FIQUE LIGADO: PREFEITO TRANSFERE GABINETE DE SECRETÁRIO DE SAÚDE PARA O HMU, 2ª CORRIDA DO FOGO, JUÍ

PREFEITO ADMITE CRISE NO HMU DEPOIS DE FALTA DE INSUMOS, REMÉDIOS E SALÁRIOS ATRASADOS SAÍREM EM MATÉRIA DA REDE GLOBO

O prefeito Guti publicou nesta segunda-feira (23) decreto que determina a instalação, por dez dias, do gabinete do secretário da Saúde de Guarulhos, Sérgio Iglesias, dentro do Complexo Hospitalar Municipal de Urgências (HMU). A decisão foi tomada após sair em noticiário da Rede Globo as reclamações e denúncias que há tempo já acontiam sobre a precarização do serviço no hospital: além dos salários atrasados, falta medicamentos e praticamente todos os insumos necessários para o atendimento dos pacientes (sonda para alimentação dos pacientes que não conseguem comer, seringas de todas as numerações, soro fisiológico, luvas de todos os tamanhos, entre outros).

VEREADOR PROPÕE CENSURA A PROFESSORES E PROFESSORAS NAS SALAS DE AULA

Os setores mais conservadores e obscurantistas existentes na sociedade brasileira têm seus representantes também em Guarulhos. A pedido deles, o vereador Laércio Sandes protocolou um projeto de lei chamado “Programa Escola Sem Partido” que vai nesta terça (24) para que a Câmara Municipal aceite ou não o início da tramitação do projeto nas comissões e no plenário. O projeto cria um sistema de censura sobre os professores e professoras, proibindo que em sala de aula expressem sua interpretação dos fatos econômicos, sociais, políticos, das teorias, da história, da moral, das ciências, das técnicas. E propõe a criação de um disque-denúncia anônimo contra professores e professoras, introduzindo uma espécie de estado policial na educação.

MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO COMPARECE EM CONCILIAÇÃO SOBRE DESPEJOS

A Prefeitura de Guarulhos tentou sem êxito trazer o Ministério Público para uma audiência de conciliação nos processos judiciais que envolvem a ameaça de despejo de milhares de famílias desde agosto do ano de 2017. A Prefeitura apelou ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos que funciona nas faculdades FIG-UNIMESP para uma audiência de conciliação que foi marcada para esta segunda (23). No entanto, a ausência da parte que tomou a iniciativa dos despejos, o MP, deixou frustrados os que compareceram: o secretário de Habitação e procuradores da Prefeitura; advogados da Defensoria Pública; um perito judicial; representantes de moradores de muitas das áreas ameaçadas; parlamentares; dirigentes de movimentos de moradia. Ao final apenas foi feita uma ata, assinada pelos presentes, com o título: “Termo de Audiência de Conciliação Infrutífera”. Conciliações deste tipo estão previstas na Constituição, no Código de Processo Civil e na lei federal 13.140 de 2015.

2ª CORRIDA DO FOGO ACONTECE NESTE DOMINGO (29)

No próximo domingo (29), acontece na cidade a 2ª Corrida do Fogo do 5º Grupamento de Bombeiros da Cidade de Guarulhos. A prova será na região do Bosque Maia, a partir das 7:30 da manhã, e terá duas modalidades, 5 km e 10 km. A entrega dos kits, para quem se inscreveu, será nos dias 27 de abril (sexta-feira), das 14 às 20 horas e no sábado (28) das 9 às 16 horas no Saúde Vital – Centro Integrado Esportivo na Rua Arminda de Lima, 328; Vila Progresso, em Guarulhos.

PASSAGEIROS LEVAM 2 HORAS DA PAULISTA ATÉ O AEROPORTO DE GUARULHOS

Embora já exista uma linha de trem ligando São Paulo Capital ao aeroporto de Guarulhos, a maioria das pessoas que seguem para o Gru Airport ainda prefere ir de carro. A razão é que para usá-la, o passageiro deverá ir até uma estação de metrô, fazer de dois a quatro baldeamentos e, ao chegar na estação Aeroporto (que fica a 1,5 km do terminal 2 e 2,5 km do terminal 3) atravessará uma passarela para pegar um ônibus, que levará 15 minutos até o embarque. Subindo e descendo escadas, carregando malas e bagagem de mão, necessitará mais de quase duas horas para ir da avenida Paulista ao check-in. Continue lendo depois da propaganda..

NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO TEM HISTÓRICO DE SUCATEAMENTO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA USP

Márcio França (PSB) assumiu o governo do estado de São Paulo neste mês de abril mantendo muitos dos nomes de confiança e a equipe base de Geraldo Alckmin (PSDB), mas também fazendo novas nomeações. Uma dessas novas nomeação é a de Marco Antonio Zago, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), que assume a Secretaria da Saúde. Zago foi responsável pelo sucateamento do Hospital Universitário (HU), com demissão de profissionais, fechamento de leitos e o consequente recuo no número de atendimentos à população. Na clínica médica, por exemplo, o número de profissionais atendendo à população passou de 72 em 2013 para 56 em 2017, segundo o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp). Na pediatria, a redução de profissionais foi de 45 para 34.

PARA O BANCO SANTANDER NÃO HÁ CRISE

O banco Santander divulgou nesta segunda (23) o balanço com seus lucros nos meses de janeiro, fevereiro e abril deste ano no Brasil. O Santander teve um lucro de 2 bilhões e 800 milhões de reais neste primeiro trimestre, o que projeta um lucro de mais de 11 bilhões de reais no ano. Enquanto empresários até grandes, trabalhadores e desempregados penam com a crise econômica, os bancos lucram.

JUÍZA NEGA TODOS OS PEDIDOS DE VISITA A LULA

A juíza Carolina Lebbos barrou, nesta segunda-feira (23), todos os 23 pedidos de visita a Lula feitos até hoje e não autorizou a entrada de uma comissão de deputados para vistoriar a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente está desde 7 de abril. Entre os pedidos negados estão os da ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente do PT Gleisi Hoffmann e o presidenciável Ciro Gomes (PDT).

EX-PRESIDENTE DILMA DIZ QUE NEM NA DITADURA MILITAR A JUSTIÇA ERA TÃO RÍGIDA NA LIBERAÇÃO DE VISITAS

A ex-presidente Dilma Rousseff considerou estranha a negativa da visita e lembrou que quando esteve presa no período da ditadura podia ver os amigos. “É um momento muito difícil da democracia no Brasil quando um ex-presidente não pode receber visitas. Isso acho que nem no momento da ditadura militar em plena operação no Brasil era tão rígido”, disse.