transformou em lei no Brasil em 1992. A urgência e abrangência do caso de Guarulhos, proposto pelo Ministério Público, com prazos curtos (120 dias) para aplicação das decisões judiciais da 2ª Vara da fazenda Pública, colocarão o caso de Guarulhos entre os prioritários.

 

O RECESSO JUDICIAL INTERROMPEU O DIÁLOGO SOBRE OS DESPEJOS

O recesso judicial, que vai até 8 de janeiro, e as festas de fim de ano, deram um pequeno alívio, temporário, às famílias ameaçadas. Mesmo assim ocorreram reuniões, como a do Jardim Arapongas na terça (27), para recolher as assinaturas das famílias ameaçadas indicando seus representantes para a Defensoria Pública providenciar sua defesa. No caso do Arapongas, o recurso da Prefeitura conseguiu no Tribunal de Justiça o prolongamento do prazo de 4 meses para 12 meses para retirada das famílias e demolição das casas. As conversações dos movimentos de moradia e parlamentares com o Judiciário, o Ministério Público, a Prefeitura, vão retomar logo após o final do recesso judicial.

 

PREFEITURA DE GUARULHOS ARRECADA EM 2017 UM POUCO ABAIXO DE 2016

Considerados os dez primeiros meses de 2017 (balanço de outubro, faltando ainda o último bimestre que nesta semana se encerra), a Prefeitura de Guarulhos arrecadou um pouco menos do que em 2016, no mesmo período, quando descontada a inflação. Este resultado negativo se deve principalmente aos cortes do governo federal nos repasses para educação, assistência social, saúde e investimentos. Exemplo é a questão de investimentos. De um total de 3 bilhões de reais arrecadados em dez meses, apenas 12 milhões foram liberados pelo governo federal para investimentos. Isso numa Prefeitura governada por agentes políticos que apoiaram a derrubada de Dilma e a subida de Temer ao governo. Se fôssemos apenas olhar para a arrecadação de impostos, o saldo seria positivo. O IPTU e o ISS tiveram um ganho acima da inflação, o mesmo ocorrendo com o ICMS, IPVA, e o Fundo de Participação dos Municípios.

 

ENQUANTO A CRISE ATINGE O POVO E EMPRESAS, OS RENTISTAS LUCRAM EM 2017

O resultado final da Bolsa de Valores de São Paulo no ano de 2017 foi altamente positivo para quem aplicou nela sua riqueza, sem produzir nem trabalhar. O índice de valorização no ano das ações mais importantes foi de quase 27%. Portanto, quem tinha 100 milhões de reais aplicados no início do ano teve em Feliz Natal de 27 milhões de reais a mais. Enquanto isso, a população amarga mais de 12 milhões de desempregados, os salários foram se desvalorizando, os governos arrecadaram menos e cortaram gastos sociais, as empresas demitiram para cortar custos, as médias e pequenas empresas fazem de tudo para não quebrar, quem tem imóveis para alugar ou ficaram vazios ou tiveram que cortar o valor do aluguel, etc.

 

Leia Mais: Motoristas podem acessar valor do IPVA no site da Fazenda

 

 

OS MAIS RICOS DO MUNDO AUMENTARAM EM 20% SUAS FORTUNAS EM 2017

Uma agência especializada em economia mundial, a Bloomberg, divulgou ontem (28) que os 500 cidadãos mais ricos do mundo tiveram um acréscimo de 20% em suas fortunas no ano de 2017. O incremento da riqueza deles veio principalmente da valorização das ações que eles detêm no mercado mundial.  Os bilionários do setor de tecnologia foram os que mais tiveram implemento em suas fortunas, comprando ações de outras empresas e valorizando as suas. Não é só no Brasil que os ricos ficam mais ricos enquanto aumenta o número de pobres e as dificuldades dos cidadãos normais, 90% da humanidade. Tem razão o Papa Francisco quando afirmou no Natal que o atual modelo de desenvolvimento vigente no mundo provoca a degradação humana e social.     

 

Saiba mais em GRU360.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now