FIQUE LIGADO: VICE-PREFEITO DENUNCIA PERSEGUIÇÃO EM B.O., CONTAS DA PREFEITURA DE GUARULHOS, BIOMETRIA E MAIS

February 24, 2018

CÂMARA DE GUARULHOS PROCURA ATINGIR A IMAGEM DO VICE-PREFEITO

A unanimidade havida na Câmara de Guarulhos em abrir uma comissão especial de inquérito contra o vice-prefeito de Guarulhos, da REDE, que não tem nenhum vereador na Câmara, sugere uma intrincada teia de conflitos políticos e perseguições. Aos poucos vai se instalando nesta nova gestão uma espécie de estado policial na política local. Em boletim de ocorrência feito na Delegacia Seccional de Guarulhos nesta sexta (23), o vice Zeitune acusa o prefeito Guti de, através de terceira pessoa, ameaçar a divulgação de vídeo comprometedor do vice, caso este não parasse de fazer oposição ao prefeito. Após esta ameaça, surgiu na Câmara um áudio que comprometeria o vice em financiamento eleitoral ilegal e em contratos da secretaria da Educação. A CEI foi formada no mesmo dia em que a Câmara recebeu o áudio, sem prévia verificação de autenticidade, ou sem convidar por cautela a parte acusada para ser ouvida antes de criar o espetáculo para a plateia. O resultado político é de evidente prejuízo da imagem do vice, mesmo que lá adiante, eventualmente, venha a se decidir que um vídeo editado não constitui prova, ou que nada venha a se concluir contra ele.

 

ARRECADAÇÃO DA PREFEITURA DE GUARULHOS FOI MAIOR DO QUE A DESPESA EM 2017

Já é possível adiantar um balanço da arrecadação e das despesas da Prefeitura de Guarulhos do ano de 2017, que, consolidadas, serão enviadas ao Tribunal de Contas em março. A receita total, de impostos e outras fontes, foi de 3 bilhões e 612 milhões de reais. Se somar o SAAE e receita própria do instituto de Previdência municipal, a receita da administração municipal será de pouco mais de 4 bilhões no ano. A despesa total da Prefeitura, incluindo os repasses à Câmara Municipal e ao sistema próprio de previdência, foi de 3 bilhões 565 milhões de reais. Houve então um leve superávit de 47 milhões de reis nas contas da Prefeitura em 2017, mesmo pagando 303 milhões de reais referentes a gastos deixados pela gestão anterior. Portanto não procede a ideia de aguda crise financeira, que foi passada durante o ano pela administração atual, embora haja evidente carência de recursos se comparada com as necessidades.

 

DE ONDE VIERAM OS PRINCIPAIS RECURSOS FINANCEIROS DA PREFEITURA EM 2017

O imposto estadual sobre comércio (circulação) de mercadorias e serviços, o ICMS é responsável por pouco mais de 37% da arrecadação de Guarulhos. É imposto que se paga na energia elétrica, no posto de gasolina, no telefone, no mercado, etc, e que o município recebe em menor parte, ficando a maior como principal receita do estado de São Paulo. Depois vem o IPTU com 12% do total, o imposto municipal sobre serviços (o ISS) com 11%, a participação com o estado no IPVA, 5%, as dívidas de impostos atrasados cobrados no Refis, com 4%, e várias outras fontes, principalmente a transferência de recursos federais para saúde, que significa um valor correspondente à metade do que é arrecadado com o IPTU, e um pouco mais do que a metade do IPTU que chega no município para a educação básica (o Fundeb). Há outras fontes menores como a contribuição para iluminação pública e as multas de trânsito, e outras mais. Continue lendo depois da propaganda...

A PRINCIPAL DESPESA DA PREFEITURA DE GUARULHOS É COM PESSOAL

Em 2017, aumentaram em 14% os gastos com pessoal e encargos trabalhistas e previdenciários, que totalizaram 1 bilhão e 545 milhões de reais, mesmo com a redução do número de servidores nomeados sem concurso, os chamados comissionados. Os demitidos em janeiro do ano passado ainda não receberam seus direitos. A explicação do aumento de despesa tão significativa com pessoal está principalmente nas despesas com encargos sobre a folha, e no pagamento da gratificação dos funcionários da Educação que não havia sido quitada em 2016. Os gastos com empresas terceirizadas aumentaram em 11% em relação ao ano anterior. Foram 667 milhões de reais pagos no ano a estas empresas, na linha de ir privatizando os serviços da Prefeitura. Diminuíram os gastos tradicionais com material de consumo, levando à falta, em todas as áreas da administração, de insumos básicos para prestação de serviços e para uso dos funcionários. Houve uma queda muito grande também em investimentos, como é o caso da lentidão havida no sempre engarrafado Trevo de Bonsucesso, e das escolas, creches, CEUs paralisados. Neste ano de 2018, todos os principais itens da despesa vão continuar pressionando, sem perspectiva de solução a curto prazo.

 

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO VAI ATÉ 23 DE MARÇO EM GUARULHOS

Dia 23 de março, termina o prazo para cadastramento biométrico dos eleitores de 84 cidades do estado. Na região metropolitana, apenas Guarulhos está na lista. Em Guarulhos, além dos 7 cartórios eleitorais, quatro postos estão fazendo o cadastramento digital. É gratuito, só precisa de agendamento e levar a documentação. Um desses postos temporários fica no Shopping Bonsucesso, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira. Sábados de março: dias 3, 10 e 17,das 10h às 18h .Endereço: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 Jd. Albertina - Guarulhos.

Outras centrais de atendimento em Guarulhos:

• Avenida João Veloso da Silva, 1181 – Cidade Jardim Cumbica. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados de março: dias 3, 10 e 17, das 9h30 às 16h30.

• Estr. do Capão Bonito, 53 - Jardim Maria de Lourdes. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

• Parque Shopping Maia: Avenida Bartolomeu de Carlos, 230 - Jardim Flor da Montanha,

Guarulhos. De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados de março: dias 3, 10 e 17, das 10h30 às 17h30.

Documentos necessários:

O eleitor deve levar documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral.

 

AD GUARULHOS JÁ TEM NOVO TÉCNICO

Nesta sexta-feira (23), a Associação Desportiva Guarulhos confirmou a contratação do técnico Cláudio Matosinhos para comandar a equipe na disputa do Campeonato Paulista da segunda divisão. Matosinhos estava atualmente no União Mogi, onde treinou a equipe durante o paulistão do ano passado, conquistando o terceiro lugar.

O treinador é jovem, tem 37 anos, e vem com o objetivo de preencher a lacuna deixada pelo treinador português João Mota, que saiu após receber uma proposta para comandar a Portuguesa.    

CINCO UBSs DE GUARULHOS TEM VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA NESTE SÁBADO (24)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cavadas, Recreio São Jorge, Nova Bonsucesso, Presidente Dutra e Pimentas vão funcionar neste sábado (24), das 8 às 16 horas, para atender a população e também para intensificar a vacinação contra a febre amarela.  

 

OAB ESTUDA IR À JUSTIÇA CONTRA ABUSOS DAS FORÇAS ARMADAS EM INTERVENÇÃO NO RIO

A OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Rio de Janeiro) acionou um grupo de juristas para analisar o "fichamento" de moradores feito pelo Exército em comunidades da zona oeste nesta sexta-feira (23). A instituição afirmou que fará uma reunião na próxima segunda-feira (26) para avaliar quais medidas serão tomadas. Segundo a instituição, o caso "afrontou garantias constitucionais como o direito de ir e vir e de liberdade de expressão ao cercear moradores e equipes da imprensa".

 

AI5 ESTÁ DE VOLTA NA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO

Nesta sexta (23), militares fotografaram o rosto e a identidade de moradores da Vila Kennedy, Vila Aliança e Coreia durante uma operação nas comunidades. Segundo o chefe da comunicação do CML (Comando Militar do Leste), coronel Carlos Frederico Cinelli, a medida foi adotada para checar informações junto ao banco de dados da Secretaria de Segurança. Cinelli garantiu que as fotos são enviadas para o sistema da Polícia Civil e apagadas em seguida. O coronel esclareceu ainda que a checagem é autorizada pelo decreto da GLO (Garantida de Lei e da Ordem).

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now