FIQUE LIGADO: AUDIÊNCIA PÚBLICA DO ATERRO DO LIXO EM GUARULHOS, CÂMARA DE GUARULHOS ELEGEU NOVO PRESIDENTE E MAIS NOTÍCIAS

December 17, 2018

 

ESTA SEMANA VOLTA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO ATERRO DO LIXO EM GUARULHOS

Na próxima quinta (20) na Câmara Municipal de Guarulhos vai acontecer a quarta tentativa do Conselho Estadual do Meio Ambiente de concluir audiência pública para autorizar a gigante francesa Veolia, proprietária do aterro do lixo da CDR, na divisa com Guarulhos, para implantar um novo aterro do lixo no Cabuçu, em Guarulhos. Ao longo de 2018 o movimento contra o aterro conseguiu impedir a conclusão da audiência, primeiro no Centro de Convenções Santa Mônica, no Cabuçu; depois na Câmara Municipal; por fim no Centro de Convenções da antiga Phillips. A tentativa volta agora para o plenário e auditório da Câmara Municipal às 17 horas deste dia 20 de dezembro. A Prefeitura desde maio já autorizou o novo aterro. Falta o Estado dar seu aval após a exigência legal de audiência pública.

 

NO DOMINGO (16) A ORQUESTRA JOVEM DE GUARULHOS COMEMOROU 15 ANOS

O maestro Emiliano Patarra dirigiu no Teatro Adamastor neste domingo (15), pelo décimo quinto ano, a apresentação da Orquestra Jovem de Guarulhos. Agora em comemoração ao aniversário da orquestra. A primeira música apresentada pelos 60 integrantes da orquestra foi uma obra clássica de grande impacto e beleza, Batuque, parte da suíte orquestral Reisado do Pastoreio, composta em 1930 pelo músico brasileiro Lorenzo Fernández. Esta mesma composição tinha sido executada na inauguração da orquestra e do Teatro Adamastor em dezembro de 2003. As outras músicas foram do mais famoso compositor brasileiro, Villa Lobos: as Bachianas Brasileiras nº 4, e os Choros nº 10. Além da orquestra participaram os corais Coraleste, da Zona Leste de São Paulo, e Madrigal Vivace de Jundiaí, e o grupo Percussão do Conservatório Municipal de Guarulhos.

 

POR 24 VOTOS A 7 CÂMARA DE GUARULHOS ELEGEU NOVO PRESIDENTE

O vereador Professor Jesus, eleito pelo DEM, hoje sem partido, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Guarulhos na sexta (14) com 24 votos. Ele só não obteve os votos da bancada de 7 vereadores/as do PT, que preferiram apoiar seu integrante, vereador Marcelo Seminaldo. O Professor Jesus (Jesus Roque de Freitas) já foi presidente da Câmara nos anos de 2015 e 2016. Entre suas promessas está sair do aluguel e transferir a sede da Câmara Municipal para o prédio da antiga Fábrica de Tapetes Lourdes. Esta promessa vem sendo reiterada desde 2011, pelo seu antecessor na presidência, vereador Eduardo Soltur. Até hoje, 7 anos depois, a Câmara está aguardando conclusão de reformas no prédio comprado por 14 milhões e 800 mil reais.

 

DIOCESE DE GUARULHOS ORDENOU TRÊS NOVOS PADRES NO SÁBADO (15)

Com o Santuário de São Judas Tadeu lotado, com a presença do bispo Dom Edmilson e de 50 padres, passaram a fazer parte da diocese católica de Guarulhos neste sábado três novos padres formados no seminário da cidade: padres Jonas dos Santos, Marcos da Silva e Tiago Leite. A Igreja Católica de Guarulhos conta com cerca de 100 mil fiéis praticantes em 39 paróquias e 165 comunidades. Além dos 53 padres há as irmãs de 14 ordens religiosas e cerca de 11 mil agentes de pastoral.

 

NOVO GOVERNO INICIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS FORMAIS COM GESTO DESELEGANTE

O governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deu ordens ao Ministério de Relações Exteriores (MRE) para que desconvidasse os chefes de Estado da Venezuela e de Cuba para a sua cerimônia de posse, em 1º de janeiro, em Brasília. Segundo o Itamaraty, a pasta recebeu inicialmente do governo eleito a recomendação de que todos os chefes de Estado dos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas deveriam ser convidados. Em um segundo momento, contudo, o MRE foi instruído a desfazer os convites que já haviam sido enviados aos líderes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Miguel Díaz-Canel, de Cuba.

 

BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE MAIS MATAM ATIVISTAS DE DIREITOS HUMANOS

A revelação, na última sexta-feira (14), do plano para assassinar o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) e a execução da vereadora Marielle Franco (PSOL), são apenas os casos atualmente mais noticiados de violência contra defensores dos direitos humanos. De acordo com a organização Front Line Defenders, que utiliza dados da Comissão Pastoral da Terra, o país é um dos que mais mata ativistas, em especial aqueles das lutas no campo: só em 2017 foram registradas mais de 60 execuções entre as mais de 300 registradas em todo o mundo.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now