© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: CARNAVAL, PROUNI, BIOMETRIA E TRÂNSITO

February 14, 2018

GAVIÕES DA FIEL FICA EM SÉTIMO NA CLASSIFICAÇÃO DAS ESCOLAS

Apesar do 4º lugar no samba-enredo, na contagem final dos votos dos jurados, a escola de samba Gaviões da Fiel ficou em sétimo lugar. A história de Guarulhos em forma de fábula, voltada especialmente à exaltação dos índios guarus, ficou em sexto lugar no quesito enredo. A prosperidade e progresso que conclui a história apresentada pela escola não conseguiu se refletir na nota final. A escola vencedora do desfile paulista, a Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã, também tratava de um enredo regional, o Maranhão. Trazia lendas daquele estado, culinária, festas, com muito luxo, o que destoa de um dos estados que concentra a maior pobreza do Brasil. O carnavalesco Wagner dos Santos, que concebeu e dirigiu o desfile da Tatuapé é maranhense. Assim como a Gaviões da Fiel teve o apoio da Prefeitura de Guarulhos, a Acadêmicos do Tatuapé teve o apoio da Prefeitura da cidade de São José de Ribamar. São José fica na região metropolitana de São Luís, a terceira cidade em população no estado, e originou-se como Guarulhos de uma aldeia indígena existente quando da chegada dos portugueses.

 

PARAÍSO DA TUIUTI JÁ É A CAMPEÃ DA INTERNET EM 2018

Nesta quarta-feira (14) sai o resultado do carnaval do Rio de Janeiro, mas a escola de samba Paraíso do Tuiuti já é a grande campeão da internet brasileira, seu desfile e samba e enredo já tem mais de uma milhão de visualizações no Youtube e foi a mais comentada no Twitter na segunda-feira. Com o enredo "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, a Paraíso da Tuiuti se tornou uma das mais queridinhas do Carnaval 2018 após recontar a história da escravidão brasileira, criticar o cenário político nacional, a reforma trabalhista, os apoiadores do golpe contra a ex-presidente Dilma (representado em uma ala de fantoches com camisetas da seleção brasileira), Temer em um carro alegórico representado por um enorme presidente vampiro, políticos de cuecas com cifrões, além de outras diversas críticas ao governo. Continue lendo depois da propaganda...

CARNAVAL COMPORTADO DE SÃO PAULO DESTOA DE CARNAVAL CRÍTICO DO RIO

O carnaval de São Paulo ficou na lenda, na fantasia, e na diversão bem comportada. Diferente do carnaval do Rio de Janeiro voltado para a crítica social e política. O carnaval do Rio representou mais o sentimento das classes populares, revoltadas com o desemprego, a violência, a crise. O de São Paulo, o sentimento das classes médias revoltadas há dois anos atrás contra o governo Dilma, mas aquietadas agora. No Rio, além do escracho sobre os políticos em diversas escolas, foram ridicularizados na Paraíso do Tuiuti os chamados ‘coxinhas’ de verde amarelo, representados como pessoas manipuladas e como patos da Fiesp, constrangendo a Globo que os apoiou e que tem o monopólio da transmissão dos desfiles das escolas.  As vaias no Rio e na passeata final que tomou o sambódromo foram para Temer, Cabral e para o atual prefeito Crivella, bispo licenciado da Universal, que estava na Europa nestes dias de carnaval, e que reduziu as verbas para a folia. Uma das faixas dizia: “Prefeito, pecado é não brincar o carnaval”.

 

VOLTA DO CARNAVAL FOI DURA PARA QUEM MORA NA CAPITAL PAULISTA

Cerca de 2,7 milhões de veículos voltaram para São Paulo entre esta terça (13) e esta quarta-feira (14) na volta do feriado de carnaval, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O resultado foi um grande congestionamento em todas as vias de acesso à capital, tanto de motoristas vindos do litoral quanto do interior. Só na Rodovia dos Imigrantes, o congestionamento chegou a 18 quilômetros na tarde de terça-feira.

 

BIOMETRIA OBRIGATÓRIA DO TÍTULO DE ELEITOR TEM PRAZO

No estado de São Paulo são 84 as cidades onde é obrigatória a mudança do título de eleitor para identificação digital, a chamada biometria, já praticada, entre outros locais, nos caixas eletrônicos e na identificação funcional. Guarulhos e Sorocaba são as duas únicas grandes cidades incluídas na lista obrigatória dos municípios paulistas. Na Capital e outras grandes cidades desta região metropolitana a biometria é feita mas não é obrigatória. O prazo final em Guarulhos para a biometria é dia 23 de março, uma sexta-feira. No Poupatempo, agora instalado no Shopping Internacional, cerca de 500 pessoas são atendidas por dia, pela ordem de chegada. Nos cartórios eleitorais da cidade a biometria pode ser feita através de agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral, TRE, Agendamento, Título Eleitoral.  No Brasil cerca de 76 milhões de pessoas já fizeram a atualização do título. O país contava na última eleição com 144 milhões de eleitores. Quem perde o prazo tem o título suspenso, e, se não resolver até 9 de maio, o título é cancelado. Então, além de não poder votar, não pode assumir cargo público, tirar passaporte, e outras restrições.

 

PROUNI: RESULTADO DIVULGADO NESTA QUARTA (14)

Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em novembro passado, que tiveram no mínimo 450 pontos e não tiraram zero na redação, podem a partir desta quinta (15) se inscrever para bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades e faculdades privadas, comparecendo à instituição onde pretendem estudar. As bolsas são do Programa Universidade para Todos, o Prouni, criado em 2004. São 242 mil vagas. Quase a metade são bolsas de estudo integrais e as restantes com 50% de abatimento na mensalidade. O resultado está disponível no site Prouni do MEC a partir desta quarta (14). A primeira chamada vai de 15 a 23 de fevereiro. Depois, só em 2 de março a segunda chamada.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload