© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: RISCO DE CONTAMINAÇÃO COM DESLIZAMENTO NO ATERRO DO LIXO EM GUARULHOS, BOLSONARO PREGA GUERRA CONTRA PARTIDOS E MOVIMENTOS LIGADOS ÀS CLASSES TRABALHADORAS E MAIS NOTÍCIAS

January 2, 2019

RISCO DE CONTAMINAÇÃO COM DESLIZAMENTO NO ATERRO DO LIXO EM GUARULHOS

Um grande deslizamento de terra e lixo no aterro sanitário de Guarulhos, ocorrido no último dia 28 (sexta), pode contaminar o solo e a água da região. Parte significativa da montanha de lixo compactado coberto de terra veio abaixo. Este aterro recebe todo lixo doméstico e industrial de Guarulhos. Fica no bairro do Cabuçu, vizinho a uma grande área de proteção ambiental do Parque Estadual da Cantareira. Com o acidente, o lixo que estava enterrado voltou a ficar exposto, liberando um forte cheiro ruim que, conforme a direção dos ventos, atinge os bairros do Cabuçu, Recreio, Parque Continental, Palmira e outros próximos.  O lixo gera gases e um líquido danoso, denominado chorume.

 

MANIFESTAÇÃO DE MORADORES E AMBIENTALISTAS COBRA EXPLICAÇÕES DA PREFEITURA

Cerca de 100 pessoas da região e de movimentos ambientalistas se manifestaram próximo ao aterro no dia 31 (segunda) cobrando providências e explicações da Prefeitura de Guarulhos, a quem pertence o aterro, e da empresa contratada sem licitação há alguns meses para gerenciar o local. Esteve presente o secretário municipal de Serviços Públicos, Edmilson Americano, mas ausente a Proactiva que administra o aterro e pertence ao mesmo grupo francês proprietário do aterro vizinho que recebe o lixo da Capital e mais sete cidades. A Prefeitura decretou situação de emergência no mesmo dia 31, para realizar despesas emergenciais sem licitação. Os veículos carregados de lixo, mais de 1300 toneladas por dia, estão sendo desviados para o aterro da Capital, o CDR Pedreira.

 

CESTESB FOI CHAMADA PARA AJUDAR EM MEDIDAS DE CONTENÇÃO DE POSSÍVEL CONTAMINAÇÃO

Em nota, a prefeitura disse que chamou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para avaliar os danos causados pelo deslocamento e montou uma força-tarefa para tomar medidas de proteção e fazer um sistema de contenção para minimizar os riscos de contaminação. As medidas mostram a gravidade da situação. Na quinta (3) uma comissão dos manifestantes terá reunião com o prefeito, secretários municipais, e representantes da Cetesb e Ministério Público.

 

EM DISCURSO DE POSSE, DORIA ATACA ALCKMIN E OS 24 ANOS DE GOVERNOS DO PSDB EM SÃO PAULO

João Doria tomou posse como governador do Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (1º). Em seu discurso, atacou os 24 anos seguidos de governos do PSDB, apesar de pertencer ao mesmo partido. Doria indiretamente criticou o ex-governador Geraldo Alckmin, seu original padrinho político para levá-lo, em 2016, ao comando da Prefeitura de São Paulo.  Disse que o estado precisa deixar de "pensar pequeno" e que a partir de agora "São Paulo vai mudar, agora tem comando".  Em crítica também a Alckmin quando falava contra mordomias, disse que o Palácio dos Bandeirantes será apenas lugar de trabalho, por isso não vai morar lá. Alckmin morou lá durante todos os seus mandatos. Dória completou o ataque ao seu antecessor e padrinho: “Não espere aquilo que foi feito aqui no Palácio. A partir de agora vai mudar”.

 

BOLSONARO PREGA GUERRA CONTRA PARTIDOS E MOVIMENTOS LIGADOS ÀS CLASSES TRABALHADORAS

Jair Bolsonaro, novo Presidente do Brasil e representante da extrema direita confessou em seu discurso de posse que veio "libertar o Brasil do socialismo". Lembra assim os discursos que precederam a ditadura militar, que proclamava ter como missão libertar o Brasil do comunismo. Nem na década de 1960, quando o PTB governava o Brasil havia risco para o sistema capitalista, nem no programa de governo de Lula e Dilma, e mais recente de Haddad constava o fim do capitalismo. O que havia, tanto em 1960, como nos governos do PT de 2003 a 2015, era uma forte aliança com as organizações dos trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais. Portanto, a tradução exata da mensagem de Bolsonaro é que sindicatos, centrais sindicais, movimentos populares como os dos Sem Terra e Sem Teto, e partidos políticos próximos deles, serão os inimigos escolhidos por este governo.

  

DISCURSO FERE OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA E DO ESTADO LAICO

Ainda em seu primeiro discurso como Presidente da República, Bolsonaro apresentou em uma única frase todo um programa conservador antidemocrático, religioso, antidiversidade de expressão e pensamento e anti-progressista: "vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar a religião, a nossa tradição judaico-cristã, combater a ideologia de gênero, conservando os nossos valores. O Brasil voltará a ser um país livre de amarras ideológicas". Há uma evidente contradição ao afirmar “livre de amarras ideológicas”. Justamente o que ele expressa é uma nova amarra ideológica, uma velha ideologia que quer impor à sociedade. Pois ideologia é um conjunto de ideias e concepções sobre o mundo, as relações sociais, as relações econômicas, os costumes.

 

BOM ANO DE 2019 A VOCÊ

O Fique Ligado está de volta neste início de 2019. Agradecemos a você que nos acompanha, e desejamos que tenha uma ano melhor do que suas próprias expectativas. Feliz 2019.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload