FIQUE LIGADO: EMPRESÁRIOS INVESTEM MILHÕES EM CAMPANHA DE BOLSONARO NO WHATSAPP, APENAS 8% DAS IMAGE


EMPRESÁRIOS INVESTEM MILHÕES DE REAIS EM CAMPANHA DE BOLSONARO NO WHATSAPP

Empresários estão investindo milhões de reais para fazerem disparos de mensagens em massa pelo Whatsapp contra o PT e o seu candidato a presidente Fernando Haddad. Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira (18), cada contrato de "pacote de mensagens" pode chegar a até R$ 12 milhões. A rede de lojas Havan, de Luciano Hang, está entre as empresas compradoras, segundo a reportagem. A prática é considerada ilegal por se tratar de doação empresarial de recursos, proibida pela legislação eleitoral.

POSSÍVEL COMPRA ILEGAL DE BASE DE DADOS TURBINA CAMPANHA DE BOLSONARO

As mensagens contra Haddad e a favor do candidato Jair Bolsonaro (PSL) são enviadas a partir de uma base de dados dos apoiadores do capitão reformado ou compradas de agências de marketing digital, o que também é considerado ilegal, pois a legislação proíbe a venda de dados de terceiros.

APENAS 8% DAS IMAGENS QUE CIRCULAM EM WHATSAPP SÃO VERDADEIRAS

Um levantamento realizado pelos professores Pablo Ortellado (USP), Fabrício Benvenuto (UFMG) e pela agência de checagem de fatos Lupa em 347 grupos de WhatsApp encontrou entre as imagens mais compartilhadas apenas 8% podendo ser classificadas como verdadeiras. O estudo buscou analisar o fenômeno da desinformação e das fake news em grupos na plataforma, que vem sendo apontada como principal espaço de disseminação desse tipo de conteúdo.

INFLAÇÃO DISPARA NA ARGENTINA E PIB CAI, ESSE É O MODELO QUE QUEREM IMPLANTAR NO BRASIL

A Argentina do presidente Mauricio Macri (exemplo que Temer e o mercado brasileiro quer imitar) registrou em setembro uma inflação de 6,5%, a maior taxa desde abril de 2016 e um dos percentuais mais altos desde a crise de 2001-2002, o que vem asfixiando os consumidores do país. No acumulado de 12 meses, a inflação argentina está em mais de 40% e o PIB caiu 2,5%.