© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: EM GUARULHOS 95 MIL PESSOAS FICARÃO SEM OS MÉDICOS CUBANOS, NO BRASIL METADE DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS É ATENDIDO POR CUBANOS  E MAIS NOTÍCIAS

November 16, 2018

Foto: Cuba decidiu retirar seus médicos do Brasil /Arquivo Correio do Estado. 

 

EM GUARULHOS 95 MIL PESSOAS FICARÃO SEM OS MÉDICOS CUBANOS 

Com a decisão de Cuba de retirar seus médicos do Programa Mais Médicos, Guarulhos perde perderá 28 médicos daquele país. Eles têm sob sua responsabilidade o atendimento de 95 mil pessoas pelas equipes de Saúde da Família onde atuam. Guarulhos já chegou a ter 52 médicos cubanos. Mas desde 2017 na nova administração municipal o número foi encolhendo, responsável em parte pelo agravamento da atenção à saúde na cidade. Os médicos cubanos atendem nas regiões mais distantes da cidade onde há carências de médicos brasileiros.

 

NO BRASIL METADE DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS É ATENDIDO POR CUBANOS   

São 8.332 médicas e médicos cubanos que até 31 de dezembro do Brasil vão retornar ao seu país ou servir em outros países. Eles representam 51% de todos os médicos dp programa Mais Médicos criado em 2013 no governo Dilma. O número de vagas para o país inteiro é de 18 mil, mas 2 mil não estão preenchidas pela falta de médicos. São apenas 7.349 médicos brasileiros que aceitaram entrar no programa que atende pequenas cidades que estavam sem médico nenhum ou que atendem as periferias das grandes e médias cidades. Cada médico do programa dirige uma equipe de Saúde da Família responsável por 3.400 pessoas. No Brasil a saída dos cubanos deixará sem assistência 28 milhões de pessoas.

 

SAÍDA DE MÉDICOS É UMA DAS CRISES INTERNACIONAIS CRIADAS POR BOLSONARO

As declarações e atitudes agressivas do presidente eleito já criaram crises internacionais com a China, com países árabes, com a Argentina e outros países do Mercosul, com a Venezuela e agora com Cuba. No caso dos médicos cubanos, as declarações do presidente eleito eram depreciativas e ameaçadoras. Apesar da dedicação e competência comprovada dos profissionais de Cuba largamente reconhecidas pela população e pelas secretarias de saúde e prefeitos, o presidente eleito pôs em dúvida sua capacidade profissional exigindo uma revalidação brasileira de seus diplomas. Já quando deputado ele tinha tentado isso sem êxito no Supremo Tribunal Federal.  Além disso, ele queria mudar completamente os termos do acordo que Cuba faz com dezenas de países  e tem publicamente  acusado Cuba de ser uma ditadura.

 

IDEIAS MALUCAS DO FUTURO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL

Parece inacreditável  mas o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, uma figura desconhecida  indicado para o cargo pelo presidente eleito é autor de ideias estapafúrdias. Entre elas: “A fé em Cristo significa, hoje, lutar contra o globalismo, cujo objetivo último é romper a conexão entre Deus e o homem”. Ao contrário do que diz o novo messiânico ministro, o cristianismo sempre teve interesse na globalização. Cristo disse, segundo Marcos 16:15: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Quando os europeus aportaram à América globalizando sua cultura, trouxeram junto o cristianismo. Outra pérola do novo ministro: “A globalização econômica é pilotada pelo marxismo cultural”. Todos, menos o douto ministro, sabem que a globalização é de interesse do capital financeiro, da Google, da Microsoft, da Apple, da Coca-Cola, das indústria de armas, da indústria de automóveis e de aviões, das telefônicas, etc,  grandes corporações privadas que não têm absolutamente nada a ver com o marxismo.

 

ORQUESTRA JOVEM E EXPOSIÇÃO AFRO NESTE SÁBADO (17) EM GUARULHOS

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta neste sábado (dia 17) às 20 horas no Teatro Adamastor no Centro da Cidade três obras do famoso compositor alemão Richard Strauss. Será um Concerto para Trompa, um poema sinfônico Morte e Transfiguração, um ato da ópera O Cavaleiro da Rosa. Os ingressos são gratuitos e precisam ser retirados no local a partir de uma hora de antecedência. A orquestra com cerca de 60 integrantes é dirigida desde 2003, ano de sua fundação, pelo maestro Emiliano Patarra.  Na mesma noite, às 19 horas, haverá no Teatro Adamastor a abertura da 2ª Exposição  Afro “Arte, Cultura e Resistência” , homenageando o mês da Consciência Negra. A exposição é organizada pelos mandatos da vereadora Janete Pietá e do vereador Maurício Brinquinho, com apoio da Prefeitura de Guarulhos. A mostra irá até o dia 25 de novembro.  

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload