© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: PRIMEIRA CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE TEVE POUCA PARTICIPAÇÃO, ABERTO CONCURSO DE CARGO MUITO COBIÇADO NA PREFEITURA DE GUARULHOS E MAIS NOTÍCIAS

February 18, 2019

PRIMEIRA CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE TEVE POUCA PARTICIPAÇÃO

Neste sábado (16), no Adamastor Centro, aconteceu a conferência da Região 1 (Centro). Essa foi a primeira das quatro conferências regionais, uma para cada região em que se divide a Secretaria da Saúde de Guarulhos, e que antecedem a Conferência Municipal de Saúde. O evento que se estendeu das 9 às 14 horas, teve pouca participação de representantes de usuários e de trabalhadores da saúde do município, convertendo-se assim numa quase conferência municipal de gestores e funcionários da administração da Secretaria Municipal de Saúde. Os motivos para essa baixa participação dos chamados agentes da ponta do atendimento de saúde são a pouca divulgação e quase inexistente mobilização para uma participação mais ampla de toda a sociedade e a descrença cada vez maior nas propostas da administração municipal.

 

ABERTO CONCURSO DE CARGO MUITO COBIÇADO NA PREFEITURA DE GUARULHOS

O cargo de inspetor fiscal de rendas está no topo da remuneração na Prefeitura de Guarulhos, e agora abriu concurso para 50 vagas. Antes dele, ponteiam os cargos de procuradores, advogados da Prefeitura, que ganham mais do que o prefeito para trabalhar quatro horas nos dias úteis. As inscrições para o concurso de inspetores fiscais foram abertas nesta segunda, 18 de fevereiro, e vão até 25 de março. As instruções para o concurso, destinado a quem tem curso superior completo, estão na internet, no Diário Oficial de Guarulhos, de 12 de fevereiro. O concurso vai avaliar os conhecimentos de Língua Portuguesa; Legislação Constitucional, Cível, Penal, Administrativa, Tributária, Empresarial; e conhecimentos de informática, tecnologia da informação, auditoria, contabilidade. As provas serão no dia 5 de maio.

 

AO SALÁRIO DE INSPETOR FISCAL SE AGREGA GRATIFICAÇÃO DE PRODUTIVIDADE 

Quem olha o salário inicial da carreira do inspetor fiscal, R$ 6. 042, tem uma ideia pela metade. Isto porque ao salário se agrega a gratificação de produtividade que dobra o salário. E, por se tratar de cargo estatutário e não CLT vão se acumulando ao longo dos anos vantagens salariais que colocaram os atuais inspetores fiscais no alto da remuneração da Prefeitura. Eles são de concurso realizado há 24 anos. Eram 41, hoje são 26. Na lei inicial que criou o cargo não havia atribuições e competências bem definidas. Veio depois uma lei, em 1996, que procurou definir competências que eram concorrentes até então com uma categoria mais antiga de agentes fiscais. Os inspetores fiscais puseram a disputa de competência na Justiça e levaram a melhor, afastando seus concorrentes de fiscalizar o imposto sobre serviços (ISS). Depois investiram também para ter prerrogativas exclusivas na fiscalização do IPTU e imposto de transmissão de bens intervivos (ITBI).

 

LANÇADO LIVRO DE JORNALISTA SOBRE VITÓRIAS E DERROTAS DO PT EM GUARULHOS

Neste sábado (16), na livraria Nobel de Guarulhos, na Avenida Salgado Filho, o jornalista Wellington Alves, lançou seu livro “Guarulhos Vermelha, Acertos, Erros e Polêmicas do PT”. Nele, trata principalmente das duas gestões sucessivas, de oito anos cada, de Elói Pietá e de Sebastião Almeida na Prefeitura de Guarulhos, numa moldura com os tempos anteriores a 2001 e posteriores a 2016. Trata também das disputas internas do PT na cidade. Segundo o autor, “o livro não é focado no discurso petista nem antipetista”. Diz ainda ele: “O foco é registrar a história numa cidade pobre em literatura” e acrescenta: “Livros que falam da história do município são exceções”. Wellington é editor do jornal Metrô News e foi repórter durante vários anos dos jornais Folha Metropolitana e Guarulhos Hoje.

EM QUATRO ANOS, NEGÓCIOS NO SETOR DE SERVIÇOS CAEM 11% NO PAÍS

O setor de serviços, embora seja o que mais tem empregado pessoas na crise econômica que se arrasta desde 2014, caiu em 11% seu volume de negócios nos últimos quatro anos. Esta é uma informação do IBGE. A renda do setor no ano passado foi de 2,7% nominal, isto é abaixo da inflação do período que foi de 3,75%. Este setor abrange uma enorme faixa da economia brasileira: serviços de saúde, de educação, de eletricidade, de internet, de transportes de pessoas e de cargas, telefonia, restaurantes, bares, hotéis, comunicação de massa, administração, serviços técnicos, etc. Só os bancos tiveram enorme lucratividade no período. Foram 60 bilhões de lucro apenas dos três maiores: Itaú, Bradesco e Santander.  

 

BOLSONARO LANÇA PACOTES ESTA SEMANA PARA DESVIAR ATENÇÃO DA CRISE ÉTICA

O ex-juiz Sérgio Moro dá entrada esta semana no Congresso com o amplo projeto de mudanças nas leis penais e carcerárias. Bolsonaro anuncia na quarta (13), em rede de TV e rádio, o projeto de reforma da Previdência. Isto vai reduzir o impacto na opinião pública da queda de seu ministro braço direito, secretário geral da Presidência, coordenador da sua campanha, que distribuía dinheiro público de financiamento eleitoral para candidatas laranjas, que por sua vez repassavam para destinos ainda ignorados. E de seu ministro do Turismo que fazia a mesma coisa. Além do caso de seu filho agora senador, metido com milícias no Rio de Janeiro e com rápido enriquecimento suspeito quando deputado estadual.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload