© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: TAMANHO DA DÍVIDA DA PREFEITURA, GASTOS COM A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, CÂMARA NÃO PERMITE AUDIÊNCIA SOBRE O LIXÃO E MAIS NOTÍCIAS

May 15, 2018

BALANÇO DA PREFEITURA DE GUARULHOS DESMENTE TAMANHO DA DÍVIDA

Muito se ouviu falar no ano de 2017 de uma dívida de bilhões de reais da Prefeitura de Guarulhos. Tudo se justificava com a tal dívida. No entanto, quem analisa o comportamento da arrecadação e da despesa da Prefeitura se depara com outra realidade. Nos três primeiros meses de 2018, a Prefeitura arrecadou 1 bilhão 151 milhões de reais. No mesmo período, pagou de amortização de empréstimos mais os juros apenas 24 milhões de reais, ou seja 2% do que arrecadou. Se forem acrescentadas as dívidas de curto prazo chamadas de “despesas de exercícios anteriores” a herança anterior a 2017 quitada não passa de 30 milhões de reais nestes três meses. Somando os pagamentos das duas dívidas, o resultado não chega a 5% do arrecadado. Prefeituras como a de São Paulo só de amortização e juros gastam de 9% a 13% do que arrecadam.

 

ESTOURAM OS GASTOS COM A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE EM GUARULHOS

Se comparados os três primeiros meses de 2018 com os do ano anterior nota-se uma forte subida dos pagamentos a terceiros em 2018. Isto se deve à contratação da empresa Gerir para substituir o pessoal da Prefeitura de Guarulhos em dois hospitais: o HMU e o Hospital da Criança. Nos três meses de 2018, os gastos com contratação de terceiros subiram 60 milhões de reais a mais. Mantida esta toada no ano, a Prefeitura gastará 240 milhões a mais com terceiros em 2018, especialmente com a empresa Gerir, contratada sem licitação. O tamanho disto fica mais ressaltado se comparado com uma projeção de novos investimentos no ano, que parece não irão exceder 40 milhões de reais.

 

CÂMARA MUNICIPAL NÃO PERMITIU A AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ATERRO SANITÁRIO DE GUARULHOS

A Câmara Municipal não permitiu a realização da audiência pública para discutir o aterro sanitário de Guarulhos, que pode transformar o Cabuçu num gigantesco lixão. A Câmara informou que não autorizou a audiência por falta de tempo para organizar a estrutura necessária, mas os representantes dos movimentos que questionam a ampliação do aterro acreditam que foi um pretexto para não discutir o tema. O pedido para reserva do espaço para a realização da audiência, que aconteceria na noite desta segunda-feira (14) foi realizado pelo vereador Wesley Casa Forte (PSB), presidente da comissão de Meio Ambiente do Legislativo.

 

FUNCIONÁRIOS DO HMU RECLAMAM OUTRA VEZ DE SALÁRIOS ATRASADOS

Funcionários do Hospital Municipal de Urgência de Guarulhos (HMU) alegam que o salário do mês de maio, que deveria ser depositado no quinto dia útil estaria atrasado. O Instituto Gerir, responsável pela administração do hospital. No mês de abril também houve atraso no pagamento dos salários.

CRESCE ENTRE OS BRASILEIROS A HIPÓTESE DE APOIAR UM GOLPE MILITAR

Em pesquisa feita por universidades públicas de Minas, Rio, São Paulo e Brasília, no último mês de março, com seus resultados revelados agora em maio, 53 % dos 2.500 entrevistados admitem apoiar um golpe militar no Brasil caso haja um quadro de ocorrência de muitos crimes. Contra este tipo de golpe em qualquer circunstância se pronunciaram 41%. A propósito de golpes de estado, 48% consideram que a ex-presidenta Dilma foi vítima de um golpe, contra 44% que acham ter sido um processo normal de impeachment. E quanto à condenação do ex-presidente Lula, 45% concordaram com ela e 39% se manifestaram contra sua condenação.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload