© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: ÁGUA CONTAMINADA NA PONTE ALTA, AI-5 COMPLETA 50 ANOS EM UM MOMENTO DE CRISE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA E MAIS NOTÍCIAS

December 13, 2018

Foto: Desaparecidos durante a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985)

 

ÁGUA CONTAMINADA EM EQUIPAMENTOS DA PREFEITURA DE GUARULHOS

A água que abastece a UBS Ponte Alta, o CEU Ponte alta, e a Escola Municipal Edson Malecka, está contaminada. A suspeita foi levantada no começo do mês, quando várias pessoas tiveram diarreia após passarem por esses espaços públicos. Uma amostra da água foi coletada no dia 4 de dezembro e, no dia 6, o resultado indicou contaminação por coliformes fecais. Não se sabe ainda as causas dessa contaminação.

 

MESMO COM CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA, SERVIÇOS CONTINUAM FUNCIONANDO

Mesmo com a confirmação da contaminação da água, os três equipamentos públicos municipais estão funcionando. Apenas os bebedouros foram desativados e a prefeitura está fornecendo água mineral para os funcionários. Os banheiros, no entanto, continuam funcionando e as pessoas estão lavando suas mãos com água contaminada. Mesmo sem saber o que causou essa contaminação, a prefeitura disse quer vai fazer uma limpeza na caixa d’água, mas não tem data prevista para a realização desse serviço.

 

PAIS EVITAM MANDAR SEUS FILHOS PARA A ESCOLA POR MEDO DE CONTAMINAÇÃO

A direção da escola Edson Malecka, da Prefeitura de Guarulhos, decidiu não interromper as aulas. Porém, os pais e mães, preocupados com a saúde das crianças, não estão mandando seus filhos para a escola. O resultado é que dos 400 alunos matriculados, pouco mais de 10 estão frequentando as aulas desde o dia 7 de dezembro, quando foi divulgada a confirmação de que a água está contaminada.

 

PERÍODO MAIS VIOLENTO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA COMPLETA 50 ANOS

Assinado há 50 anos (em 13 de dezembro de 1968) pelo general Artur da Costa e Silva, o AI-5 autorizou o presidente a fechar o Congresso Nacional, cassar mandatos parlamentares, intervir em Estados e municípios, suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por até dez anos e suspender a garantia do habeas corpus. Foi o pior momento da história brasileira em termos de autoritarismo, sobretudo pela brutalidade da tortura, dos assassinatos e desaparecimentos.

 

AI-5 NÃO ESTÁ PRESENTE NA MEMÓRIA COLETIVA DOS BRASILEIROS

Publicado em dezembro de 2014, o relatório final da Comissão Nacional da Verdade responsabilizou 377 agentes do Estado por graves violações dos direitos humanos ocorridas no período da Ditadura Militar (1964-1985), entre elas o assassinato e desaparecimento de 434 pessoas, grande maioria durante os tempos do AI-5. Menos de 5 anos após a publicação desse relatório, Jair Bolsonaro (defensor explícito das práticas da Ditadura) foi eleito Presidente da República e tomará posse no próximo 1º de Janeiro (2019).

 

SÓ ENSINO SUPERIOR COMPLETO GARANTE MAIOR NÚMERO DE EMPREGOS NA CRISE

A única faixa da população brasileira que conseguiu manter crescimento no número de empregos desde o início da crise atual foram as pessoas com ensino superior completo. São dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Mas, 44% dos formados em universidades ou faculdades não exercem a profissão para a qual se habilitaram, e ganham 74% do salário médio daquela profissão. O estudo mostra que ter ensino superior cada vez mais é exigência do mercado de trabalho. Vão ficando para trás aqueles que  não conseguem cursar a universidade. Jovens formados vão substituindo não formados com mais de 40 anos, apesar da experiência maior destes. Nos últimos sete anos o número de trabalhadores com ensino superior completo aumento de 13 milhões de pessoas para 19 milhões e 400 mil. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload