FIQUE LIGADO: CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA, POLÍTICA NO CARNAVAL, CURSOS GRATUITOS DE INGLÊS E ESPANHOL E MAIS

February 15, 2018

IGREJA CATÓLICA COMEÇA CAMPANHA PELA SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Todos os anos desde 1964, no período religioso chamado Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas, a Igreja Católica no Brasil faz a chamada Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é “Fraternidade e Superação da Violência”, com o lema “Em Cristo, somos todos irmãos”. Segundo o padre Antonio Carlos Frizzo, um guarulhense que é secretário da campanha no Estado de São Paulo, o objetivo maior é refletir sobre os caminhos de superação da violência, porque a realidade da violência já é bastante sentida e conhecida por todos. Trata-se de dialogar nas igrejas e na sociedade sobre como evitar que haja a violência dos assassinatos, estupros, assaltos, agressões, seja nas ruas, seja no ambiente familiar. E avaliar como deter a violência contra a juventude, a violência contra as mulheres, a violência racial, sexual, interreligiosa, a violência do Estado através da ação policial arbitrária e ilegal, e a violência que se abate sobre os pobres pelos sofrimentos da pobreza. Os padres e a comunidade católica são orientados a tratar do tema da campanha, especialmente quando se reúnem nos sábados e domingos até a Páscoa no primeiro dia de abril.

 

RECADASTRAMENTO EM GUARULHOS PODE REDUZIR EM 20% O NÚMERO DE ELEITORES

Em 2018 o número de eleitores cadastrados em Guarulhos tende a reduzir para algo em torno de 720 mil, depois de estar em pouco mais de 900 mil em 2016. A meta do Tribunal Regional Eleitoral na cidade é recadastrar 80% do eleitorado até 23 de março, quando termina o prazo da biometria obrigatória. Quem não se recadastrar até lá, vai ter o título suspenso e depois cancelado, quando em 9 de maio fecha em todo o país o cadastro de eleitores, que só vai reabrir depois em novembro. O que vai acontecer entre 23 de março e 9 de maio ainda não está claro. O certo é que as pessoas com título cancelado terminam tendo cancelado o próprio CPF, pois a Receita Federal faz o cruzamento com os dados eleitorais. E tem outros prejuízos, como negação de acesso a concursos e cargos públicos, a financiamentos, à emissão de passaporte. Os desatentos devem se lembrar que no alto do título recadastrado, acima do nome, agora aparece a expressão Identificação Biométrica.

 

HÁ QUATRO CENTRAIS DE BIOMETRIA ATENDENDO EM GUARULHOS

O recadastramento em Guarulhos está sendo feito nos cartórios eleitorais. Mas, funcionam também quatro centrais de biometria que atendem as pessoas independente do local onde residem ou votam. As centrais funcionam na Rua Luiz Faccini, 334, 1º andar, Centro. Em Cumbica, na Rua João Veloso da Silva, 1.181, próximo ao portão da Base Aérea. Em Itapegica, no Poupatempo, dentro do Shopping Internacional. Em Santa Mena, dentro do Shopping Maia. Na biometria é exigido um documento oficial com foto e filiação, um comprovante de residência, e o título antigo, que é dispensável caso tenha sido extraviado. Continue lendo depois da propaganda...

SINDICATOS DE GUARULHOS PREPARAM GREVE NO DIA 19 CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O movimento de paralisações contra a reforma da Previdência terá na segunda-feira, dia 19, um dia importante diante da votação da reforma programada para esta segunda quinzena de fevereiro na Câmara Federal. Haverá greves e manifestações em todo o país para pressionar os deputados e deputadas a desistir do projeto apresentado pelo governo do interino Temer. O movimento tem chances de ser a primeira vitória contra os ataques aos direitos trabalhistas promovidos pelo atual governo e até aqui chancelados pelo Congresso Nacional. Deputados e deputadas governistas temem perder as eleições neste ano se derem seu nome à aprovação do projeto. Nesta quinta (15), os dirigentes sindicais de Guarulhos empenhados no movimento contra a reforma se reúnem no Sindicato dos Trabalhadores Municipais, o STAP, para os encaminhamentos finais das manifestações do dia 19.

 

MANIFESTANTES ORGANIZAM ATO CONTRA A FALTA DE REMÉDIOS NA SAÚDE PÚBLICA EM GUARULHOS

Entidades e ativistas ligados a Saúde, organizam ato em defesa da Saúde pública para dia 20 de fevereiro, próxima terça-feira. O grupo alega que a atual gestão da prefeitura de Guarulhos, não tem cumprido a lei do REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), ao deixar faltar diversos medicamentos de atenção básica para a população. A concentração será na praça Getúlio Vargas as 14:30 e seguirá em passeata para a sede do Ministério Público, onde serão protocoladas as denúncias do movimento.

 

PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE INGLÊS E ESPANHOL

A Prefeitura de Guarulhos abre inscrições para os cursos de inglês e espanhol nos Centros de Educação Unificados (CEUs) nos dias 15 e 16 de fevereiro, quinta e sexta, das 8h às 19h. As aulas são gratuitas e oferecidas a adultos e jovens a partir de 13 anos completos e alfabetizados. Para se inscrever, os interessados devem comparecer pessoalmente nos locais de cursos, CEMEAR ou no CEU mais próximo, munido de  RG original e comprovante de residência. Pessoas que já possuem conhecimentos na língua escolhida passarão por entrevista para classificação de nível.

 

RESULTADO DO CARNAVAL DE ESCOLAS DE SAMBA DO RIO MOSTRA QUE A ARTE SERÁ MAIS UMA VEZ ESPAÇO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA

Beija-Flor e Paraíso do Tuiuti foram a campeã e vice-campeã da primeira divisão do desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro. Em comum, as duas trazem o debate político para a avenida. Na Beija-Flor, o foco foi a corrupção e a violência e como ambas estão engendradas nas relações obscuras entre políticos e grandes empresários. Enquanto a escola de Nilópolis traz uma mensagem genérica sobre as questões nacionais, a Paraíso do Tuiuti dá nome aos bois e aos patos. O samba enredo aborda o tema da escravidão, desde a antiguidade até os nossos dias. Para conta essa história no Brasil de hoje, elege a reforma trabalhista e o fim da CLT como mais uma tentativa de escravização do trabalhador brasileiro. Define o presidente Michel Temer como um vampiro da classe trabalhadora e as manifestações, que derrubaram Dilma e colocaram o PMDB-PSDB no poder, como um grupo de fantoches que não percebiam que eram usados para um golpe contra o país.

O júri do carnaval do Rio de Janeiro ter escolhido estas duas escolas como as melhores de 2018, mostra que o mundo da cultura será um importante campo de batalhas da luta política no país.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now