© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: EMPRESA QUE HOJE ADMINISTRA O HMCA TEM CONTRATO AMPLIADO PARA MAIS 5 ANOS, DECRETO DE BOLSONARO ACABA COM ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E MAIS NOTÍCIAS

April 15, 2019

AUMENTAM OS CASOS DE DENGUE EM GUARULHOS, MAS AINDA NÃO SE TRATA DE EPIDEMIA

Como fake news, nas redes sociais de Guarulhos tem sido veiculada uma matéria da TV Globo, de mais de três anos atrás, anunciando que a Prefeitura local declarou estado de emergência para combater a epidemia de dengue. O que não corresponde à verdade para 2019. O que ocorre neste mês de abril é efetivamente um crescimento do número de casos de dengue na cidade. Se não enfrentado adequadamente pode se transformar em epidemia no próximo ano, segundo opinião de técnicos de saúde. Nos meses de abril e maio, quando param as chuvas e ainda permanece o calor, a tendência é a proliferação dos mosquitos transmissores nas águas paradas.

 

EMPRESA QUE HOJE ADMINISTRA O HMCA TEM CONTRATO AMPLIADO PARA MAIS 5 ANOS

No Diário Oficial de Guarulhos da última sexta-feira, 12 de abril de 2019, saiu publicado que a Prefeitura firmou com a IDGT um contrato para a gestão do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) pelos próximos 5 anos, pelo valor de quase 300 milhões de reais. A IDGT é a mesma empresa que está hoje administrando o HMCA e mostrando sua incapacidade de pagamento de médicos e funcionários e de manutenção da estrutura física do hospital, que semana passada teve queda de parte do forro do teto da recepção do pronto atendimento.

 

EXPOSIÇÃO DE ARTE NAIF COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA NO ADAMASTOR

Tem início nesta segunda-feira (15), no Adamastor Centro, a exposição Da Terra, que traz ao público parte do acervo do colecionador e empresário, Roberto Vilela. Trata-se de uma bela coleção cuja maior parte das obras se inscreve dentro do conceito de arte naïf (uma classificação que designa artistas autodidatas que inventam um jeito pessoal de expressar suas emoções) e faz um apanhado de vários artistas brasileiros. Vale muito conferir no Salão de Exposições do Adamastor Centro, a partir desta segunda-feira às 19 horas e até o dia 14 julho. Entrada gratuita.

 

GOVERNO FEDERAL ENVIOU PROJETO DE LEI DE ENSINO DAS CRIANÇAS EM CASA

Mais uma das reivindicações de setores conservadores foi atendida pelo novo governo: tirar as crianças da escola para educá-las exclusivamente em casa. É o chamado ensino domiciliar. A razão é deixar a criança apenas sob influência da família, afastando-a da influência da escola. Para especialistas em educação, ainda bem que não se trata de uma medida provisória que entraria de imediato em vigor como lei. Trata-se de um projeto de lei a ser analisado e votado no Congresso Nacional. Desde 2001 parlamentares conservadores já tinham entrado com nove projetos deste tipo, todos arquivados por serem considerados contrários ao direito constitucional das crianças. A iniciativa agora apoiada pelo presidente Bolsonaro veio do Ministério da Família ocupado por uma pessoa de ideias religiosas fundamentalistas. Segundo educadores experientes a maior parte das famílias não têm condições de substituir professoras e professores em casa. Além de que a convivência da criança e adolescente com colegas e em ambiente escolar é essencial à formação integral da pessoa. 

 

DECRETO DE BOLSONARO ACABA COM ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR

O Decreto 9.759/19, do presidente Jair Bolsonaro (PSL), assinado na última quinta-feira (11), extingue os conselhos sociais e outros órgãos colegiados. Este decreto acaba com diversos órgãos responsáveis por políticas públicas importantes, como Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência, Conselho Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, Conselho Nacional de Segurança Pública, entre outros e reforça o autoritarismo e o desdém do atual governo federal com a participação popular.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload