© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: SAÚDE PÚBLICA DE GUARULHOS SEM ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO, JUSTIÇA NÃO CONCEDEU A LULA O DIREITO DE IR AO ENTERRO DO IRMÃO E MAIS NOTÍCIAS

January 30, 2019

 

Foto: prateleira de unidade de saúde de Guarulhos, falta remédios

 

EQUIPAMENTOS DE RAIO X QUEBRADOS EM UNIDADES DE SAÚDE DE GUARULHOS

Faz três meses que a UPA Paulista está sem raio X. Também está estragado o raio X do Cemeg da Avenida Faria Lima, na Cocaia. Os usuário que precisam desse tipo de exame estão sendo encaminhados para a Policlínica Paraventi, onde o raio X ainda funciona, mas sem nenhum serviço de manutenção, o que pode comprometer esse serviço em pouco tempo. Os equipamentos que não funcionam se somam na cidade à falta crônica nestes últimos anos de médicos, de remédios, de material médico, odontológico, e de enfermagem. Além de unidades fechadas como o PA Paraíso, a fisioterapia do Nipo Brasileiro no Bom Clima, e agora o centro de oftalmologia da Vila Augusta.

 

CENTRO DE OFTALMOLOGIA DA VILA AUGUSTA DEIXA DE FUNCIONAR

A Prefeitura de Guarulhos não renovou o convênio com o Instituto Suel, responsável pelo atendimento oftalmológico na cidade. Com isso, o município está sem nenhum atendimento nessa área da saúde. Os usuários que esperavam por cirurgia ou faziam tratamento para catarata, glaucoma e outras doenças da visão estão sem perspectivas de quando esse problema será resolvido.

 

PREFEITURA QUER TRANSFERIR CTA PARA O CENTRO OFTALMOLÓGICO FECHADO

A Secretaria de Saúde de Guarulhos comunicou que vai transferir o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para o local onde funcionava o Centro de Oftalmologia, ao lado do CEMEG da Vila Augusta. O CTA é referência em testes de HIV e acompanhamento de tratamento de DST/AIDS. Com a possível transferência para esse novo local, além da falta de espaço, os pacientes perderão alguns serviços e o sigilo sobre o tratamento. A questão da privacidade é central nas campanhas de convencimento para que as pessoas façam o teste de HIV. Essa decisão da Prefeitura desconsidera esse paciente trabalho de décadas e prejudica a qualidade do combate à AIDS no município. Nesta terça (29) representantes da secretaria da Saúde disseram a representantes de usuários e funcionários que se trata de economia de gastos com aluguel. Foi marcada uma reunião para a primeira semana de fevereiro com a Dra. Ana Cristina, secretária da Saúde, na tentativa de evitar a transferência do CTA que funciona em instalações mais adequadas.

 

JUSTIÇA NÃO CONCEDEU A LULA O DIREITO DE IR AO ENTERRO DO IRMÃO

A 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba e o TRF-4 negaram o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comparecer ao funeral do irmão Genival Inácio da Silva, de 79 anos, que morreu na manhã desta terça-feira (29). A defesa de Lula pediu a liberação com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal, que fala que "os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão". A Polícia Federal, sob o comando do ex-juiz Sérgio Moro, e o Ministério Público, afirmavam que não havia tempo hábil para que a logística de transporte do ex-presidente fosse realizada a tempo do sepultamento. A Justiça brasileira segue desrespeitando os direitos que o ex-Presidente Lula tem como cidadão. A forma pacífica como ele se comportou ao ir para a prisão, e o seu comportamento indignado, mas exemplar no cárcere, não justificam a negação do pedido.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, tardiamente reformou a decisão judicial com várias restrições: o velório do irmão morto deveria ir para um quartel com acesso apenas a Lula e familiares. Mas o irmão já tinha sido enterrado.

 

CONFUSÃO CONTINUA SEGURANDO LICITAÇÃO BILIONÁRIA DO TRANSPORTE COLETIVO DA CAPITAL

Um grande exemplo de como funciona a burocracia. Desde 2015 a Prefeitura de São Paulo tenta fazer a concorrência pública para regularizar os contratos de ônibus na Capital. Primeiro foi o Tribunal de Contas do Município. Ele suspendeu a concorrência e levou quase um ano para fazer suas recomendações. Mudou o prefeito em 2017. Daí foi mais de ano até sair um novo edital. O Tribunal de Contas demorou mais seis meses para aprovar. Quando agora em janeiro a concorrência ia ocorrer, um juiz barrou o processo a pedido de uma empresa que não tem nenhum ônibus e tem como sede um salão de cabeleireiro em Itapetininga. Um vizinho do local diz que a empresa é fantasma. O judiciário precisa mais cautela e senso de realidade ao tomar decisões. Mesmo que afetassem uma só pessoa. Esta decisão afeta uma cidade de 12 milhões de habitantes.

 

EUA SUSPENDEM PAGAMENTO E COMPRA DE PETRÓLEO DA VENEZUELA E AUMENTAM A PRESSÃO SOBRE MADURO

Os Estados Unidos deram nesta segunda-feira (28) um golpe duríssimo no regime de Nicolás Maduro com um pacote de sanções à empresa petrolífera estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA). As medidas, dirigidas ao principal pilar da economia venezuelana, incluem o congelamento dos fundos da empresa nos EUA, 7 bilhões de dólares (26 bilhões de reais). Além disso, os EUA anunciaram a suspensão de importações de 11 bilhões de dólares (41 bilhões de reais). Os Estados Unidos são o principal comprador do petróleo cru da Venezuela. Esse cenário, tende a agravar ainda mais a situação econômica venezuelana e abalar as bases de apoio do governo de Maduro. A Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, a frente de Arábia Saudita, Canadá, Irã e Iraque. O Brasil está em 15º nesse ranking.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload