FIQUE LIGADO: PREFEITURA DE GUARULHOS GASTA 309 MILHÕES COM TERCEIRIZADAS, GOVERNO ENTREGA EMBRAER AOS NORTE-AMERICANOS, 1 MILHÃO E 520 MIL PESSOAS VIVEM EM ÁREAS DE RISCO EM SP

July 5, 2018

Escrito por Elói Pietá

PREFEITURA DE GUARULHOS GASTA 309 MILHÕES COM TERCEIRIZADAS EM 5 MESES

A contratação da empresa Gerir pela atual gestão municipal para tomar conta de hospitais da Prefeitura de Guarulhos ampliou significativamente os gastos com empresas terceirizadas. Nos primeiros cinco meses deste ano foram pagos a estas empresas 309 milhões de reais. É o segundo gasto em tamanho. O primeiro gasto neste período é com o pessoal próprio da Prefeitura, que beirou os 700 milhões de reais. Juntando os dois dá um gasto de 1 bilhão de reais em cinco meses, 57% de todos os gastos da Prefeitura. A conta ainda é maior porque a Prefeitura pagou neste período 227 milhões de reais de pagamentos relativos a seus gastos no ano anterior, parte deste valor destinado às terceirizadas.

 

ALEGAÇÃO DE DIFICULDADES POR DÍVIDAS ANTERIORES NÃO SE SUSTENTA

O atual prefeito de Guarulhos espalhou a ideia de que não cuidava da cidade como deveria por causa de dívidas deixadas pelo prefeito anterior. Mas, olhando o balanço financeiro dos cinco primeiros meses de 2018, o argumento não se sustenta. Os pagamentos neste período para amortização, juros e encargos da dívida foram de apenas 41 milhões de reais num universo de 1 bilhão e 746 milhões de gastos nestes cinco primeiros meses do ano. O pagamento da dívida corresponde a menos de 2 e meio por cento dos gastos. Poderia se acrescentar aos pagamentos da dívida mais 98 milhões sob a rubrica de “exercícios anteriores”. Mas, a maior parte deste débito de curto prazo se deve ao ano de 2017 já tocado pela atual gestão. Continue lendo depois da propaganda...

AINDA SOBRE O DESPEJO PROGRAMADO DE 85 FAMÍLIAS

Nesta quinta (5) uma comissão de moradores do Jardim Nova Esperança, ameaçados de despejo iminente, vai se reunir com o secretário de Habitação de Guarulhos, Fernando Evans. A Polícia Militar deu prazo até o dia 15 de julho para que, através de negociação entre as partes, seja suspensa, no Fórum de Guarulhos, sua ação programada de despejar à força 85 famílias que desde 2010 construíram 82 casas em terreno particular junto do Cemitério da Vila Rio, em Guarulhos. Elas formaram um condomínio popular com um portal e ruas internas. A ação de reintegração de posse já transitou em julgado. Os moradores têm uma associação, constituíram advogado, e são auxiliados pelo Movimento de Luta por Moradia e pelo Fórum de Defesa da Moradia. A proprietária exige, para acordo, 4 parcelas de pouco mais de 3 mil reais e depois 100 parcelas de pouco mais de 500 reais. O problema é que muitas famílias estão desempregadas e outras têm renda muito baixa, o que é demonstrado, por 55 delas receberem o Bolsa Família.

 

GOVERNO ENTREGA EMBRAER AOS NORTE-AMERICANOS

O governo Temer autorizou mais uma desnacionalização: a EMBRAER, terceira produtora mundial de aviões, vai ser vendida à BOEING, gigante norte-americana na produção de aviões, que adquire 80% das ações da empresa brasileira. A EMBRAER foi fundada em 1969, como empresa do governo federal, vinculada ao ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), e vendida a capitais privados brasileiros no governo do PSDB na década de 1990. Agora, no governo do MDB, vai passar ao domínio do capital norte-americano. A BOEING vai controlar a gestão, a fabricação e os negócios da então mais importante fábrica de alta tecnologia do Brasil.

 

SÃO PAULO TEM 1 MILHÃO E 520 MIL PESSOAS VIVENDO EM ÁREAS DE RISCO

Um estudo inédito publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (28) identificou que o Brasil tem cerca de 8,3 milhões de pessoas vivendo em áreas de risco em 872 municípios espalhados pelo país. Destas, 1 milhão e 520 mil somente no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o rico estado de São Paulo representa 7% de todas a população em áreas de risco no Brasil.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now