FIQUE LIGADO: CONTAS DA SAÚDE REJEITADAS, EXTREMA DIREITA SE FORTALECE NA JANELA ELEITORAL, VICE-PREFEITO QUESTIONA ÁUDIO E MAIS

March 9, 2018

CONSELHO MUNICIPAL REJEITA CONTAS DE 2017 DA SAÚDE DE GUARULHOS

O Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos, depois de quatro horas de reunião e intensos debates, rejeitou, nesta quinta (8), as contas de 2017 da Secretaria Municipal de Saúde. Foram 15 votos pela rejeição e 14 pela aprovação. O presidente só vota em caso de desempate. Faltaram 10 membros do Conselho, que tem representantes de usuários e trabalhadores do sistema, que se somaram para a rejeição, e da Prefeitura e prestadores de serviços, que votaram pela aprovação. Agora as contas irão com esta decisão contrária para análise no Tribunal de Contas do Estado.

 

RAZÕES DA REJEIÇÃO DAS CONTAS DA SAÚDE

Na reunião do Conselho de Saúde de Guarulhos houve cerca de 50 questionamentos das contas. As razões da rejeição se fundamentaram no desabastecimento de insumos e remédios, no fechamento de unidades de saúde (como o PA Paraíso), ou de serviços (como a fisioterapia em convênio com o Nipo Brasileiro), ou na divergência quanto aos números de produção apresentados. Contrário à realidade, segundo membros que rejeitaram as contas, a Secretaria apresentou números de que tudo tinha melhorado: consultas, indicadores de saúde,atendimentos. Conselheiros e conselheiras divergiram, por exemplo, quanto aos serviços terceirizados no HMU, onde o setor de cirurgias ortopédicas, que era de alta qualidade, perdeu em eficiência, e onde a redução do número de internações resultou mais da falta de insumos e remédios para atender os pacientes.

 

COMEÇA O MOVIMENTO POPULAR PELA REABERTURA DO PA PARAÍSO

Representantes de associações de moradores, de movimentos populares e de igrejas da região do Taboão estão formando um movimento pela reabertura imediata do Pronto Atendimento Paraíso, que servia à vasta região do Taboão. O PA foi fechado em dezembro alegando que seria feita nele uma reforma. A reforma não começou, não tem projeto, segundo as lideranças locais, e não tem prazo para conclusão. Conforme membros do Conselho Municipal de Saúde, o fechamento nestas condições daquela unidade de saúde, usou a reforma como argumento para transferir funcionários, médicos e equipamentos para o outro lado da cidade, na UPA do Jardim Nova Cumbica, e garantir  os repasses do SUS para aquela unidade construída com recursos federais na gestão anterior. O movimento pela reabertura imediata do PA Paraíso quer uma solução, que pode ser em outro prédio na região se efetivamente a reforma começar. Continuar lendo depois da propaganda...

VICE-PREFEITO QUESTIONA ÁUDIO QUE DEU ORIGEM À COMISSÃO DE INQUÉRITO

Depois de uma longa espera sem saber exatamente de que era acusado, e tendo mesmo assim que se defender na mídia local, o vice-prefeito de Guarulhos, teve acesso ao áudio que deu origem a uma Comissão Especial de Inquérito em que ele é investigado. O áudio é editado, traz apenas trechos de diálogo entre dois empresários, um deles que fez as gravações, ambos supostamente amigos do vice Zeitune. Não há imagens dos interlocutores. A fala sobre quantias, 12 milhões de reais que seriam para campanha de Marina presidente e Zeitune governador, tudo indica ter sido feita pelo autor da gravação. As gravações ocorreram ao que tudo indica em dias diferentes. A voz do vice aparece ocasionalmente sem vínculo com a fala dos dois empresários. O autor das gravações apresentou já a tradução delas com legendas. Qualquer observador leigo chega à conclusão de que se trata de muito barulho político em torno de uma prova imprestável. Como a Câmara se apressou em abrir uma CEI sem antes enviar o áudio para uma perícia que concluísse por alguma validade como prova, ela também será julgada neste episódio. A Comissão reuni-se na última terça (6) e enviou o áudio para a presidência da instituição para que providencie a perícia.

 

GREVE FEMINISTA TEM ÊXITO NA ESPANHA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Embora a Espanha tenha o quinto lugar entre os países em que as mulheres têm mais respeitados seus direitos, as mulheres deste país deram uma lição ao mundo com uma greve de trabalho de duas até 24 horas no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Segundo os sindicatos, foram 6 milhões de pessoas, homens inclusive, que paralisaram suas atividades reivindicando direitos femininos. Além disso houve no país cerca de 300 passeatas em 200 locais. Segundo dois observatórios internacionais, de Georgetown e de Oslo, a Espanha está bem posicionada entre os 30 países em que as mulheres têm mais direito à educação, à saúde, ao trabalho, à segurança e integridade, e à representação nos cargos eletivos (38% lá são ocupados por mulheres, ao contrário de menos de 10% no Brasil). 

 

MOMENTO EM QUE POLÍTICOS PODEM TROCAR DE PARTIDO SEM PERDEREM MANDATO COMEÇOU NESTA QUINTA-FEIRA (8)

Começou nesta 5ª feira (8), a chamada “janela partidária”, período em que deputados poderão trocar de partido sem o risco de perder seus mandatos. Muitas trocas já estavam acertadas, mas os registros no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só podem ser oficializados durante a janela. O prazo termina no dia 7 de abril. Nesse intervalo, partidos tentarão ganhar deputados de outras siglas a fim de aumentar suas bancadas na Câmara. Pelo menos 15 deputados trocaram de legenda neste primeiro dia da janela partidária. Destes , 8 migraram para o PSL; 4, para o DEM; 1, para o PT; 1, para o PCdoB; e 1 para o Pros.

 

JANELA PARTIDÁRIA FORTALECE EXTREMA DIREITA

A primeira leva de mudanças e outras esperadas, tendem a fortalecer a extrema direita, autoritária e militarista. Sete parlamentares oficializam suas entradas no PSL juntamente com Jair Bolsonaro, o deputado federal pelo Rio de Janeiro, de extrema direita, que pretende se candidatar à presidência da República. Outros 13 deverão chegar. Com isso, a bancada do PSL tende a entrar bem maior no jogo eleitoral de 2018. O PSL tem em Guarulhos, um deputado estadual, Gilêno Gomes, e o secretário geral da executiva nacional da legenda, Roberto Siqueira.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus