© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: ENEM, PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ, ATO EM DEFESA DE LULA

January 19, 2018

 

ABERTAS AS INSCRIÇÕES DO ENEM PARA 239 MIL VAGAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Foram publicados ontem os resultados individuais e gerais do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, realizado em novembro último. Participaram do exame 4 milhões e 700 mil estudantes (faltaram 2 milhões de inscritos). A partir de 23 de janeiro até o dia 26, estarão abertas as inscrições para as 239 mil vagas abertas em 100 universidades públicas e 30 universidades estaduais para as quais o ENEM substituiu os antigos vestibulares. Embora tenha crescido bastante o número de universidades federais na década passada, a comparação entre os que fizeram o exame e a oferta de vagas mostra o quanto tem que avançar ainda o país na oferta de ensino superior gratuito. O atual governo federal cortando verbas na área da educação está indo na contramão desta necessidade.

 

NOTA MÉDIA DOS ESTUDANTES NO ENEM GIROU POUCO ACIMA DE CINCO

Continue lendo depois da propaganda...

O ENEM adota o número mil como referência para as notas. No exame realizado em novembro passado, a nota média dos participantes ficou entre 558 em redação e 510 em física, química, biologia e língua portuguesa. A nota média em matemática foi 518. É uma demonstração de quanto ainda deve melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem no país. O tema muito específico da redação “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” levou 5% dos participantes a ter nota zero por fugirem do assunto. As inscrições de alunos e alunas do ensino médio para o novo ENEM de 2018 serão feitas entre 7 e 18 de maio. O exame será em novembro.

 

GREVE DO METRÔ ONTEM, VOLTA À NORMALIDADE HOJE

Nesta manhã de sexta-feira (19), o funcionamento das linhas do metrô de São Paulo voltaram à normalidade. A paralisação não foi por aumento salarial e sim contra a privatização das linhas 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo até Chácara Klabin, próximo à Vila Mariana) e 17-Ouro de monotrilho (Morumbi até Jabaquara).

 

LEILÃO DAS LINHAS É MANTIDO, METROVIÁRIOS ACREDITAM QUE LICITAÇÃO ESTÁ DIRECIONADA PARA VITÓRIA DA CCR

Na noite de ontem, o juiz Adriano Laroca, da 12ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, barrou a licitação das linhas 5-Lilás do Metrô e 17-Ouro do metrô de São Paulo. Porém, poucas horas depois, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu a decisão e manteve o leilão.

O Sindicato dos Metroviários, que organizou uma  greve ontem, é contra a privatização da linha Lilás pelo possível corte de funcionários e por acreditar que a licitação está encaminhada para a vitória da CCR, que coordena a linha 4-Amarela ao lado da japonesa Mitsui. Continue lendo depois da propaganda...

 ATO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS EM DEFESA DE LULA EM SÃO PAULO

Nesta quinta feira (18), a Casa de Portugal, no Bairro da Liberdade, em São Paulo, ficou lotada com o Ato de Artistas e Intelectuais em Defesa de Lula, do seu direito de ser candidato e da democracia. Artistas como Ailton Graça, Celso Frateschi, Tata Amaral, Laís Bodanzky, Sérgio Mamberti, Gustavo Mendes, Leci Brandão e vários outros falaram pelos artistas em ato pelo direito do ex-presidente de concorrer à eleição. Ana Cañas, Renato Braz, Bruno Ramos e Alice Ruiz fizeram apresentação artísticas em demonstração de apoio ao ex-presidente.

O ato também teve a participação de intelectuais como Celso Bandeira de Melo e Fábio Konder Comparato, que declarou que "depois de cinco séculos de domínio, a oligarquia brasileira está com medo e por isso querem impedir Lula de ser candidato". O filósofo norte-americano Noam Chomsky mandou uma mensagem de apoio. Até mesmo Raduan Nassar, conhecido por falar pouco, fez um comentário em defesa de Lula.

Várias lideranças de partidos e movimentos sociais também participaram do ato, como Guilherme Boulos, Orlando Silva, Gilberto Maringoni, Wagner Freitas, Celso Amorim, Luiz Dulci, Aloizio Mercadante, Alexandre Padilha, Fernando Haddad, Eleonora Menicucci e Paulo Vannuchi, além de Luiz Marinho, atual presidente estadual do PT.

Em sua fala Lula afirmou: "Eu jamais colocaria vocês numa luta dessas, se não tivesse a consciência completa de minha inocência".

 

SEM APOIO FINANCEIRO, EQUIPE DE GINÁSTICA DE GUARULHOS QUE SE CLASSIFICOU PARA O MUNDIAL DESISTE DE PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO

Apesar da celebrada classificação para a disputa do Mundial de Ginástica Acrobática na Bélgica, as atletas da equipe de ginástica acrobática de Guarulhos Deborah Teixeira, Gabriella Moíno e Giovana Marinho não irão disputar a competição que está prevista para acontecer no começo do mês abril por falta de recursos financeiros.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload