© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: FECHAMENTO DA FORD PODE REPERCUTIR NA CUMMINS DE GUARULHOS, CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MINHA CASA MINHA VIDA COM PROBLEMAS ESTRUTURAIS NA CIDADE E MAIS NOTÍCIAS

February 28, 2019

FECHAMENTO DA FORD PODE REPERCUTIR NA CUMMINS DE GUARULHOS

O anúncio do fechamento até o final deste ano da fábrica da FORD em São Bernardo,  feito pelo presidente da empresa para a América do Sul, terá repercussões sobre 25 mil empregos, cerca de 4.500 diretos e o restante indiretos. Entre estes empregos chamados de indiretos estão trabalhadores da fábrica Cummins de Guarulhos que produzem motores para os caminhões FORD montados na fábrica de São Bernardo. A Cummins tem 800 trabalhadores em Guarulhos e pelo menos 25% de sua produção é de motores para esta montadora. Os trabalhadores da FORD estão em greve contra o fechamento da fábrica. Seus representantes terão na próxima semana uma reunião com a alta chefia da empresa em Detroit nos Estados Unidos, sede da empresa.

 

METALÚRGICAS DE GUARULHOS NO COMBATE ÀS LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos promoveu em empresas neste dia 28 a campanha de combate a um conjunto de doenças relacionadas ao trabalho, resumidas no nome LER (Lesões por Esforço Repetitivo). A data de hoje é dedicada internacionalmente a esta campanha. A maior incidência da doença se dá entre as mulheres que trabalham em linha de montagem, em digitação, ou outros trabalhos manuais. Mas ocorre muito também entre os homens que trabalham nestas mesmas condições ou cujos trabalhos exigem forte esforço físico dos braços e ombros. Estas doenças atingem até músicos e atletas. As mais conhecidas são tendinite e bursite. Alguns chamam a LER de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

 

CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MINHA CASA MINHA VIDA COM PROBLEMAS ESTRUTURAIS NA CIDADE

Moradoras e moradores de vários conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida em Guarulhos reclamam de falhas na construção. Entre eles estão o Portal Flora em Nova Bonsucesso, especialmente o Residencial Flamboyant; no Jardim Munira, o Nelson Rodrigues e Clarice Lispector; nos Pimentas o Esplanada. Os problemas reportados são rachaduras, tubulação incompatível com abastecimento das caixas d´água, infiltrações, vazamentos. São condomínios com centenas de apartamentos para a faixa de renda mensal até 1.600 reais, subsidiados em até 95% de seu valor. Outros problemas reportados são o transporte coletivo deficiente, como é o caso do Munira, a falta de equipamentos públicos que comportem a nova leva de moradores, como é o caso de Nova Bonsucesso, do Lavras, do Vermelhão e de Vila Guilhermino nos Pimentas. No Brasil quase 50% das moradias do Minha Casa Minha Vida têm problemas de construção, segundo o Ministério da Transparência. É bom lembrar que quem faz as construções são empreiteiras do setor privado e não empresas públicas.

 

PETROBRAS TEM LUCRO DE MAIS DE 25 BI EM 2018 POR CAUSA DO AUMENTO INTERNACIONAL DO PREÇO DO PETRÓLEO

A Petrobras teve lucro de R$ 25,7 bilhões em 2018. É o maior entre empresas de capital aberto da América Latina que já divulgaram seus balanços anuais, segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica. Foi o primeiro resultado positivo da Petrobras depois de quatro anos seguidos de perdas e o melhor resultado desde 2010. Esse resultado tem pouco, ou nada, a ver com a mudança de gestão ou da política de preços da empresa e está diretamente relacionado com o preço internacional do petróleo. Entre dezembro de 2010 e de agosto 2014, o preço do barril do petróleo se manteve próximo ou acima de 100 dólares. A partir daí, tem início uma curva de queda vertiginosa, chegando a metade desse valor em 2015 e a incríveis 29 dólares em janeiro de 2016. Em 2018, inicia um forte curva de aumento dos preços, que ultrapassa os 70 dólares em maio passado e analistas acreditam que o preço do barril deve se manter próximo dos 80 dólares ao longo de 2019. Esse cenário internacional do petróleo foi totalmente desconsiderado durante os ataques político-jurídico-midiáticos que a empresa sofreu entre 2014 e 2018, que atribuía a crise financeira da Petrobras a casos de corrupção e má administração.

 

ENTRE OS 5 MAIORES LUCROS DE 2018 NO BRASIL, 4 SÃO DE BANCOS

Dentre as cinco empresas que mais lucraram no Brasil em 2018, quatro são bancos. A primeira foi a Petrobras com lucro de quase 26 bilhões de reais, depois seguem, Itaú (24 bilhões), Bradesco (18 bilhões), Banco do Brasil (12 bilhões) e Santander Brasil (11 bilhões). Esse cenário mostra que a crise econômica, que produziu mais de 12 milhões de desempregados no país, está sendo uma grande oportunidade de negócios para o setor financeiro.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload