© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: DEBATE NESTA QUINTA (22) SOBRE O NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO, EM NOVE MESES PREFEITURA DE GUARULHOS ARRECADA PERTO DE 3 BILHÕES E MAIS NOTÍCIAS

November 22, 2018

 

 

 

EM NOVE MESES PREFEITURA DE GUARULHOS ARRECADA PERTO DE 3 BILHÕES

Mais precisamente, de janeiro a setembro de 2018, entraram nos cofres da Prefeitura de Guarulhos 2 bilhões e 997 milhões de reais. E a despesa foi um pouco superior: 3 bilhões e 24 milhões. O resultado dos nove primeiros meses significou um crescimento real de 4% nos ganhos da Prefeitura se comparados com o mesmo período do ano passado. A participação municipal no imposto estadual sobre a circulação de mercadorias e serviços (ICMS) foi a principal receita da Prefeitura no período: 887 milhões de reais. Descontada a inflação, empatou com o ano passado, o que indica que a economia continua patinando.

 

A PREFEITURA CONSEGUE ARRECADAR MAIS AMPLIANDO OS CONTROLES

A atual administração de Guarulhos está conseguindo arrecadar mais impostos municipais fruto de medidas maiores de controle. O exemplo maior é o imposto sobre serviços (ISS). A arrecadação de 396 milhões nestes nove meses foi 24% superior ao mesmo período do ano passado. Embora o setor de serviços tenha se expandido, diferente da estagnação da indústria, da construção civil e do comércio, a principal explicação deste aumento de receita está na substituição do cálculo do imposto por estimativa pela emissão obrigatória da nota fiscal eletrônica em todas as transações. O próprio IPTU que arrecadou no período 500 milhões de reais cresceu 9% mesmo mantendo os valores de 2017. O crescimento só pode se explicar por uma maior fiscalização sobre ops contribuintes.

 

DEBATE NESTA QUINTA(22) SOBRE O NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO

O Sindicato dos Bancários de Guarulhos traz nesta quinta (22) às 18 horas o professor Ramatis Jacino da Universidade Federal do ABC para uma palestra e debate sobre a situação atual de negros e negras no mercado de trabalho no Brasil. O evento na sede do sindicato, Rua Paulo Lenk, 128, Centro, tem a ver com a dedicação do mês de novembro à promoção da consciência negra. Ramatis é mestre e doutor, professor de História Econômica. Segundo ele, a ideologia dominante à época da abolição da escravatura de que negro servia para ser escravo e os brancos imigrantes europeus serviam para ser assalariados repercute até hoje. Embora 53% da população brasileira tenha antepassado negro, apenas 12% dos negros chegam à universidade e pouco menos de 7% dos negros acessam ainda hoje a funções de gerência nas empresas. Além de terem salários menores do que os brancos.

 

BANCADA EVANGÉLICA QUER EMPLACAR MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Causou polêmica e mobilização contra por parte de deputados da bancada evangélica da Câmara Federal o anúncio de que o diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, seria o futuro ministro da Educação. A reação se deu por dois motivos: o educador teria posições moderadas, e não se declarou a favor do projeto Escola sem Partido. Segundo um dos líderes da bancada evangélica: “Para nós, o novo governo pode errar em qualquer ministério, menos no da Educação, que é uma questão ideológica para nós”. Seguindo este pensamento não se tratará de escola sem partido, mas escola com outro partido.   

 

APROXIMA-SE O NATAL CAINDO O NÚMERO DE EMPREGOS GERADOS NO PAÍS

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quarta (21) pelo Ministério do Trabalho mostra que no mês de outubro caiu para menos da metade do mês anterior o número de novos empregos de carteira assinada. Foram 57 mil novos empregos assalariados no país inteiro, contra 144 mil em setembro. O comércio, devido à proximidade das vendas de Natal com o décimo terceiro salário, foi o principal gerador destes poucos novos empregos. Para sentir o quanto este número gerado é pequeno, basta lembrar que, juntos, os estados de São Paulo, Minas, Rio e Espírito Santo criaram apenas 16 mil novos empregos de carteira assinada em outubro.  

 

 

   

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload