© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: STF DECIDE SOBRE IDADE DA CRIANÇA NA ESCOLA, GOVERNO TEMER TIROU DA SAÚDE 692 MILHÕES EM RECURSOS EM 2017, PROFESSORES SÃO VÍTIMAS DE AGRESSÃO EM ESCOLAS E MAIS NOTÍCIAS

August 2, 2018

Escrito por Elói Pietá

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE IDADE DA CRIANÇA NA ESCOLA

Os onze ministros do Supremo Tribunal Federal estão decidindo sobre tudo, desde quem pode ser preso ou solto até sobre com quantos anos uma criança pode ser matriculada no ensino fundamental. Em decisão apertada por 6 a 5 nesta quarta(1º) o STF decidiu que só pode ser matriculada no 1º ano do ensino fundamental a criança que completar 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano letivo. A controvérsia chegou ao Supremo porque em muitas cidades e estados havia a permissão para a entrada precoce neste ciclo de aprendizagem. Em Guarulhos a regra definida pelo Supremo já vigorava.

 

A REGRA DE IDADE SE APLICA TAMBÉM AO PREZINHO

Pela regra definida pelo STF para ingressar na educação infantil (a pré-escola) a criança terá que ter completado 4 anos até a mesma data. Muitas crianças podem ficar fora da escola onde não tiver vaga para o prezinho embora tenha vaga para o ensino fundamental. No Brasil a educação básica se divide em 2 anos de pré-escola ou educação infantil que começa aos 4 anos de idade, 9 anos de ensino fundamental, e três anos de ensino médio.

 

PROFESSORES RELATAM SEREM VÍTIMAS DE AGRESSÃO EM ESCOLAS

Nos cinco primeiros meses de 2018 já foram relatados 214 casos de agressão física ou  verbal de professoras e professores na rede estadual de ensino de São Paulo. Normalmente a agressão se dá porque os docentes repreendem comportamentos de indisciplina de alunos e alunas. Professoras e professores relatam a dificuldade de manter disciplina e atenção dos alunos em sala de aula.  

 

TRÁFICO RECRUTA PESSOAS CADA VEZ MAIS JOVENS NO BRASIL

De acordo com a pesquisa Novas Configurações das Redes Criminosas após a Implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), divulgada nesta terça-feira (31), que envolveu 261 jovens e adultos inseridos na rede do tráfico de drogas no varejo, a principal faixa etária em que os entrevistados afirmam ter entrado na atividade ilícita corresponde ao período entre 13 e 15 anos, com 54,4% das respostas. O estudo levanta ainda um dado preocupante: o aumento no número de pessoas que entrou para o tráfico entre 10 e 12 anos de idade. Esse percentual passou de 6,5% em 2006 para 13% em 2017.

 

GOVERNO TEMER TIROU DA SAÚDE 692 MILHÕES EM RECURSOS EM 2017

Em 2016, o governo de Michel Temer (MDB) assinou a Emenda Constitucional 95, que condiciona, por 20 anos, o investimento público em Saúde ao reajuste da inflação. Em 2017, pela primeira vez em quase 30 anos, o governo brasileiro gastou R$ 692 milhões a menos do estabelecido pela Constituição. Outros setores ligados à Saúde, como Educação e Ciência, também sofrem com o congelamento de investimentos: até 45% de cortes em pesquisas científicas e 15% em universidades públicas.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload