© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: DESEMPREGO FORTALECE REDE PARALELA DE NEGÓCIOS NO AEROPORTO, PREFEITURA ARRECADA 150 MILHÕES A MAIS, LULA ENCERRA CARAVANA NO SUL E MAIS NOTÍCIAS

March 29, 2018

PREFEITURA DE GUARULHOS ARRECADA 150 MILHÕES A MAIS NO PRIMEIRO BIMESTRE

A Prefeitura de Guarulhos não pode se queixar do desempenho de sua receita nos meses de janeiro e fevereiro de 2018. A entrada de dinheiro foi de 150 milhões de reais a mais do que nos mesmos dois meses do ano passado. Tudo melhorou: IPTU, ISS, ICMS, IPVA. Depois de um ano de queixas não cabe mais atribuir dificuldades à gestão anterior. Considerando a despesa feita pela Prefeitura nos dois primeiros meses, 700 milhões de reais, a sobra em caixa é de 145 milhões, uma vez que o total arrecadado foi de 845 milhões. Como o gasto mensal com pessoal e encargos é de cerca de 125 milhões/mês, se guardado este recurso extra já está garantida a reserva do 13º salário.

 

A SAÚDE FOI A PRINCIPAL DESPESA DA PREFEITURA DE GUARULHOS

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2018, a Saúde foi a principal despesa da Prefeitura de Guarulhos. Ali firam gastos 154 milhões de reais no acumulado dos dois meses. A grande despesa foi com empresas terceirizadas (Gerir, SPDM, ABC e outras menores), nas quais foi gasto um terço do total. Ao mesmo tempo, o pagamento de salários do pessoal próprio da Prefeitura foi reduzido em 21%, pois muita gente, especialmente da área médica, foi embora e não foi reposta. O que mostra uma tendência forte de privatização dos serviços de saúde no município. O segundo grande gasto do município no acumulado de janeiro e fevereiro foi a Educação, com 114 milhões de reais pagos.

 

AS DÍVIDAS NÃO PESAM NO CAIXA DA PREFEITURA

Durante todo o ano passado muito foi falado do tamanho bilionário de suposta dívida da Prefeitura de Guarulhos. Os pagamentos feitos em janeiro e fevereiro de 2018 desmentem o barulho. De juros e amortizações de empréstimos a Prefeitura pagou nos dois primeiros meses pouco menos de 7 milhões de reais. E de dívidas de curto prazo, boa parte contraída já na gestão atual durante o ano de 2017, foram pagos 39 milhões de reais. Somando as duas despesas, a dívida paga foi de 46 milhões de reais para uma arrecadação de 845 milhões. Pouco mais de 5% do arrecadado foi pago como dívida de longo e curto prazo juntas. Os governos da Capital e do Estado pagam por mês só de dívidas de longo prazo entre 9% e 13% de sua arrecadação, sem contar as dívidas de curto prazo.

 

AUMENTO DO DESEMPREGO CRIA REDE DE NEGÓCIOS PARALELA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Uma rede de negócios paralela está funcionando no aeroporto de Guarulhos e fica mais intensa em feriados longos, quando o GruAirport fica ainda mais lotado.

Os vendedores se disfarçam de viajantes a espera de seus voos e discretamente vendem: lanches (tem até integral), doces, água e café e serviços, como embalagem de malas. A estrutura opera na entrada do embarque e os preços são bem mais baratos que dentro do aeroporto. Nesse comércio paralelo, uma marmita bem servida sai entre 10 e 15 reais e um café com bolo não passa de 8 reais (em qualquer lanchonete oficial do GruAirport não ficaria apor menos de R$ 15,00). A embalagem das malas que no oficial é 60 reais, no paralelo fica por R$ 20,00.

Não conversamos com a segurança do aeroporto para saber como estão lidando com esse cenário, mas a impressão é de que se trata de um jogo de gato e rato e muita criatividade para driblar as dezenas de câmeras de segurança.

 

DESEMPREGO CONTINUA A SUBIR NO BRASIL

O índice de desemprego no Brasil atingiu 12,6% no trimestre encerrado em fevereiro de 2018. Isso significa que 13,1 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua.

 

TRABALHO COM CARTEIRA ASSINADA CAIU 1,8% EM FEVEREIRO. PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO CRESCEU 

O número de trabalhadores com carteira assinada encolheu 1,8% em fevereiro, na comparação com igual mês do ano passado, para 33,1 milhões de pessoas — o menor contingente da série histórica da Pnad Contínua Mensal, iniciada em 2012. A queda representa uma redução de 611 mil pessoas no grupo dos empregados formais.

Na comparação anual, o número de empregados sem carteira cresceu 5%, para 10,8 milhões de pessoas. Já o contingente de trabalhadores por conta própria cresceu 4,4%, para 23,1 milhões de pessoas.

 

EM ATO SUPRAPARTIDÁRIO, LULA ENCERRA CARAVANA NO SUL DO BRASIL. VIOLÊNCIA CONTRA A DEMOCRACIA FOI O CENTRO DAS FALAS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou, nesta quarta-feira (28), a caravana pelos estados do Sul do Brasil. Em evento na Praça Santos Andrade, em Curitiba, Lula falou, sobre os ataques sofridos pela caravana, na tarde de terça-feira (27) e sobre o avanço do ódio e do sentimento anti-democrático que toma conta do Brasil, promovidos, sobretudo, pela grande mídia. Os pré-candidatos à Presidência da República Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D'Ávila (PC do B) participaram do ato e também denunciaram a escalada do ódio que atenta contra a vida e contra a democracia.  A caravana do ex-presidente pelo Sul começou no dia 19 de março em Bagé, no Rio Grande do Sul e passou por cidades gaúchas, de Santa Catarina e do Paraná.

 

ATENTADO

Nesta terça (28), três disparos de arma de fogo atingiram dois dos três ônibus da caravana do ex-presidente Lula pelos Estados do sul do Brasil, entre os municípios de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, no Paraná.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload