© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: CENTENAS DE FAMÍLIAS AMEAÇADAS DE DESPEJO NA VILA RIO, FALTA DE ÁGUA NA VILA UNIÃO, PT FAZ 39 ANOS E MAIS NOTÍCIAS

February 11, 2019

CENTENAS DE FAMÍLIAS AMEAÇADAS DE DESPEJO NA VILA RIO EM GUARULHOS

Neste domingo (10), na Vila Rio, em Guarulhos, o inventariante da família Turri, na presença de representante da Prefeitura e da Câmara Municipal, reuniu-se com cerca de 200 moradores para levar adiante a negociação de venda da área da família aos ocupantes para evitar a reintegração de posse, que já transitou em julgado. Perto do Cemitério da Vila Rio formou-se esta ocupação há cinco anos. A comunidade, de cerca de 400 famílias, chamou o local de Chatuba, nome de antigo bairro da cidade de Mesquita no Rio. A família proprietária ameaça executar a ação de despejo ainda neste ou no próximo mês. Para evitar o despejo ela quer algo em torno de 10 milhões de reais, divididos em entrada a ser paga em sete meses e prestações até a quitação final. Além da reivindicação de pagamento, os proprietários pretendem passar aos compradores as dívidas de impostos e de multas ambientais. A conta total dá em torno de 40 milhões de reais.  As famílias ocupantes têm uma comissão que as representa e a intermediação da Cooperativa Habitacional Copercid, uma entidade dos movimentos de moradia com sede em Guarulhos.

 

FALTA DE ÁGUA NA VILA UNIÃO EM GUARULHOS

Durante três dias desde a última quinta (14) moradores da Vila União em Guarulhos, último bairro da região alta do Taboão, reclamaram da falta de abastecimento de água. Só no domingo (10) um caminhão-pipa do SAAE/SABESP estava abastecendo as residências. A explicação que os moradores receberam é que o problema se devia à interferência na rede com o afundamento da rua Belarminio Antônio Garcia,  no bairro de Santa Emília, região do Taboão.

 

UPA PAULISTA EM GUARULHOS ATENDE DEMANDA DO HMU E PA PARAÍSO

A Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Paulista, região do Parque Continental, em Guarulhos, sofre com uma demanda extraordinária de atendimentos. Para lá são dirigidos pacientes do Hospital Municipal de Urgências e do PA Paraíso, este fechado há mais de um ano. O problema se agrava quando faltam médicos e porque o Raio X da UPA continua sem funcionar. Isto obriga a deslocar pacientes até a Policlínica Paraventi para fazer o exame, o que pode levar até oito horas entre a chegada na UPA e o diagnóstico. Com a grande procura da UPA aumentou o fluxo para a UBS vizinha, que está com problema da falta de remédios. A pressão sobre médicos e funcionários é intensa, e chega a ameaças pelo descontentamento com a demora no atendimento e a falta de equipamento e remédios.

 

PT COMPLETOU 39 ANOS DE HISTÓRIA NESTE DOMINGO (10) O Partido dos Trabalhadores (PT) completou 39 anos de vida neste domingo (10). Nestes 39 anos, o PT foi um partido que inovou. Foi o primeiro que surgiu da articulação entre os sindicalistas urbanos e rurais, com os movimentos populares reivindicativos de todo tipo, com setores progressistas da Igreja Católica e da intelectualidade nacional, e com organizações clandestinas de esquerda que lutaram contra a ditadura militar. Teve grande papel na luta pela redemocratização do país, na formulação da Constituição de 1988, e na luta pelo acesso e ampliação de direitos sociais para pobres, para assalariados, para mulheres, negros, jovens, LGBTs. Governou grandes e pequenas cidades, vários estados. Governou o país entre 2003 e 2016. Nesse período, houve uma mudança significativa da pirâmide social brasileira, com redução inédita da pobreza a geração de mais de 20 milhões de empregos de carteira assinada. Foi um período intensamente democrático. Continue lendo depois da propaganda...

PT VIVE HOJE A SUA MAIOR CRISE

Desde 2015 o PT vem atravessando uma longa e profunda crise que, nos últimos quatro anos, impôs ao partido uma sequência de derrotas políticas. Primeiro, a derrubada da presidente Dilma Rousseff dois anos e meio antes de terminar seu segundo mandato. Depois a grande derrota nas eleições municipais de 2016, quando o partido perdeu quase dois terços de sua representação nos municípios brasileiros. A seguir a condenação e prisão de seu líder máximo desde a fundação, o ex-presidente Lula. Agora, a derrota nas eleições nacionais de 2018, na qual a extrema-direita, com apoio militar, emerge como grande força política surfando nas poderosas ondas do antipetismo sempre semeado pela grande mídia. A derrota política do PT significou a derrota de sua pauta que prioriza as camadas mais pobres e assalariadas, a defesa de direitos civis e sociais num estado laico, a presença ativa das estatais na economia, e uma política externa independente dos Estados Unidos.

 

ÚLTIMO DIA DE BIENAL DA UNE TEM DOCUMENTO APROVADO POR 5 MIL ESTUDANTES

A 11ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) se encerrou, neste domingo (10), em Salvador. A plenária final divulgou uma carta unificada com as diretrizes para as lutas do movimento estudantil para o enfrentamento dos retrocessos promovidos pelo governo Bolsonaro, com um objetivo principal: a união do setor progressista. Aprovada pelos quase cinco mil estudantes presentes à assembleia, o texto convoca todos os jovens a ocupar as ruas em defesa da democracia e pela manutenção e avanço de políticas que promovam o acesso irrestrito à educação de qualidade. 

 

REDUZIU 12% O NÚMERO DE FREQUENTADORES DOS CINEMAS EM 2018 NO PAÍS

A Agência Nacional de Cinema (Ancine), órgão do governo federal, divulgou na semana que passou uma pesquisa nacional sobre a frequência de pessoas nos cinemas. Constatou-se que, embora tenha havido 161 milhões de pessoas que compraram ingressos no ano passado, o número foi 12% menor do que em 2017. Os filmes continuam sendo o entretenimento preferido dos brasileiros. Mas cada vez menos eles são assistidos em cinemas. Existem no Brasil, segundo a Ancine pouco mais de 3 mil e 300 salas de cinemas.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload