© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: MENOS DE 2% DOS AGENTES DE SAÚDE CONCURSADOS SÃO CONTRATADOS EM GUARULHOS, NENHUM MÉDICO DE FAMÍLIA SE APRESENTOU PARA SER CONTRATADO E MAIS NOTÍCIAS

November 27, 2018

 

 

 

MENOS DE 2% DOS AGENTES DE SAÚDE CONCURSADOS SÃO CONTRATADOS EM GUARULHOS

Em Guarulhos, menos de 2% dos agentes comunitários de saúde que passaram em concurso foram contratados passados quase dois anos depois da escolha. Foram 1.736 pessoas aprovadas em janeiro de 2017, para 58 vagas. Apenas 29 agentes foram chamados. A função delas e deles é auxiliar médicos e pessoal da enfermagem nos cuidados das equipes de saúde da família. A frustração das pessoas aprovadas é grande nestes tempos de desemprego. O concurso tem validade até janeiro de 2019. Pode ainda a critério do prefeito ter sua validade prorrogada por mais dois anos.

 

NENHUM MÉDICO DE FAMÍLIA SE APRESENTOU PARA SER CONTRATADO

Apesar de haver 8 vagas abertas para médico da saúde da família em Guarulhos no concurso feito em janeiro de 2017, nenhum profissional se apresentou para preencher as vagas. Sinal de que com a saída dos 28 médicos cubanos da cidade o problema da falta de médicos, reclamação constante, vai se agravar ainda mais. O médico de saúde da família tem uma jornada de 8 horas diárias nas UBSs, cinco dias por semana, e recebe um salário de R$ 15.347.  Além disso, de 19 vagas para ginecologista apenas 4 se apresentaram. E nenhum geriatra, nem endocrinologista apareceram. Embora as associações de médicos no Brasil afirmem que há médicos suficientes, a realidade sempre tem provado o contrário.

 

REGIME JURÍDICO ÚNICO EM GUARULHOS DEIXARIA 5.800 SERVIDORES DE FORA

O prefeito de Guarulhos e vários secretários reuniram-se com servidores municipais nesta segunda (26) para discutir o projeto de regime jurídico único. A reclamação foi de quem ficaria de fora do estatuto trabalhista e previdenciário municipal. Pelos cálculos seriam 5.800 que estão a dez anos ou menos para se aposentar no INSS e mais alguns casos específicos. As falas de servidores e servidoras não questionaram o projeto. Os atuais 875 servidores e servidoras que já estão no regime municipal mantêm todos os seus direitos. Os novos que migrarem ao sistema municipal adquirem alguns direitos antigos, mas não todos. E os 30% que ficarem de fora permanecem na CLT e no INSS. Não haverá portanto um regime jurídico único, mas três regimes.

 

JUÍZES BRASILEIROS GARANTEM SEU AUXÍLIO MORADIA INCORPORADO NO SALÁRIO

O reajuste de 16,3% nos salários dos juízes e membros do Ministério Público sancionado nesta segunda(26) por Temer, após aprovação do Congresso Nacional, incorpora os R$ 4.377 mensais que eles recebiam como auxílio moradia. O ministro do Supremo, Luiz Fux, vinha segurando por uma liminar o pagamento do auxílio moradia desde dezembro de 2014, causando nestes quatro anos uma despesa pública de 5 bilhões de reais com este benefício. Com a incorporação deste benefício no bojo do reajuste agora ele cassou sua própria liminar com as seguintes palavras: “No contexto atual, surge um fato novo de amazônica repercussão”.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload