© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: PT LANÇA LULA CANDIDATO A PRESIDENTE, A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA NA HISTÓRIA, FEBRE AMARELA FECHA ZOOs...

January 25, 2018

JUDICIÁRIO DE PORTO ALEGRE FAZ JULGAMENTO POLÍTICO DE LULA

Quem assistiu as alegações dos desembargadores de Porto Alegre, ao condenar, nesta quarta (24), o ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal dos estados do Sul, notou que Lula não foi condenado pelo tríplex do Guarujá. Sem que o admitissem claramente, os desembargadores julgaram Lula por seu período de presidente da República, alegando os escândalos de funcionários da Petrobras com empreiteiras. Por isso, em seu discurso ontem (24), na Praça da República em São Paulo, o ex-presidente declarou que a sua condenação é fruto de um pacto entre o Judiciário, a grande imprensa, e as elites brasileiras, para acabar com o PT e com as políticas sociais implementadas pelo partido no governo. Citou em especial, os aumentos reais dos salários, a garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários, a ampliação das universidades públicas, o financiamento estudantil e o Prouni, a reforma agrária, o fortalecimento das estatais, a independência da política externa em relação aos Estados Unidos.

 

O OBJETIVO EVIDENTE DOS JUÍZES É IMPEDIR QUE LULA SEJA CANDIDATO

Não é por acaso que um dos órgãos de imprensa, citados por Lula, de pacto com o Judiciário para acabar com o PT, a Folha de São Paulo, traz nesta quinta (25) a manchete: “Condenação deixa Lula distante da candidatura”. Outro órgão citado do pacto, a Globo, coloca como manchetes: “PT sai enfraquecido e seu eleitorado vira alvo de cobiça”; “Ministros do TSE consideram inevitável inelegibilidade de Lula”; “Aliados históricos já ensaiam abandono da candidatura petista”. Continue lendo depois da propaganda...

UM EXEMPLO CLÁSSICO NO MUNDO: O JUDICIÁRIO A SERVIÇO DA VITÓRIA DO NAZISMO

Um dos exemplos clássicos de uso político do Judiciário foi como o nazismo aproveitou-se do incêndio do Parlamento Alemão (o Reichstag), em 1933, para tirar das eleições o seu rival no eleitorado, o Partido Comunista Alemão, naquela época muito forte na população. O recém instalado governo de Hitler usou o episódio para, através da polícia e do Judiciário, prender os líderes comunistas, que tinham grandes chances de vencer as eleições. Eles, na prisão, foram impedidos de fazer a campanha eleitoral seguinte, que terminou sendo vencida pelos nazistas. A ação do aparelho judicial e policial a serviço da política foi decisivo para a consolidação do nazismo na Alemanha, com todas as consequências que conhecemos. Concluiu-se, após a queda do nazismo, que o incêndio foi uma provocação do próprio regime para incriminar o Partido Comunista e assim derrotá-lo nas eleições alemãs.

 

LULA LEMBROU EM DISCURSO A PERSEGUIÇÃO A TIRADENTES E A MANDELA

Em seu discurso nesta quarta (24), em São Paulo, Lula lembrou o processo contra Tiradentes, o herói nacional. Acusado por delatores de ser um dos líderes da oposição à política portuguesa no Brasil e buscar a independência nacional, depois de três anos de processo judicial, Tiradentes foi condenado à morte e seus partidários ao degredo na África. Lula lembrou também a perseguição a Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, o CNA, partido que lutou por décadas contra a discriminação dos negros e negras, o apartheid, na África do Sul. Lula agora foi condenado a 12 anos e enfrenta outros processos que podem levá-lo a novas condenações. Mandela, acusado de terrorismo, ficou preso durante 27 anos. Depois de uma campanha mundial por sua libertação, foi eleito presidente de seu país.

    

OUTRO EXEMPLO FAMOSO DO JUDICIÁRIO A SERVIÇO DE INTERESSES POLÍTICOS NA FRANÇA

Na França do final do século 19, numa época em que interessava aos governantes e ao exército uma campanha nacionalista e antissemita, um oficial judeu do exército francês, Alfred Dreyfus, foi acusado de ter se corrompido vendendo segredos militares aos alemães. Foi julgado, condenado à prisão perpétua, humilhado e despido publicamente, perdendo sua farda e insígnias, e quebrada sua espada. Apelou de sua condenação, mas, em novo julgamento, ela foi mantida. O caso dividiu o país, até famílias se dividiram. O clima de ódio se propagou entre os franceses. Só depois de 12 anos sua inocência foi reconhecida, quando uma grande campanha libertária provou que eram falsos os documentos em que se baseara a acusação. Depois de liberto, ele foi vítima de um atentado a bala perpetrado por um fanático opositor.

 

LEMBRANDO OUTROS PRESIDENTES PERSEGUIDOS: GETÚLIO, JUSCELINO, JOÃO GOULART

Três presidentes que praticaram em seus governos políticas positivas para as classes populares assalariadas foram intensamente perseguidos pelas elites e pela imprensa brasileira. Getúlio Vargas, o presidente pioneiro em direitos trabalhistas no Brasil, após intensa campanha da mídia que acusava de corrupção a ele e ao seu governo, preferiu suicidar-se a ser deposto em 1954. Nunca depois foi provado qualquer enriquecimento ilícito de Getúlio. Por sua vez, Juscelino Kubitschek, seu sucessor, foi cassado pelos militares em 1964, também acusado de corrupção nunca provada, porque era bem avaliado pelo povo e venceria as eleições em princípio marcadas para 1965, depois adiadas para 1967, e só realizadas em 1989. João Goulart, outro governante que acolhia reivindicações das classes populares trabalhadoras e era bem avaliado nas pesquisas, foi deposto em 1964, acusado de corrupção e de comunista, e morreu no exílio.

 

NESTA QUINTA (25), LULA SERÁ OFICIALIZADO CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2018

A direção nacional do PT, reunida nesta quinta (25) vai oficializar a candidatura de Lula a presidente nas eleições de outubro deste ano. O Diretório Nacional do partido, recentemente reunido, decidiu que não existe Plano B. Lula será candidato em qualquer circunstância. Por isso o lema adotado é “Eleição sem Lula é Fraude”. O PT, e vários partidos como o PCdoB, o PDT, o PSOL, e fortes movimentos sociais, sindicais, estudantis, e grande número de conhecidos artistas e intelectuais do país e do exterior, consideram que a interdição da candidatura de Lula é uma nova fase do golpe de estado perpetrado em 2016 com a deposição da presidente Dilma, seguido de retirada de direitos sociais, de privatizações, domínio internacional intenso da economia nacional, e submissão política aos Estados Unidos. São previstos tempos difíceis para o Brasil neste ano e tudo está levando a um forte movimento de desobediência civil às instituições envolvidas no golpe de estado.

 

ZOOLÓGICO DE GUARULHOS É FECHADO POR CAUSA DA FEBRE AMARELA

O Zoológico de Guarulhos foi fechado nesta quarta-feira (24) após exames confirmarem a contaminação de um macaco sagui por febre amarela. A medida acontece apenas um dia depois do fechamento do zoológico e do Jardim Botânico da capital paulista. Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a medida é preventiva e será acompanhada de ações como o controle de vetores no entorno do zoológico, orientação à população quanto às medidas preventivas e vacinação dos moradores nas áreas próximas.

O zoológico de Guarulhos fica no Jardim Rosa de França a apenas 5 km do centro da cidade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload