© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: A MÁQUINA DE FAKE NEWS DE BOLSONARO, OMISSÃO DO TSE COLOCA EM RISCO A DEMOCRACIA E MAIS NOTÍCIAS

October 19, 2018

POSSÍVEL CAIXA 2 DE BOLSONARO PODE SER A PONTA DO ICEBERG DA MÁQUINA DE FAKE NEWS DA EXTREMA DIREITA BRASILEIRA

A descoberta pela Folha de S. Paulo de que empresas apoiadoras da campanha de Bolsonaro pagaram valores de até R$ 12 milhões em contratos que visavam o disparo de mensagens de WhatsApp “em massa”, começa a desvendar o cenário da produção massiva e diária de notícias falsas (as chamadas fake news) no Brasil a serviço do candidato do PSL. Os valores não foram declarados à Justiça Eleitoral e as bases de dados telefônicos teriam sido obtidas lícita e ilicitamente. Um dos personagens que figura nesta explicação é Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan (rede de varejo semelhante a Casas Bahia, com 114 lojas pelo Brasil) e indicado pelo jornal como um dos participantes do esquema. A injeção de recursos ilícitos e trabalho de comunicação profissionalizado é a ponta de um iceberg que ainda tem muito para ser explicado.

 

A OMISSÃO DO TSE COLOCA A DEMOCRACIA EM RISCO

A omissão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação às táticas da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), baseadas na disseminação em massa de fake news pelas redes sociais e pelo WhatsApp, é mais um indicativo de que a atual disputa à Presidência da República está longe de ser uma eleição disputada dentro dos padrões de normalidade.

 

PT PEDE INEGIBILIDADE DE BOLSONARO, MAS TSE NÃO TEM PRAZO PARA JULGAR AÇÃO

O Partido dos Trabalhadores pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a inelegibilidade da chapa de Jair Bolsonaro à Presidência por abuso do poder econômico ou político e por uso indevido de meio de comunicação social. Não há um prazo para que a ação seja julgada, segundo o TSE. Isso pode demorar meses, pois o processo ainda passa por etapas como a manifestação do Ministério Público Eleitoral e da defesa.

 

DÓRIA LIDERA NO ESTADO, MAS PERDE NA CAPITAL

Embora lidere a corrida para o governo de São Paulo com ligeira vantagem em todo o Estado, o ex-prefeito João Doria (PSDB) vive situação oposta na cidade que administrou por um ano e três meses. Na capital paulista, seu adversário Márcio França (PSB) lidera a disputa com pelo menos 60% das intenções dos votos válidos. No levantamento do Ibope, divulgado na última quarta-feira (17), Márcio França tem 63% das intenções de votos válidos, contra 37% de João Doria. Na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (18), o atual governador tem 60% contra 40% do ex-prefeito. Considerados os eleitores de todo o estado, o Datafolha mostra que o tucano tem 53% dos votos válidos contra 47% de França; no Ibope, Dória lidera por  52% a 48%.

 

GUARULHOS TERÁ ENERGIA ELÉTRICA MAIS CARA EM OUTUBRO 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou o reajuste tarifário anual a ser aplicado para as unidades consumidoras na área de concessão da EDP em São Paulo, distribuidora que atende mais de 1,8 milhão de clientes em 28 municípios do Estado, incluindo Guarulhos. A tarifa que passa a vigorar para a energia elétrica consumida a partir do dia 23 de outubro terá um reajuste de 16,12%.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload