FIQUE LIGADO: SAÚDE PERDEU 131 MÉDICOS EM UM ANO, CEMEG GUARULHOS TEM PIORA NO ATENDIMENTO, ORQUESTRA JOVEM SE APRESENTA NESTE SÁBADO E MAIS NOTÍCIAS

April 28, 2018

SAÚDE DE GUARULHOS PERDEU 131 MÉDICOS EM UM ANO

Os pedidos de demissão de médicos continuam ocorrendo toda semana na Prefeitura de Guarulhos. No ano de 2017 foram 131 médicos e médicas que foram embora da Prefeitura reduzindo o quadro, já precário, de clínicos gerais, pediatras, ortopedistas e outras especialidades, além de médicos da família. A privatização da gestão do HMU e do Hospital da Criança foi um dos motivos da debandada. Outro motivo mais recente foi a instalação de um estado policial dentro da Prefeitura com a espetaculosa prisão de um médico no PA Dona Luiza ao invés de proceder a demissão através de um processo disciplinar com direito à defesa. A abertura de contratação de emergência publicada no Diário Oficial com inscrições até 4 de maio estará longe de reduzir os danos pela falta de atratividade de profissionais para fazerem parte do quadro da Prefeitura.

 

OUTROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE TAMBÉM ESTÃO PEDINDO DEMISSÃO

No primeiro ano da atual gestão da Prefeitura de Guarulhos 328 profissionais de saúde pediram a conta. Entre estes e estas saíram da Prefeitura 202 auxiliares de enfermagem, 57 atendentes, 40 agentes comunitários de saúde. As unidades do sistema municipal de saúde estão ficando com menos funcionários, ao mesmo tempo em que a demanda de pacientes é maior, principalmente porque muitas famílias não conseguem mais pagar planos de saúde privados e o desemprego tem feito a muitas outras perder o direito a planos de saúde coletivos. Além disso, a falta de insumos nas unidades de saúde faz com que, mesmo havendo profissionais presentes o atendimento não consegue ser feito. É o caso por exemplo de dentistas, que, mesmo presentes no serviço, não conseguem fazer os procedimentos por falta de material odontológico.

 

MUDANÇAS NO ATENDIMENTO DO CEMEG ESTÃO NA CONTRAMÃO DO ATENDIMENTO DE SAÚDE HUMANIZADO

A maioria das cadeiras que tinha na recepção do CEMEG (Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos) foram retiradas e agora o usuário só pode entrar meia hora antes da consulta. Quem chegar antes, tem que ficar esperando do lado de fora, o que tem produzido uma fila enorme do lado de fora. Pessoas idosas, grávidas e pessoas com deficiência ficam submetidas a essa mesma condição.

 

FALTA DE INSUMOS E EQUIPAMENTOS INVIABILIZA EXAMES

Além da piora na humanização do atendimento, os usuários do CEMEG também sofrem com a falta de insumos e equipamentos, que inviabiliza a realização de vários exames como: estudo urodinâmico, eletroencefalografia, retosigmoscopia, prova de função pulmonar, teste de contato (alergia). Também estão faltando agulhas para acupuntura.

 

AGENDAMENTO DE ALGUNS EXAMES ESTÃO SUSPENSOS

E os problemas no CEMEG não param por aí. Os pacientes que foram agendar o retorno com cardiologista e ortopedista nesta sexta-feira (27) foram informados que estava suspenso o agendamento nessas especialidades.

 

UBS SOBERANA TEM PIORA NO ATENDIMENTO

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Soberana, localizada na rua Jabotical, está com falta de sistema há 20 dias e a estrutura do prédio tem aparência precária, com paredes descascadas e fios elétricos expostos, falta de papel higiênico nos banheiros e falta de água para os usuários. A Secretaria de Saúde informou que o sistema está intermitente devido a problemas com a fibra ótica da empresa de telefonia, a qual já foi acionada para que o problema seja resolvido. No entanto, os funcionários da unidade foram orientados a registrar os pedidos manualmente e inseri-los no sistema na disponibilidade ou na própria sede da regional de saúde a qual UBS pertence. Informou também que a UBS Soberana passa por reforma, ainda sem previsão de conclusão. Continue lendo depois da propaganda...

EMPRESÁRIO NEGA ACUSAÇÕES CONTRA O VICE-PREFEITO DE GUARULHOS

O empresário Paulo Zhu, um pivô do caso das gravações que levaram à criação de uma Comissão Especial de Inquérito contra o vice-prefeito Zeitune na Câmara de Guarulhos não compareceu à CEI mas enviou seu depoimento por escrito. Nele afirma que não é o autor das gravações e que nunca pagou qualquer quantia em dinheiro ao vice. Admite, no entanto, a conversa com um ex-funcionário seu a respeito da hipótese de ajudar financeiramente a pré-campanha de Zeitune a governador e a campanha de Marina Silva a presidência. Mas, afirma que tais ideias não se consumaram. Tudo indica que esta CEI apenas terá como resultado o desgaste da imagem do vice-prefeito, uma das metas de seus autores, não tendo elementos para qualquer outra conclusão mais forte.

 

ORQUESTRA JOVEM DE GUARULHOS APRESENTA BEETHOVEN NESTE SÁBADO (28)

Neste sábado (28) a Orquestra Jovem de Guarulhos apresenta no Teatro Adamastor Centro, às 20 horas, duas composições de um dos maiores compositores da história do Ocidente: o alemão Ludwig van Beethoven. A orquestra executará a Sinfonia nº1 e o Concerto Tríplice. Este terá como solistas a violinista Elisa Fukuda, o violoncelista Joel de Souza, e a pianista Vera Astrachan. A regência será dos maestros Emiliano Patarra e Diego Pacheco. O ingresso é gratuito, distribuído uma hora antes do concerto.

 

ORQUESTRA SE APRESENTA TAMBÉM NAS ESCOLAS

O maestro Emiliano Patarra, que dirige a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos desde a sua criação em 2003, tem inovado levando a cada mês a orquestra diretamente a uma escola da cidade. O objetivo é levar obras sinfônicas da mais elaborada arte a alunos e alunas que não vêem isso na televisão ou na internet e nem frequentam teatros. Nestas ocasiões, são apresentados também arranjos de música popular brasileira para difundir a cultura nacional e mostrar como há uma interação entre o que se chama de música erudita e música popular. 

 

ATENTADO A TIROS CONTRA ACAMPAMENTO EM DEFESA DE LULA EM CURITIBA

Um atentado a tiros aconteceu nesta madrugada de sábado (28) no acampamento Marisa Letícia, em Curitiba, onde estavam manifestantes que defendem a liberdade do ex-presidente Lula. Segundo informações do acampamento, duas pessoas foram baleadas. O atirador estava dentro de um carro. Um rapaz foi atingido no pescoço e está na UTI.A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, afirmou em uma publicação na rede social que o acampamento foi alvo de mais 20 tiros. “Muito grave o atentado nesta madrugada ao acampamento da vigília democrática de solidariedade ao Lula. Companheiro Jeferson, de São Paulo, baleado no pescoço corre risco de morte. Esperamos providência rigorosa por parte das autoridades de segurança”. A PM do Paraná confirmou que um homem foi baleado próximo ao acampamento.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now