© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: ASSASSINATO DE MARIELLE DESPERTA AS RUAS DO PAÍS, CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO TERMINA DIA 23

March 16, 2018

ASSASSINATO DA VEREADORA MARIELLE FRANCO PROVOCA ONDA DE PROTESTOS EM TODO O BRASIL E DESPERTA AS RUAS

O assassinato da vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, Marielle Franco, provocou uma onda de luto e indignação coletivas nas ruas. No centro do Rio, eram milhares marchando pela avenida Rio Branco e se apertando na Cinelândia com o objetivo de não apenas homenagear Marielle como também dizer que queriam dar continuidade às suas bandeiras. Entre elas, exigir o fim da intervenção federal no Estado do Rio, o fim de uma guerra contra as drogas travada nas favelas e periferias e que vitimiza milhares de jovens e negros todos os anos, o fim do racismo e do machismo institucional. Grandes manifestações também aconteceram em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e muitas outras cidades Brasileiras.

 

MARIELLE ERA CONTRA A INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO DE JANEIRO E FISCALIZAVA POSSÍVEIS ABUSOS

Marielle era, desde 28 de fevereiro, a relatora de uma comissão da Câmara dos Vereadores criada para fiscalizar a intervenção, com o poder de aprovar relatórios e providências contra militares e policiais. A vereadora também denunciou quatro dias antes a truculência da Polícia Militar no bairro de Acari, na periférica Zona Norte do Rio. Foi com esse contexto em mente que muitos apoiadores de Marielle acreditam que policiais são os principais suspeitos do assassinato.

 

OBSERVATÓRIO DA INTERVENÇÃO CLASSIFICA ASSASSINATO COMO CRIME POLÍTICO

O Observatório da Intervenção, criado pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania para monitorar  os desdobramentos da intervenção, e violações de direitos humanos, afirmou em nota que a morte de Marielle foi um “assassinato político”. “Independentemente da motivação dos autores da execução, o que houve ontem foi um assassinato político. Trata-se de um novo degrau de aprofundamento das dinâmicas de violência no Rio de Janeiro, inaugurando uma nova modalidade de homicídio, o homicídio estritamente político”.

 

MAIS DE 30% DOS ELEITORES E ELEITORAS DE GUARULHOS AINDA NÃO FIZERAM O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO, PRAZO VAI ATÉ 23 DE MARÇO

Os eleitores de Guarulhos estão entre os que precisam fazer o cadastro biométrico para votar em 2018 e o prazo para o cadastramento é dia 23 de março. Mesmo assim, no município que é o segundo maior colégio eleitoral do estado, com 936.689 eleitores, mais de 30% do eleitorado (cerca de 300 mil pessoas) ainda não fizeram o cadastramento. Esses números preocupam o TSE, pois mesmo com a quebra usual de 20% do eleitorado (que não se apresentarão para o cadastramento), ainda são mais de 100 mil pessoas que devem se cadastrar em apenas uma semana.

 

JUSTIÇA ELEITORAL MANDA CARTA PARA TODA A CIDADE DE GUARULHOS

Preocupada com o grande número de eleitores guarulhenses que ainda não fizeram o cadastro biométrico, a justiça eleitoral envio carta para toda a cidade informando as consequências para quem tiver o seu título eleitoral cancelado: impedimento de obter CPF e passaporte, não poderá participar de concursos públicos, não poderá renovar a matrícula em instituições oficiais de ensino, não poderá fazer empréstimos em bancos públicos. Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor tem de comparecer nos locais indicados, levando comprovante de endereço, um documento de identidade oficial com foto e aconselha levar o título eleitoral também (embora não seja obrigatório). A carta no entanto, não informa os endereços dos cartórios eleitorais e se refere aos eleitores e eleitoras apenas no masculino. Continuar lendo depois da propaganda...

ENDEREÇOS PARA FAZER O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Shopping Bonsucesso, Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 Jd. Albertina.

Avenida João Veloso da Silva, 1181 – Cidade Jardim Cumbica.

Estr. do Capão Bonito, 53 - Jardim Maria de Lourdes.

Parque Shopping Maia: Avenida Bartolomeu de Carlos, 230 - Jardim Flor da Montanha.

 

Cartórios eleitorais:

176ª e 278ª Zona Eleitoral:

Rua Luiz Faccini, 344 – 1º e 2º andares - Centro

185ª Zona Eleitoral:

Avenida Moteiro Lobato , 1025 - Macedo

278ª Zona Eleitoral:

Rua Luiz Faccini, 344 1º andar - Centro

279ª Zona Eleitoral:

Rua Luiz Faccini, 346 Térreo - Centro

393ª Zona Eleitoral:

Avenida Ítalo Brasileiro Piva, 83 - Picanço

394ª Zona Eleitoral:

Avenida João Veloso da Silva, 1181 - Cidade Jardim Cumbica

395ª Zona Eleitoral:

Rua Cariri Açu, 32 - Cidade Jardim Cumbica

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload