FIQUE LIGADO: PRECARIZAÇÃO GENERALIZADA NA SAÚDE DE GUARULHOS, LULA LIDERA PESQUISA DATAFOLHA, MTST OCUPA TRIPLEX NO GUARUJÁ E MAIS NOTÍCIAS

April 16, 2018

FALTA DE INSUMOS PARA DESCARTE DE AGULHAS E BISTURIS COLOCA EM RISCO A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Nos equipamentos de saúde existe uma grande preocupação com materiais usados, como seringas, agulhas e bisturis, pois se um desses materiais usados ferir um funcionário pode transmitir uma doença, como AIDS ou hepatite. Para o descarte desses materiais, conhecidos como pérfuro-cortantes, devem-se usar caixas coletoras, conhecidas como descarpack. São de uma espécie de papelão bem duro, assim que o material é usado deve ser jogado nessa caixa. Depois a caixa fechada é posta no saco branco de lixo hospitalar. Pois essas caixas de descarte de pérfuro- cortantes estão em falta na UPA Paulista e estão improvisando com galões de plástico vazios, colocando em risco a saúde dos profissionais da saúde.

 

MÉDICOS DA PREFEITURA PROMETEM GREVE NA MANHÃ DE TERÇA (17)

Reunidos semana passada na Associação Paulista de Medicina, médicos e médicas da Prefeitura de Guarulhos decidiram fazer uma manifestação em frente ao Hospital Municipal de Urgências na manhã desta terça (17) e atender somente casos de urgência e emergência. Os dois hospitais que eram atendidos com pessoal próprio da Prefeitura (HMU e da Criança) foram passados a uma empresa privada. Eis aí uma das razões do movimento, uma vez que os salários vem sendo precarizados. Outra razão é a falta crônica de insumos e medicamentos. Para esta terça os médicos contam com o apoio de conselheiros populares do Conselho Municipal de Saúde.Se a greve pegar não haverá consulta e atendimento médico nas UBSs, CEMEGs, e PAs e UPAs que funcionam com pessoal próprio da Prefeitura. 

 

AMBULÂNCIAS QUEBRADAS E FALTA DE COMBUSTÍVEL EXPLICAM A DEMORA NO ATENDIMENTO DO SAMU

Tem aumentado as reclamações sobre a demora no atendimento do serviço do SAMU. O problema é a falta de ambulâncias. Para atender a população de Guarulhos, todos os plantões deveriam ter 11 ambulâncias básicas e 3 ambulâncias avançadas (aquelas com recursos de UTI, que levam médico e enfermeiro). No entanto, nem metade dessa estrutura existe atualmente. No dia 14 de abril (sábado), durante o dia, apenas 5 ambulâncias básicas e 1 avançada estavam rodando. A razão disso é que tem muita ambulância quebrada e mesmo as que estão funcionando às vezes não atuam por falta de combustível. A situação pode ficar ainda mais complicada, pois a secretaria de saúde está pensando um remanejamento de auxiliares de enfermagem do SAMU para implantar um atendimento de P.A. na UBS Taboão.

 

MTST OCUPA TRIPLEX NO GUARUJÁ QUE MORO DIZ QUE É DE LULA

Na manhã desta segunda-feira (16), o MTST (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto) e o Movimento Povo Sem Medo ocuparam o triplex no Guarujá que o juiz Sérgio Moro diz que é de Lula e usou como argumento para condená-lo à prisão. Os organizadores da ocupação, argumentam que se o apartamento é do Lula, o povo poderá ficar e se não é, por que então ele está preso?

 

MESMO PRESO LULA LIDERA COM FOLGA PESQUISA ELEITORAL

Segundo pesquisa nacional do Datafolha feita após a prisão do ex-presidente Lula, ele tem o dobro de intenções de voto do segundo colocado, o militar de extrema direita Jair Bolsonaro. Lula está com 31% das intenções de voto no primeiro turno contra 15% de Bolsonaro. Em terceiro aparece Mariona com 10%, em quarto Joaquim Barbosa com 8%, em quinto Alckmin com 6%., em sexto Ciro Gomes com 5%. Numa simulação de segundo turno, Lula vence com folga todos os adversários. E se ele for proibido de ser candidato, o povo só saberá disso depois de 15 de agosto, quando seu registro será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

 

SÓ 9% SABEM QUEM É O GOVERNADOR DE SÃO PAULO

Vice é vice. Mudou o governador do estado com a renúncia de Alckmin e por ora apenas 9% dos pesquisados pelo Datafolha sabem quem ficou no seu lugar. Márcio França (PSB) o substituto aparece na pesquisa de intenção de voto para governador em terceiro lugar com 8% de intenção de voto. João Dória (PSDB), que renunciou à Prefeitura da Capital para se candidatar a governador, aparece em primeiro com 29%. Mas terá dificuldades, pois na mesma pesquisa a avaliação de seu curto período de 1 ano e três meses de governo traz 47% de ruim/péssimo e apenas 18% de ótimo/bom. E 66% o reprovam pelo rompimento de sua promessa de ficar os quatro anos de prefeito. Em segundo lugar vem Paulo Skaf (MDB) com 20% e em quarto Luiz Marinho (PT) com 7%.  

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus