FIQUE LIGADO: CAGED MOSTRA RELAÇÃO ENTRE ESCOLARIDADE E EMPREGO, OUTRA VEZ ANUNCIADA EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E MAIS NOTÍCIAS

December 3, 2018

CAGED MOSTRA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E EMPREGO EM GUARULHOS

Os números do CAGED (CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS) de outubro mostra que em Guarulhos as vagas criadas foram para quem possui curso superior completo (500  novas vagas geradas) e para quem possui ensino médio completo (514 novas vagas geradas). Para quem possui apenas ensino fundamental, completo ou incompleto, foram fechadas 130 vagas de trabalho.

 

REDUÇÃO DA RENDA DOS TRABALHADORES

Outro dado importante do CAGED mostra que os demitidos representavam um total de salários de 17 milhões de reais e que o total de salários dos admitidos é de 16 milhões. Esse dado mostra uma forte queda na renda salarial dos trabalhadores e trabalhadoras. Destaque para a diferença dos salários pagos pela indústria (perto de 2 mil reais), setor que enfrenta uma crise crônica na cidade, e o segmento de comércio e serviços (em torno de 1500 reais), que hoje representa a maior parcela das contratações em Guarulhos.  

 

MAIS UMA VEZ ANUNCIADA EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

O presidente eleito tinha anunciado a extinção do Ministério do Trabalho e depois recuado da ideia, prometendo mantê-lo. Mas, nesta segunda (3) o futuro ministro da Casa Civil anunciou o fim do Ministério do Trabalho e a divisão de suas funções entre os ministérios da Economia, da Justiça e da Cidadania. A Economia, que será dirigida por um banqueiro, Paulo Guedes, cuidará do emprego. Os bancos constituem um dos setores que mais substituem a mão de obra pela tecnologia e que com a fusão reduzem o número de agências, portanto de empregos. A Justiça, dirigida por um juiz especialista em persecução criminal, Sérgio Moro, vai ficar com a fiscalização dos sindicatos. A Cidadania, dirigida por um atual ministro do Desenvolvimento Social de Temer, Osmar Terra, vai cuidar de seguro-desemprego e outros benefícios. O futuro ministro foi responsável pelos cortes do atual governo no Bolsa Família.  

 

UM TERÇO DAS MORTES NO TRÂNSITO NO PAÍS SÃO DE MOTOCICLISTAS

Pouco mais de 32% dos que morrem em acidentes de trânsito no Brasil são motociclistas. Em automóveis são 24%. Pedestres atropelados são 21%. Em bicicletas são 3%.  Em caminhões e ônibus são 0,25%. Estes são dados do Sistema Único de Saúde, com uma precariedade pois cerca de 20% não têm a identificação de tipo de veículo ou se era pedestre. A tendência é que estas mortes se distribuam proporcionalmente aos meios de locomoção.

 

MÉXICO DESTOA DAS TENDÊNCIAS CONSERVADORAS DE NOVOS GOVERNOS DA AMÉRICA LATINA

Tomou posse neste dia 1º de dezembro o novo presidente do México, López Obrador, líder de um partido de esquerda chamado Morena (Movimento de Regeneração Nacional). Os partidos conservadores de direita governaram o México nas últimas décadas e venceram as últimas eleições na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru. O México é o segundo país em população na América Latina atualmente com 130 milhões de habitantes. López Obrador em seu discurso de posse classificou como “uma calamidade, um desastre” a linha econômica neoliberal que foi aplicada no México.  Embora ele não tenha se referido trata-se da mesma linha neoliberal que o novo governo brasileiro pretende aplicar e que está provocando grandes manifestações de protesto na Argentina e na França. Obrador tem como uma de suas principais bandeiras o combate à corrupção. Ele ressalta: corrupção pública e privada. Mas, prometeu olhar daqui para frente. Por isso não pretende investigar os governos que o antecederam e as cúpulas do setor privado.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now